terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Por Portugal adentro - Castelo de Santa Maria da Feira

Castelo de Santa Maria da Feira - Fonte da imagem: http://www.portugalmapas.com/


O Castelo da Feira é um dos monumentos mais representativos de Portugal medievo, quer pela sua história quer pela sua arquitectura. Assenta num morro alto, a 195 m de altitude, dominando a parte meridional da povoação onde antes terá havido um santuário luso-romano e, posteriormente, uma fortificação visigótica que terá servido de núcleo embrionário para o edifício actual (séculos XII - XV);  em 1127 desde essa pequena fortaleza ergueu o grito de rebelião, secundando os barões  das terras  da Maia e das de Ribadouro, o senhor da terra da Feira de nome Ermígio Moniz; o que conduziu ao combate de São Mamede, em Guimarães,  decisivo na formação de Portugal. O possante castelo românico como o deixam antever as Inquirições de 1251, com o rodar dos tempos e as vicissitudes guerreiras da primeira dinastia caiu na ruína; D.Afonso V, em 1448 concedeu-o a Fernão  Pereira, senhor da Feira, com a obrigação de o reparar, e deste modo surgiu o actual edifício, em estilo gótico e feição provençal como nenhum outro se apresenta em todo o território português.

(No livro - Guia Turistico de Portugal de A a Z - do Círculo  de Leitores)

1 comentário:

dilita disse...

Querida Viviana

Magnifico este Castelo. E diferente,quanto à habitual arquitectura da maioria dos castelos portugueses. Castelos estrangeiros nunca visitei nenhum.

Mas neste já estive. Tem na frente encostada do lado esquerdo, uma muito linda capela, rica de arte, uma maravilha digna de ser observada.
Embora antiga, não tem a idade do Castelo, é doutra época - certamente por isso suprimiram-na na foto.

Obrigada amiga por me fazer recordar.
Beijinho
Dilita