terça-feira, 14 de junho de 2016

Sobre o último abacateiro que eu semeei

Este é o primeiro abacateiro que eu plantei,  carregadinho de frutos.

A minha mãezinha foi morar no céu há 12 anos.
Quando ela estava connosco e eu a visitava na sua casinha na aldeia, procurava levar-lhe sempre algo que ela apreciasse. Gostava muito de frutos tropicais, e eu, um belo dia levei-lhe um abacate. Ela tinha por hábito não deitar fora as sementes. Geralmente dizia-me :"Viviana, minha filha, pegue este caroço e faça um buraco no chão abaixo do passeio e coloque lá esta semente." Claro, que eu obedecia à sua ordem e semeei o abacateiro, que hoje, está carregadinho de frutos, como se pode ver na foto acima.
Aprendi a saboreá-los, e hoje, "pelo-me toda" por um, bem madurinho.
Como poucas pessoas da família os apreciam, acabam sobrando muitos para mim, o que é uma festa.

Tal como a mãe, não deito fora as sementes, mas lavo-as e guardo-as para as semear, por aí...
Já nem sei bem os recantos em que os semeei, algumas vezes com os netos.

Habitualmente, saio todos os dias, a caminhar um pouco e, levo sempre comigo algumas sementes e um instrumento para abrir o buraquinho.

Há algumas semanas atrás, saí com o Jorge e, naquele dia lembrei-me de ir em sentido contrário, isto é, em vez de seguir em frente, caminhei por trás da minha casa; a ideia era ver, uma vez mais, antes de "morrerem"...umas belíssimas flores brancas, que nasceram numa encosta à entrada do bairro.

Atravessámos a rua, e, de repente, estávamos à porta da esquadra da polícia de Mira-Sintra. Circundando o edifício existe um terreno que está muito bem aproveitado, com várias árvores, arbustos e flores.
 Reparei então, num espaçozinho, entre um damasqueiro e uma  macieira, onde me pareceu que um abacateiro ali, ficaria muito bem enquadrado.
Ocorreu-me então,  pois nada estava planeado, entrar na esquadra e pedir autorização para semear "a  dita cuja" árvore, ali.
Disse para o Jorge esperar um pouco enquanto eu ia falar com o sr. guarda de serviço.  Pelo semblante dele, vi o seu espanto.
Logo que entrei, um simpático guarda perguntou-me o que desejava. Eu disse:  É só para perguntar se posso semear uma árvore  ali no vosso jardim . Ele respondeu: " Para isso tem que falar com o Sr. Comandante. Ele está ocupado, pode esperar um pouco"? Disse que sim e fiquei à espera.

Confesso que fiquei espantada  com o grande movimento de guardas que entravam e saiam da esquadra. Não  demorou muito e estava junto de mim, o Sr. Comandante, que simpaticamente, me perguntou o que eu desejava.  Perguntei-lhe então,  se ele me permitia semear um abacateiro  no seu jardim. Ele, surpreendido, pois seria natural que pensasse que eu vinha apresentar algum problema... sorriu e disse: - " Plantar um abacateiro!?
Ora, nós já temos tantas árvores  aí, que eu não sei se se arranjará espaço para mais uma...."
Disse-lhe que já tinha reparado num espaçozinho que era capaz de ser adequado.

Saiu connosco, e sempre muito sorridente e bem disposto, foi mostrar-nos e contar a história de cada das árvores e arbustos que ele...ali plantara. Ele é  o plantador e  cuidador.
Falou-nos da sua terra,  Trás - os - Montes, dos seus pais,  das suas gentes...com uma alegria contagiante.
Por fim, abriu o portão, e foi buscar uma enxada de pontas, e, tão contente...começou a abrir a cova, bem funda... no espaço que eu sugerira; e, olhando-me, disse-me: "Eu faço a cova e a senhora semeia." Não consigo definir o que senti naquele momento. Ele de um lado da cova, eu do outro, e o meu marido ali ao lado... Segurei nas mãos três belas semente de abacate, que tinha comido na véspera... e com tanta alegria,  sorrindo, deixei-as cair uma a uma na funda cova. Eu disse: Semeio três, porque se uma não nascer, nascerá a outra, ou a outra.

Logo a seguir, o Sr. Comandante da  esquadra  da  Polícia de Mira-Sintra, pegando na enxada, cobriu-as com terra, cuidadosa e carinhosamente.
Eu, disse a frase que digo sempre quando semeio alguma coisa: Boa sorte! Eu depois venho ver-vos e cumprimentar-vos.
O Sr. Comandante disse, fitando-me : "Prometo que vou cuidar muito bem dela!" 

Agradeceu a nossa visita, e convidou-nos para um dia ir-mos à esquadra almoçar com ele.
Eu fiquei muito feliz! 

Que o Deus - Criador,  me permita, não só ver o abacateiro feito árvore... mas poder saborear os seus frutos.

4 comentários:

dilita disse...

Viviana,

Li este post e fiquei encantada.

A sra. é mesmo uma pessoa especial!!!

Creia que senti uma alegria enorme, uma ternura, nem sei explicar...
Parecia estar a assistir a este acto tão lindo, e a ver os intervenientes
unidos no mesmo gosto, e de mãos dadas com a mãe Natureza criando o milagre.

Hoje era uma sementinha, amanhã será uma árvore, mesmo que seja pequena é um monumento, como eu costumo chamar-lhes.

Permita-me que manifeste também o meu apreço pela atitude do Sr. Comandante, transmontano
de alma linda, não pode deixar de ser. Que Deus o proteja na profissão que exerce.

Comecei bem o dia vindo ao seu blog.
Beijinho.
Dilita

Rosa disse...

Olá Viviana.

Como já tive a oportunidade de lhe dizer,adorei a "história" mas adorei sobretudo a atitude da Viviana.

Deve confessar que não me surpreende, a Viviana, já nos habituou a estas maravilhas.
Que o Senhor, Deus da vida e da saúde, continue a deixar que repita muitas vezes ainda "coisas" como esta.

Pois é claro, que me ri sozinha :))

Tudo de bom, Viviana.

Abraços (à Rosa)

Viviana disse...

Querida Dilita

Obrigada, boa amiga, por as suas palavras.

Trouxeram ao meu pensamento, este cântico que gosto muito de cantar:

«Somente ser o que Deus ordenar
Toda a hora do meu viver
Inteiramente submisso ao Senhor
Todo o passo que aqui eu der.
Nas mãos do oleiro ser barro só
Para que Ele me vá moldar.
Somente ser o que Deus preferir
Todo o passo do meu andar.»

É o que desejo cada manhã quando acordo.

Quanto ao Sr. Comandante...não há palavras...
Foi um presente bonito de Deus, naquela manhã.

Estou muito grata ao Senhor, por me permitir viver aquela experiência

Um grande abraço, amiga
E, um excelente dia
Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Obrigada, boa amiga, por o seu encorajamento e carinho.

Continuo a dizer aos meus netos, aos meus amigos jovens...que a vida, quando partilhada com Deus...é uma aventura maravilhosa!
Cada dia que Ele nos dá para viver, "é uma surpresa"...
Enquanto dormímos, ele preparou "o programa " para o nosso dia!
E, serenamente, Ele no-lo vai mostrando, e ajudando-nos a pôr em prática.

Obrigada, Rosa, obrigada Helder...

por o vosso carinho e amizade
Que O Pai vos conceda um lindo e abençoado dia
Abraço-vos
Viviana