segunda-feira, 4 de julho de 2016

Flores que sorriem e rios que cantam - De Alberto Caeiro

Uma bela cascata no Rio Mourão - Anços - Montelavar.
Fonte da imagem:  http://www.eaqui.pt/lugar/cascatas-do-rio-mourao/
  

   XXXI

«Se  ás vezes digo que as flores sorriem
E se eu disser que os rios cantam,
Não é porque eu julgue que há sorrisos nas flores
E cantos no correr dos rios...
É porque assim  faço mais sentir aos homens falsos
A existência verdadeiramente real das flores e dos rios»

(Alberto Caeiro . no livro - O Guardador de Rebanhos)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Parece-me bem este pensamento.


E pensando bem,também concordo que os rios cantem e as flores sorriem.

E se nos lembrar-mos dos amores perfeitos, dão-nos a sensação que estão a sorrir para nós.
E no silencio, se ouvirmos as águas dos rios, não é que cantam mesmo!


São saudáveis estes pensamentos...


Viviana, que esteja bem "na medida do possível"

e tenha uma boa noite.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa
Que extraordinária sensibilidade tinha o autor...

Fixei o pensamento e, durante o dia, falei nele aos filhos e aos netos.
Sou daquelas que crêem que a "sensibilidade" pode ser contagiosa...
Nunca é demais "tentar pegá-la" aos outros.

Ah! mas a sensibilidade da minha amiga rosa...chega a emocionar-me.

Sabe que sinto o mesmo?

Um grande abraço e uma boa noite de repouso
viviana