quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O "meu?" Abacateiro

Já crescidinho, a apanhar sol por trás do vidro.
Já tenho escrito aqui neste espaço, sobre o belo  abacateiro que temos no jardim da casa da aldeia.
Foi  semeado  por mim, há vários anos, ainda a minha saudosa mãezinha estava connosco.
Ela apreciava muito frutos tropicais e daí, eu levar-lhe alguns sempre que a visitava. Depois de os saborear, ela chamava-me e dizia-me: "Viviana, minha filha, pegue este caroço e faça um buraco lá no chão, abaixo  do passeio  e enterre lá esta semente, para ver o que vai nascer. Um dia, enterrei a semente - caroço - do abacate, que passado algum tempo, nasceu, cresceu, fez-se uma árvore grande e, começou a dar abacates. Primeiro, pouquinhos, depois mais, e o ano passado crregou de tal maneira que os ramos pendiam, carregadinhos de frutos.
Como os achava "uma preciosidade", de tanto deles gostar...nunca deitei uma semente fora. Fui guardando e semeando por muitos locais onde passava.Sobretudo, à beira das estradas e caminhos.

Um dia, alguém me disse que se colocasse uma semente com a base dentro de água, suspensa por três palitos, ela iria ganhar raízes e poderia depois ser posta na terra e iria crescer. Curiosa como sou...fiz a experiência!  Ia mudando a água de vez em quando e acarinhando-a. Até que um dia, passados alguns meses, reparei que estava a crescer uma raiz, claro que fiquei toda contente! Ás tantas, verifico que está a brotar uma pequenina folha verde. Ah,  mas que contente fiquei! Como vi que não tinha condições para se desenvolver ali, arranjei um pequeno vaso, com uma boa terra e, mudei para lá a plantinha. Coloquei por trás do vidro de uma janela e fui cuidando dela com muito carinho. Crescia, e estava a ficar maiorzinha. Olhei para ela e, senti que ela me suplicava "um chão". Como não tenho mais espaço para outra árvore no jardim da casa da aldeia, lembrei-me de falar com o meu caro irmão Horácio Ferreira, tesoureiro da "minha Igreja", no sentido de ele ficar com ela e plantá-la no seu casal, onde tem boa terra e boa água. Ele aceitou. Eu fiquei toda contente e levei-lhe o vaso que está acima na foto; ele agradeceu  mas ficou um tanto  preocupado em cuidar bem dela. 
Tenho-lhe perguntado por ela - o casal fica na região de Torres Vedras - um lugar óptimo para produção de fruta - pera rocha, por exemplo!
Ele diz-me que la está a fazer por a vida e continua a crescer e a desenvolver-se bem.
Um dia destes peço-lhe que a fotografe para poder ver como está, e também para poder mostrá-la aqui aos amigos.
Creio que vão gostar de a ver!

Ah! só um pormenor: Pedi ao irmão Horácio para colocar junto dela uma tabuletazinha a dizer: "Abacateiro Viviana".
Contei este caso a uma boa amiga que me respondeu: "Ainda vamos comprar nos supermercados  "abacates Viviana!

2 comentários:

Rosa disse...

Olá viviana.

Que ideia fantástica, gostei


E também penso, que iremos ver por ai fruta da Viviana :))


Bom resto de tarde, Viviana

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Fiquei deveras contente, creia...
E pensar, que naquele bom chão e com aqueles bons cuidados, um dia será uma grande árvore carregadinha de frutos!?

Enfim...sorrio
O meu abraço, boa amiga
Viviana