sexta-feira, 19 de maio de 2017

O que acontece quando os irmãos em Cristo se amam verdadeiramente uns aos outros

Eu, a querida irmã Maria da luz, e o Pastor Jorge Leal

Um dia, o Senhor Jesus Cristo disse aos seus discípulos:

«Deixo-vos um mandamento novo: Amem-se uns aos outros.Assim como eu vos amei é preciso que se amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns aos outros,toda a gente reconhecerá que são meus discípulos.» (Ev.de S. João cap.13:14 e 15)

 Pois bem,  o que  vou contar, prova que estas palavras de Jesus fazem sentido, e são tidas em conta, por  "gente" que  usando o nome de cristão, vive fazendo questão de as cumprir. O que é muito encorajador e muito bom.

Há cerca de 20 anos, recebemos  na nossa congregação, o  irmão Monteiro Cana, acabado de chegar da Guiné. Integrou-se na Igreja, tendo sido um bom colaborador, um homem integro e um crente fiel.
Recordo-o com muita saudade  e  guardo dele uma boa memória.

Tendo mudado de residência para a zona de Oeiras, passou a congregar-se com uma comunidade cristã  naquela zona, onde, como na nossa, deu a melhor colaboração.
Nunca se casou, e não tinha em Portugal qualquer pessoa de família, pelo que, eram os irmãos da "Igreja"  a sua família. 
Vivia sozinho e  e um tanto isolado.

Há cerca de uma semana, deixou de comparecer aos cultos sem qualquer aviso.
Os irmãos ficaram preocupados, pois ele habitualmente não faltava. Foram a sua casa e não o encontraram; perguntaram aos vizinhos e ninguém sabia dele. Percorreram os arredores a ver se o encontravam, e nada. Continuavam sem qualquer informação, até que se lembraram de ir ao Hospital mais próximo, creio que o Hospital de S. Francisco Xavier. 
Aí, tiveram notícias do amado irmão Monteiro  Cana, que  tinha dado entrada no serviço de Urgência, há alguns dias, trazido por uma ambulância, por ter sido encontrado caído na rua, inanimado.
Não resistiu e veio a falecer.

A consternação, na comunidade cristã, foi geral.Creio ser compreensível que assim seja.
Aguardam, agora, que um  seu irmão  chegue da Guiné, para  ter lugar o funeral.

Tendo em conta o sucedido, interrogo-me a mim mesma, o que aconteceria se aqueles irmãos em Cristo, não tivessem tido a cristã atitude, de sair à procura do amado irmão Monteiro Cana?

Possívelmente, nunca se saberia o que  lhe aconteceu. E, para a família lá na Guiné,  e para os amigos e os irmãos em Cristo aqui,   permaneceria para sempre a incógnita sobre o que teria acontecido.

Os que o foram procurar, cheios de amor cristão, desse amor de que nos fala o versículo bíblico, acima,  terão a sua recompensa um dia quando ouvirem as seguintes palavras, da parte de Deus:

"Venham abençoados de meu Pai! Venham receber por herança o reino que  que está preparado  desde a criação do mundo. Pois eu tive fome e deram-me de comer, tive sede e deram-me de beber, era peregrino e hospedaram-me, andava nu e deram-me que vestir, estive doente e visitaram-me, estive na cadeia e foram-me visitar."

 Então os justos hão-de replicar: "Senhor, quando é que nós te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?. Quando é que te vimos como um peregrino e te hospedámos, ou nu e te demos de vestir? Quando é que nós te vimos doente  ou  na cadeia e te fomos visitar?". E o Rei lhes responderá: "Saibam que todas as vezes  que fizeram isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que fizeram."

 (Ev.de S. Mateus cap.25:34 e 35)

Que todos nós, que nos dizemos cristãos, possamos estar atentos ao ensinos de Jesus, a este respeito, e imitemos estes cristãos que, creio,  nos deram uma grande lição de amor ao próximo.

8 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Triste, mas ao mesmo tempo lindo, pois ainda há gente que se importa com o bem dos outros.
Um abraço.

Sandra Veneziani disse...

Olá,MINHa doce e linda Vivina.Vim te visitar e oferecer o selinho da amizade. Com o meu toque de carinho San

Fernanda R-Mesquita disse...

Olá linda Viviana, minha ``blogueira´´ favorita desde há alguns anos. Este relato demonstra que a tristeza pode ser carregada de beleza quando nela há o amor. Sem amor nenhum ato tem valor. Com carinho um grande abraço carregado de amor.

Rosa disse...

Olá viviana.


Uma bela atitude, um bom exemplo para todos nós.


O Senhor, que o chamou, o tenha na sua glória.



Viviana, que esteja a viver um domingo calmo e feliz.

Abraços

Viviana disse...

Querida Manuela

Que bom quando as pessoas agem assim!
O Senhor espera que os seus filhos pratiquem o AMOR.

Que o façamos com muita alegria!

Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Sandrinha querida

Que deliciosa a sua visita!

Obrigada por ela e, por todo o carinho e e amizade para comigo!

Tão bom!

Quero muito que tudo vá bem consigo e com a sua família.

Admiro-a muito, creia.

O meu fraternal abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Fernanda

Poetisa linda!

Apreciei muito as suas boas palavras para comigo.
Tão bom!
Obrigada, de coração.

Tão lindo o que escreveu sobre o "Amor"...
" ...a tristeza pode ser carregada de beleza quando nela há o amor. Sem amor nenhum ato tem valor."
Concordo consigo.

Um grande abraço para si e para o Eduardo

Viviana


Viviana disse...

Querida Rosa

Sim, é um exemplo a seguir.

"O Senhor o deu, o Senhor o tomou.Bendito seja o nome do Senhor."
Um abraço, boa amiga, e uma semana muito abençoada

Viviana