quinta-feira, 17 de março de 2016

Apresentando o livro - Murmúrios - de Sara Lourenço

 
 
A  Sara Lourenço
 
«Murmúrios, o segundo livro de Sara Lourenço, assume, no seu todo, a fortaleza do seu título: todos os temas escritos e escolhidos pela autora são murmúrios de vida, da vida, murmúrios ditos, alguns, ao ouvido, outros sussurrados e murmúrios de experiências de vida partilhadas agora com os seus amigos e leitores. Este livro de poesia, de temas abertos, surpreende-nos pela beleza e simplicidade no ato de escrita de uma mulher no inverno da sua vida.»
(Os editores)
Conheço a Sara Lourenço desde criança. 
Era uma das filhas mais velhas do amado e saudoso pastor  Luís Caetano Lourenço e da querida irmã Alcina Lourenço. 
 Vivíamos  ambas na cidade  de Leiria,  onde frequentávamos a Igreja Baptista local.
A certa altura, o seu pai foi pastorear a Igreja Baptista de Pombal, tendo a família se mudado para lá.
A Sara foi, entretanto frequentar o Curso de Enfermagem  de Saúde Materna, no Porto,   após o que exerceu por toda a sua vida activa - a profissão de Enfermeira - Parteira, trabalho do qual muito gostava e onde se realizou cabalmente, na sua profissão. 

Eu , em 1961, rumei a Lisboa, para entrar na Escola de Enfermagem do Hospital de Santa Maria, donde saí formada em 1964.

Estive longos anos sem ver a Sara.
Entretanto, há cerca de uns 10 anos, a  Sara deixou de ver - ficou cega-
Foi muito difícil para ela  adaptar-se à sua nova situação; mas não se deixou vencer...aprendeu braile, continuou  "A fazer coisas, muitas coisas."
Vivendo em Viseu frequentou a ACAPO - onde, com a sua alegria e entusiasmo conseguia  ajudar os seus colegas invisuais.
O ano passado foi convidada para dirigir a Instituição, tarefa que até hoje desempenha com grande eficácia e alegria.
Encontrámo-nos há cerca de um mês, depois de vários anos sem nos vermos. Foi uma alegria imensa!

Soube, entretanto, que ela tinha publicado um 2º livro de poemas - MURMÚRIOS .
Teve a gentileza de solicitar-me o endereço  para me fazer chegar o livro.
Veio pelo correio há cerca de uma semana. Estou encantada com a sua leitura.
Como é que uma mulher"no inverno da vida" - invisual - consegue transmitir-nos coisas tão belas e tão fantásticas!!!
Estou a ler o livro "devagarinho"...à noite, quando me deito. É uma delícia.Chego a comover-me.

Com alguma dificuldade, seleccionei um poema para partilhar aqui com os amigos:

A bela borboleta

Já fui lagarta
Feia e viscosa;
Nasci pequenina
Mas lá fui crescendo,
Comendo, comendo
Sem nunca parar...
As folhas verdinhas,
Da horta e pomar
Eram para mim,
Um grande manjar!
Comendo à farta
Cresci e engordei;
Até que, um dia,
Me pus a pensar
Que era preciso
Lugar  p ´ra morar!
Então decidi
Fazer uma casa
Toda fechada
Onde pudesse,
enfim descansar!
E, adormeci!...
Quando acordei,
Tinha uma asas!
Não precisava
De rastejar.
Já não sou lagarta
Tão feia e viscosa;
Sou  a borboleta
Alegre e formosa!
Passo meus dias 
Sempre a voar, 
de flor em flor, 
até encontrar
O meu grande amor!

(Sara Lourenço - Janeiro de 2010)
A Sara tem 83 anos -  quem diria!?


3 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Pelo que nos dá a conhecer, deve ser um livro de poemas interessante.

Mais ainda escrito pela pessoa que a Viviana nos dá a conhecer.

São os dons que Deus dá e que ela tão bem soube por a render.

É uma riqueza ter amigos assim...

Viviana, tenha um bom fim de tarde.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Estou encantada com o livro.

É muito belo!
Também muito útil para quem trabalha com crianças.

Um abraço, boa amiga
Viviana

dilita disse...

Olá amiga Viviana,

Que bem que faz em contar-nos estas maravilhas.

Que Sra. tão "grande" em todos os sentidos!A Sra. Dª Sara.
Ela começou logo por ser valorosa, ao ajudar a trazer vidas aos braços que as esperavam, flores de esperança para crescerem no nosso mundo.

Depois perder a visão (não merecia) foi como que uma imposição de reagir, à qual ela disse, sim! Terá sido com algum sofrimento, mas a sua fortaleza interior fê-la vencer.

Os seus versos uma beleza. (Se puder coloque mais no blog)

Para a Sra. Dª Sara vai todo o meu apreço e admiração. E para a Viviana, o meu obrigada por a trazer até mim.
E ainda um abraço com desejos de Bom Domingo.
Dilita