domingo, 20 de março de 2016

Porque hoje é Domingo ( 381)


 E iam no caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles. E eles maravilhavam-se, e seguiam-no atemorizados. E, tornando a tomar consigo os doze, começou a dizer-lhes as coisas que lhe deviam sobrevir,   Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.   E o escarnecerão, e açoitaräo, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará. (Ev de S, Marcos 10:32 a 34)


E foram a um lugar chamado Getsemani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.  E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.   E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.   E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.   E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; näo seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.   E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?  Vigiai e orai, para que näo entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.   E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas  palavras.  E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.   E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.   Levantai-vos, vamos; eis que está perto o que me trai. (Ev de S. Marcos 14: 32 a 42)

   E levaram Jesus ao sumo sacerdote, e ajuntaram-se todos os principais dos sacerdotes, e os anciãos e os escribas.( Cap. 14:53)

E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas.(vers.65)

   Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado.   E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a coorte.   E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.   E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus!   E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram.   E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim e o crucificarem. (cap.15:16 a 20)


 E era a hora terceira, e o crucificaram..   E por cima dele estava escrita a sua acusação: O REI DOS JUDEUS.   E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda.   E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.   E os que passavam blasfemavam dele, meneando as suas cabeças, e dizendo: Ah! tu que derrubas o templo, e em três dias o edificas,   Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz.   E da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: Salvou os outros, e näo pode salvar-se a si mesmo.   O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.   E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona.   E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactáni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?   E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Eis que chama por Elias.   E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá Elias tirá-lo.   E Jesus, dando um grande brado, expirou.   E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.   E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.   E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;   As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Jerusalém.  

 E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera de sábado, chegou José de Arimateia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus. E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido.   E, tendo-se certificado pelo centuriäo, deu o corpo a José;   O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro.  E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham. (Vers. .42 a 47) 

2 comentários:

Rosa disse...

Foi o Evangelho que ouvimos neste que é o Domingo de Ramos.

Se o lemos, se o ouvimos e se o meditamos... resta-nos estar atentos e não nos deixarmos "adormecer"

O Senhor adverte-nos,
"Vigiai e orai, para que näo entreis em tentação"


Neste começo da semana Santa, quero Senhor Jesus, não adormecer,para Te poder acompanhar neste caminho.
Estar contigo, no outro que sofre, que é desprezado, que não tem pão, que está doente,que está só...

Ajuda-me, Senhor, a não adormecer.


Boa semana Santa.




Viviana disse...


Querida Rosa

Foi também o texto bíblico sobre o qual o pastor Leal pregou, hoje de manhã na Casa de Oração.

Faço minhas estas suas palavras:

"Neste começo da semana Santa, quero Senhor Jesus, não adormecer,para Te poder acompanhar neste caminho.
Estar contigo, no outro que sofre, que é desprezado, que não tem pão, que está doente,que está só...

Ajuda-me, Senhor, a não adormecer."

Um grande e fraterno abraço
Viviana