terça-feira, 19 de abril de 2016

Presentes em Mira-Sintra: As flores "Goelas, ou Bocas- de - lobo" - ANTHIRRHINUM MAJUS SUBS. LINKANNUM

Fotografias pessoais 

 Fonte da imagem: http://olharescruzados.blogs.sapo.pt/tag/sintra


  "Goelas - de - lobo, ou,  Bocas - de - Lobo - com o nome científíco de : ANTHIRRHINUM MAJUS SUBS. LINKANNUM

Para minha alegria,  e, relembrando a minha infância,  já longínqua...encontrei  aqui bem perto de casa, em Mira-Sintra, estas flores, pelas quais nutro uma admiração muito especial. 
Sabendo que são apenas flores do campo, humildes, e não muito conhecidas e apreciadas, é admirável como o contemplá-las e tocá-las, me proporcionam tantas alegria.
Em crianças, eu e os meus irmãos, brincávamos com elas, colhendo cada flor da haste,  fazíamos de conta, quando abria-mos e fechávamos o pequeno orifício,  que eram goelas (gargantas) ou bocas de lobo.

Espero por elas, todos os "Abris", quando  as flores abrem e ficam ali disponíveis ao nosso olhar, durante algumas semanas, após o que cada flor se transforma em semente coladinha ao caule.
Todos os anos aparecem. Sempre e tão somente, no caso de Mira-Sintra,  no mesmo lugar.
Com uma pequena diferença: como as sementes são transportadas pelo vento, a sua área de propagação vai-se cada ano tornando um pouco mais extensa.Aqui à volta  de Mira-Sintra, não vejo que haja mais do que aquelas.

E,  olhem que eu conheço como as minhas mãos,  cada recanto, numa área grande, aqui á volta.
Há uma explicação para o caso. Elas escolhem, para nascer, solos calcários e secos. Junto ás  rochas, pedras, ou, até, nos orifícios  no cimento, junto á estrada.
Fotografei-as, e agora, estou a pensar enviar as fotos ao Presidente da Junta de Freguesia, a fim de pedir-lhe, que se possível tome medidas para as proteger de modo a permanecerem por aqui por muito tempo.

 Alguns dados sobre esta planta

 "Natural da região do mediterrâneo, tem predominância em Marrocos, Portugal, França, Turquia e Síria.
É uma planta ornamental pelo que é muitas vezes cultivada em jardins.
Em Portugal, existem duas sub-espécies, uma endémica que aparece em fendas de rochas e muros calcários e outra característica das areias litorais.
Na freguesia de Atouguia encontramos estas flores muitas vezes nascidas em muros ou paredes de pedra de construção antiga, como testemunho das vidas passadas da Nossa Terra."

  ( No blogue -  http://atouguiasempre.blogspot.pt)

Significado de Goela-de-lobo:

Termo popular para o defeito congénito lábio leporino ou fenda palatina.
O bebê nasceu com goela-de-lobo mas em pouco tempo poderá operar e o resultado ficará excelente.

  ( no blogue -  http://www.dicionarioinformal.com.br)

Sem comentários: