terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Algumas palavras (pobres) para um grande homem: O português Gonçalo Ribeiro Telles

O arquitecto português - Gonçalo Ribeiro Teles. Fonte da imagem: https://www.publico.pt
O Jorge, meu marido, logo de manhã cedo, abriu o Diário de Noticias e, sabendo o quanto eu admiro e valorizo o arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, disse:me: "Olha vem aqui um artigo sobre Gonçalo Ribeiro Telles, talvez te interesse."

Tenho o jornal aberto à minha frente e, leio:

«Homenagem depois do tempo a um homem antes do tempo!

Autor: António Sousa Cardoso  - Presidente da Causa Real

Gonçalo Ribeiro Telles é um homem do nosso tempo. Depois de uma vida inteira dedicada à causa pública, Gonçalo Ribeiro Teles foi, finalmente homenageado pelo Estado português! Não sei se pela má consciência dos desastres ambientais de tão trágicas consequências para os portugueses, se pelo frenesim com que o nosso  Presidente da Repíblica agracia portugueses mais ou menos distintos.
Acho que este tardio e justíssimo reconhecimento do Estado foi foi  felizmente precedido, de há muito tempo, por um alargado e sincero reconhecimento dos portugueses. De todos os partidos políticos, de todas as sensibilidades sócioculturais. Da nação que tantos não gostam,  por puro preconceito, de falar..

...Gonçalo Ribeiro Telles  enquanto político distinguiu-se sempre pelo que mais tem faltado hoje  às classes dirigentes - o sentido da ética, de responsabilidade e de compromisso.
A verdade é que que  Gonçalo Ribeiro Telles foi mais do que um grande dirigente político e um grande cidadão. Foi o percursor das mais importantes agroambientais aplicadas em Portugal e foi teimosamente pioneiro, no permanente  alerta ás autoridades públicas dos muitos erros cometidos por tantos governos na preservação, ordenamento, desenvolvimento e qualificação do território no sentido pleno da palavra!Gonçalo Ribeiro Telles foi o  primeiro"verde", por consciência e cidadania, antes de existirem  Verdes por oportunidade política!...

...Ao apostolo da modernidade, Gonçalo Ribeiro Telles, com quem tanto aprendi, o meu modesto, sincero e eterno obrigado!»
 (D.N. - 5/12/17)

Nota pessoal:

Fico muito feliz, cada vez que alguém se lembra deste grande senhor - Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles. Também eu o admiro muito! Mas, mesmo muito! 
Além de tudo o mais, só ao lembrar que foi ele,  nos anos  setenta, o responsável pela qualidade  em todas as áreas, do meu  querido e inigualável, bairro de Mira-Sintra -   onde  moro, desde a sua inauguração, sinto para com ele uma grade gratidão!
É minha intenção, sugerir ao Presidente da Casa de Cultura de Mira-Sintra,  que endereçe, em nome dos moradores, um convite ao arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, a fim de lhe ser prestada uma justa homenagem,  como preito de gratidão e reconhecimento, da excelência de qualidade que colocou neste bairro - social.
Fomos uns privilegiados! Podem crer!

Sem comentários: