quarta-feira, 18 de maio de 2016

O Tentilhão - comum - Fringilla coelebs

Tentilhão - comum - Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/


TENTILHÃO -   COMUM

O Tentilhão - comum (de tintim, vocativo onomástico) é um pássaro de pequeno porte, com cerca de 15 cm, da família dos Fringilideos (Fringilla coelebs), sedentário, de coloração bastante viva e de canto  mavioso. É também denominado batachim, chapin, chincalhão, chincho, chopim, pachacim,  parsal - de - asa -branca, pardal dos castanhreiros, patachim, pimpalhão,  pintarroxo e pimpim.


Fêmea de tentilhão
Fringilla coelebs
Existe um marcado demorfismo sexual   em relação à plumagem. O macho possui cores vivas enquanto a fêmea e juvenis têm uma cor cinzenta esverdeada e monótona. A cor da cabeça do macho muda de cinza azulado para castanho, a mesma cor do dorso, durante o inverno.
Distribui-se por toda a Europa, pela Ásia  central e pelo Norte de África. Frequenta zonas florestais, como pinhais, sobreirais e matas de folhosas. Constrói o seu ninho nas árvores.
As fêmeas das aves nas regiões mais a norte fazem uma curta migração para sul no outono, permanecendo apenas os machos. A observação deste comportamento por parte de Linnaeus nas aves do seu país, a  Suécia,  deu origem ao nome científico coelebs que significa celibatário.
Nidifica em florestas, tanto de caducifólias  como de coníferas. Faz o ninho na forquilha das árvores, camuflando o ninho com líquenes e musgos. Põe cerca de seis ovos. Se bem que os adultos comam apenas sementes, as crias são alimentadas quase exclusivamente com insectos.
Em Portugal  o tentilhão-comum é uma espécie residente, que está presente durante todo o ano, mas durante o Outono e o Inverno verifica-se um aumento dos efectivos, devido à chegada de indivíduos provenientes do Norte da Europa, que aqui vêm passar a estação fria.

  ( https://pt.wikipedia.org/)

Nota pessoal:

Na Primavera e Verão, um tentilhão, empoleira-se na chaminé da casa da aldeia  e canta bonitas melodias para nós, que por ali andamos.
Ah! mas é tão agradável vê-lo e ouvi-lo!...

Sem comentários: