quarta-feira, 31 de agosto de 2016

RAIO - Mata 323 renas na Noruega

   Renas mortas - | FOTO: Havard Kjotvedt/Reuters)

Um raio matou 323 renas selvagens, incluindo 70 crias jovens, na zona de montanha do parque de Hardangervidda, na Noruega, durante uma violenta tempestade ocorrida na sexta-feira.

A macabra descoberta foi feita por um guarda florestal na zona do planalto da montanha Hardangervidda, onde vivem cerca de 10 mil renas em liberdade. As imagens transmitidas pela televisão norueguesa mostram os animais mortos, concentrados numa área muito restrita.

Segundo Kjartan Knutsen, porta-voz da Agência do Meio Ambiente da Noruega, os animais costumam agrupar-se durante chuvas fortes e na semana passada a região sofreu uma tempestade com fortes trovoadas e relâmpagos: "Os animais reúnem-se quando o tempo fica mau e estes foram atingidos por um raio. É uma coisa rara. Nunca tínhamos visto uma coisa parecida numa escala tão grande", disse.

Segundo o Guinness, o caso mais mortífero em relação a animais provocado por um relâmpago registou-se em 2005, quando um raio matou 68 vacas na Austrália.

E o relâmpago mais mortífero em relação a pessoas aconteceu em 1971, quando um raio provocou o despenhamento de um avião de uma companhia aérea peruana na Amazónia, provocando a morte a 91 pessoas.

  ( http://www.sabado.pt/)

Sem comentários: