terça-feira, 15 de março de 2016

Porque Deus não vê, como o homem vê...

Resultado de imagem para porque Deusnão vê como o homem vê - Imagens
Ontem à tarde  morreu o actor Nicolau Breyner.

Pois bem, desde que se soube da sua morte, até  à hora  do  fecho das emissões televisivas, não se falou de outra coisa. As três televisões fizeram o mesmo. Convidados e mais convidados  expuseram as suas ideias acerca do personagem que nos deixou.

Hoje, tirando um pouco da vitória do Benfica, o assunto continua.

Poderia ter acontecido ontem - não sei se foi o caso - espero que não, ter morrido um pai de família soterrado numa obra de construção civil, como infelizmente é tão frequente...
Demasiado frequente.

Pois bem, esse homem, pai de família, soterrado, quando muito  "teria direito" a uma pequena notícia, em roda - pé, no noticiário das 8 da noite, assim:

"Operário morre soterrado".

Reflectindo um pouco, com os amigos que têm a gentileza de por aqui passar, quero dizer-vos o seguinte:

Ambos os homens de que atrás falo, chegaram ao mundo da mesma maneira: 
Nus... e possivelmente, chorando ( o choro ao nascer corresponde ao momento da "abertura dos pulmões" quando respiram a primeira vez, pois durante a vida intra- uterina a mãe respira por o filho levando-lhe o oxigénio através do seu sangue, via placenta).
Depois, bom, depois a vida de cada um deles dependeu de muita coisa.  Enquanto um se tornou actor, o outro tornou-se operário da construção civil.
Ambos com o mesmo valor perante o Deus - Criador; o que também deveria ser verdade para os homens e mulheres deste mundo.

Quando chegou para ambos a hora da partida - todos teremos uma hora de partida -  cada um deles, da mesma forma  morreu porque ambos deixaram de respirar .
Um, porque o coração se recusou a trabalhar mais;  o outro porque a terra que o soterrou  impediu que o oxigénio chegasse aos pulmões, e logo, sem oxigénio o coração foi obrigado a parar
.
Quando os corações de ambos pararam, e o corpo ficou sem vida, as almas de  ambos, que os animavam. silenciosamente saíram. e voaram até junto do Deus - Criador, onde foram recebidas da mesma forma, igualzinha.
Portanto, chegaram ao mundo e partiram do mundo, da mesma maneira.
Depois, bom, depois, o que se segue  é do domínio e vontade do Pai. 
Creio que aí, poderão haver diferenças, porque como diz a Palavra Sagrada, cada um receberá o seu galardão (recompensa) conforme tiver vivido perante Deus e  perante a vida.
E, aquando da volta do Senhor Jesus Cristo, porque está escrito que um dia vai voltar, para julgar os vivos e os mortos, a este respeito diz a Bíblia Sagrada:
"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu  Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e deste-me de comer; tive sede e deste-me de beber; era estrangeiro, e hospedaste-me; estava nu e vestiste-me; adoeci e visitaste-me; estive na prisão e foste ver-me."

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o  fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me deste de beber; sendo estrangeiro, não me recolheste; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes."

(Ev.segundo S. Mateus 25:34 a 36; 41 a 43)

8 comentários:

esperança disse...

Maninha querida, tem, tenhamos todos, um bom dia.

Agora não tenho tempo, mas quero dizer-te, que gostei muito do teu Poste…É assim como dizes que acontece. O pior de das nossas vidas, é não tomar providencias…Para ir para o lado direito de Deus.

Está de chuva, as flores e plantinhas já agradecem…Para o teu jardim da casa da nossos pais, é bom!!!...E, para o da casa da Susana, também, e, como somos sou eu e o João Pedro que regamos, estou contente…

Manuela Pacheco disse...

Gostei muito de tudo o que escreveu!
Deviamos pensar muito bem em tudo o que o Senhor nos ensina.
Beijos.

dilita disse...

Olá amiga Viviana!

Vivemos num tempo de exageros - e por vezes dá forte, mas passa num instante.
Porque nem sempre o que mostram é realmente o que sentem, pelo menos com a intensidade que aparentam.
Eu também lamento o falecimento do Nicolau - Era um grande actor, e como tal, não deverá será esquecido.
Gostava de o ver actuar, e gostava também muito de o ouvir falar.
A primeira vez que o vi foi no Monumental com a Florbela Queiróz, em 1966.
Ele era aquele tipo de pessoa de quem se gosta, sem que ele se fizesse para isso. Era bastante natural e sem vaidade.

Porém, morrer é uma herança que todos temos como certa, e naturalmente há que aceitar sem exageros, que por vezes tocam as raias da publicidade.

Excepção quando a perda nos toca diretamente, e aí nós sofremos demais, e não é só na hora, não; é quando os que nos abraçaram a dar coragem já se esqueceram, que nós no nosso silêncio recordamos e sentimos quanto dói.

Gostei do que a Viviana escreveu, e pelo que escrevi também, é notório que partilho da sua opinião.
Beijinhos.
Dilita

Rosa disse...

Olá Viviana.

Sabe, falávamos disto mesmo ao almoço com a Tânia.

Sem querer tirar o mérito a quem o merece, mas, penso que se chega ao exagero.

Concordo,tantos e tantas que não têm o nome na ribalta, e foram igualmente merecedores...

Ainda bem que, todos temos o mesmo valor perante o Deus - Criador;


Viviana, um resto de tarde tranquila (fresquinha por aqui)

Abraços.

Viviana disse...

Obrigada, querida maninha Esperança

Que bom que chiveu!
Havia em Maceira plantinhas a "querer" águinha...
Um beijinho
Viviana

Viviana disse...

Olá! querida Manuela

Que bom que apreciou o assunto.

Quando a Manuela diz:

"Deviamos pensar muito bem em tudo o que o Senhor nos ensina."

Estou cem por cento consigo.

Um grande abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Dilita

Olá!

Que prazer encontrá-la por aqui!...

"Escrevi o texto com o coração".
Já há muito que o queria fazer.

Sinto a morte do grande actor Nicolau Breyner.

Quem tem culpa de tudo o resto...
é a comunicação social.
Exagera.

Um grande abraço, minha boa amiga
Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

É na verdade um exagero.
Refiro-me á comunicação Social...

"Ainda bem que, todos temos o mesmo valor perante o Deus - Criador;"

Que bom! não é?

Um abraço
Viviana