sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Colhe-se proporcionalmente ao que se semeia - Pastor João António Marques

O semeador semeando. Fonte da imagem:https://insightscristaos.com/

«Ninguém  espere,  um dia, anular a sua colheita ou modificar os seus frutos, porque «a  seu tempo», cada um colherá o bem ou o mal que houver semeado.

Colhe-se proporcionalmente ao que se semeia

Resta-nos  acrescentar que, o que acontece no  aspecto qualitativo, colhendo-se aquilo que se semeia, dá-se também no aspecto quantitativo, isto é, «quem semeis pouco, pouco  ceifará, e quem semeia em  abundância, em abundância também  ceifará*. Há uma relação matemática de  proporcionalidade entre o que se semeia e o que se colhe. Conforme a quantidade de semente, assim será a dos frutos recolhidos; conforme a extensão da lavoura, assim será a grandeza da colheita; quanto maiores os investimentos, mais vastos os resultados;  quanto mais sacrifícios se fizerem na sementeira, maiores alegrias se terão na colheita. Há quem faça  searas pequenas e depois fique triste pela colheita insignificante. O ano correu de feição, anunciando bons resultados. O tempo chega: ceifa-se, debulha-se, mede-se o trigo e o rosto do agricultor espelha tristeza. Ele  comenta: «Tão pouco! Que pena! O ano foi tão bom que poderia ter colhido muito mais! ». Poderia, é verdade, se tivesse semeado muito mais;  mas não semeou. Semeou pouco, pouco também  pôde colher, a despeito de todas as condições favoráveis.»
(Pastor Dr. João António Marques - no livro - Olhai para os Lírios da Campo)

Nota pessoal:
Este amado pastor, com quem lidei de perto, já "descansa dos seus trabalhos e, as suas obras seguiram-no". Deixou-nos bons livros, os quais gosto muito de ler e partilhar.
 /

Sem comentários: