terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

COLHE QUEM SEMEIA ~Pastor Dr. João António Marques

O semeador semeando. Fonte da imagem:https://insightscristaos.com/


COLHE QUEM SEMEIA
«Primeiramente, e como está implícito nas palavras do apóstolo - COLHE QUEM SEMEIA .
Esta é uma lei baseada num princípio a que os filósofos chamam determinismo. Há aqui uma relação de causa  e efeito. A causa é a sementeira, o efeito é a colheita. A terra foi preparada por Deus para produzir, tal como  lemos em Génesis: «Ordenou Deus: produza a terra. (...)». Assim, ela está preparada para retibuir ao homem, multiplicado, o que ele lhe lança no seio. A semente lançada à terra brota;  cai  num meio preparado para isso;  tem as condições indispensáveis para a germinação da pequena semente de onde se formará a pequena planta ou árvore frondosa. Assim faz a terra, segundo a lei de Deus. É por isso que o homem pode  encontrar incessantemente nela aquilo que precisa para a sua alimentação. Ele sabe que, lançando à terra as sementes, pode colhê-las multiplicadas e, deste modo, ter tudo o que necessita para a sua manutenção.
A linguagem de Paulo tem aplicação a todos os aspectos da vida do ser humano.. Para qualquer um deles que nos viremos, aí encontraremos a verdade da afirmação: aquilo que fizermos, ser- nos -á,  sempre, retribuído. Lei a que ninguém pode fugir, verdade  indiscutível, Paulo usa-a , com toda a segurança, visando principalmente o lado espiritual da vida do homem.
Há pois necessidade de semear, se queremos colher. A expressão na sua forma negativa, é igualmente verdadeira: quem não semeia, também não colhe. Portanto, se queremos colher frutos, obter resultados,  em qualquer aspecto da vida, temos de semear. Se não semearmos, não colheremos. É certo, que ás vezes, há quem colha sem nunca ter semeado. Colhem o que é alheio, legitimamente ou não. Seja como for, foi necessário,  primeiro semear. Há absoluta necessidade de semear, sempre,  porque se não semearmos, nunca colheremos."

(Pastor Dr. João António Marques - no livro - "Olhai para os Lírios do Campo")

2 comentários:

Rosa disse...

Olá viviana

"porque se não semearmos, nunca colheremos."


É assim mesmo, temos de semear para colher depois.

E isto aplica-se tanto na terra com as sementes, como nas nossas atitudes e gestos diários.

Muito certo e interessante este texto.


Viviana, tudo de bom para vós, e tenham uma boa noite.

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Como diz o povo - "colhemos o que semeamos."

Isto, em todas as àreas da vida.

Um abraço
viviana