sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Enfermeiros - que belo exemplo de civismo e educação!

 Enfermeiros manifestando~se -Hospital de São João, Porto
Foto Manuel Araújo/Lusa

Enfermeiros de Portugal

Os enfermeiros portugueses estão em luta, pela dignificação e valorização, do seu inestimável trabalho. Desde o ano de 2009, quando o governo português "suspendeu" a sua carreira profissional, que vinha sendo criteriosamente cumprida há dezenas de anos - eu sou testemunha -  os enfermeiros  foram completamente esquecidos e  desvalorizados, por quem tinha a obrigação de  repor a sua carreira e zelar pelos direitos subtraídos .

No ano de 2002, eu aposentei-me,  no  topo da minha carreira - escalão 8! Foram totalmente respeitados os meus direitos e, sempre, sempre, me senti valorizada   e dignificado o meu trabalho.
Por isso, hoje, ao aperceber-me da situação de profunda injustiça e total desprezo,  a que os enfermeiros estão votados por os nossos governantes, indo ao ponto   de os injuriarem  e negar dialogar com eles, eu sinto uma imensa revolta e tristeza.

Emociono-me, ao ver a sua postura, tão bela, tão educada, tão digna!
Que pessoas lindas são os enfermeiros A sua vibrante juventude, a sua alegria,  o seu zelo pelos seres humanos que cuidam - como dizia hoje uma enfermeira - do inicio ao fim da vida, da pessoa humana.
Ajudam-nas a nascer! Ajudam-nas a morrer!  Estão sempre lá! dia e noite! 24 horas por dia.

Sinto orgulho por eles.

Ao  vê-los na sua luta, pela dignificação e respeito, vêm-me à memória esta imagen, que têm 53 anos!

Eu, no dia 08 de Dezembro de 1964, recebendo o meu diploma, das mãos do Director Geral de Saúde - Dr. Coriolano Ferreira. -  ABENÇOADO  DIA!

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana,

Penso que ninguém fica indiferente a esta luta.

Enfermeiros merecem todo o nosso respeito e admiração, pela sua dedicação ao trabalho...

Enfermeiros e médicos, anjos que velam por nós, fazem dos impossíveis,pequenos grandes possíveis...


Viviana, boa noite e bom Domingo


Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Concordo consigo, boa amiga.
Creio que ninguém ficou indiferente.

A mim, tocou-me muito.

Tenha um bom Dia do Senhor
O meu abraço
Viviana