quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O triste fim de um Peneireiro - Falco tinnunculos

Peneireiro. Falco tinunculos Fonte da imagem: https://obiologoamador.blogspot.pt.

O triste fim de um Peneireiro

Quando vou para a casa da aldeia, em Maceira - Pero Pinheiro - Sintra, passo por um troço de estrada, que tem inicio a seguir à passagem de nível do Telhal e vai desembocar no cruzamento   que vai para Vale de Lobos. Não há habitações por ali, apenas os vestígios muito antigos e abandonados , de uma antiga quinta. De um lado e doutro da estrada há campo aberto, não cultivado e, com uma vegetação rasteira.  Passo por ali, há muitos, muitos anos, e   muitas vezes, avisto lá em cima, no ar, um belo peneireiro "a peneirar", isto é, a planar, procurando no mato rasteiro, algum petisco para  matar a fome. Tenho-o visto tantas vezes, que quando por ali passo  estico o pescoço bem lá para cima, para ter o prazer de o ver. É uma ave bonita, com um porte belo e forte. Umas vezes vejo-o voando mais alto, outras voando mais baixo; sorrio e penso: quem me dera que ele  descesse  e pousasse ali à beira da estrada, para eu o poder ter a alegria  de o  ver bem de perto. Nunca aconteceu.

Pois bem, anteontem, eu e a maninha Teresinha, passámos ali mais uma vez. A certa altura, logo depois de termos entrado naquele troço, ambas vimos  algo no meio da faixa de rodagem um pouco à frente. Ela perguntou-me: "O que é aquilo que ali está"?  ao aproximar-nos mais um pouco, ambas verificámos que se tratava de um grande e belo Peneireiro, atropelado por algum automobilista.
Foi um choque para nós. Estávamos habituadas a vê-lo belo e forte lá por cima a peneirar, e agora, estava caído e morto no meio da estrada... Morreu com as asas abertas como que a tentar uma vez mais  usá-las para fugir dos seus inimigos. E que lindas eram as grandes penas que lhe foram tão úteis toda a vida!

 Ficámos ambas muito tristes.  Tão tristes que nem parámos para retirar o corpo ainda composto, do peneireiro.  Seguimos. Então eu disse à Teresinha: Pode ser que alguém pare e o retire dali.
Fomos à nossa vida.

Passadas uma horas, quando regressávamos a casa, quando nos aproximámos  do local da morte do lindo Peneireiro, eu, caladinha, desejava que ele já lá não estivesse, porque seria  muito triste o estado em que estaria. Felizmente, alguém o retirou dali do meio da faixa de rodagem. Não havia sinais dele.
Disse para a Teresinha: Que bom que alguém o retirou.

Enquanto Deus me permitir, irei continuar a passar por ali. Os meus olhos vão continuar a perscrutar os "céus",  na esperança de ver algum descendente, que o belo Peneireiro  por ali tenha deixado.

Sem comentários: