quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A linguagem terna e bela do rei Salomão no livro de Cantares

Fnmte da imagem:https://www.pinterest.com/
/
Iniciei estes dias a leitura do livro de Cantares de Salomão, no  Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.
Não pude ficar indiferente à beleza e ternura da linguagem usada pelo sábio rei Salomão. 
Partilho  com os amigos o capítulo 2:

  «Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.   Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.   Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.   Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.   Sustentai-me com passas, confortai-me com maçäs, porque desfaleço de amor.   A sua mäo esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mäo direita me abrace.   Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que näo acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.   Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.   O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.   O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.   Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;   Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.   A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.   Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.   Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estäo em flor.   O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.   Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Bete»
(Livro de Cantares de Salomão cap.2 - Bíblia Sagrada)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

O livro de Salomão é uma interessante poesia.

Um pouco difícil de descodificar, mas vamos entendendo, nos vários versículos, um diálogo entre marido e mulher.

Tal como na nossa vida, existem momentos de completo entendimento, outros que não o serão a cem por cento.
No entanto, e mesmo que algumas nuvens pairem ( por breves momentos) podemos, tal como a poesia de Salomão, viver confiantes.


Viviana, bom resto de tarde, desta que é (para nós) Quarta Feira de cinzas, o inicio da Quaresma.

Abraços para vós.



Viviana disse...

Querida Rosa

Acho o livro De Cantares de Salomão, muito belo!

Pena ser tão pequeno...Só tem oito capítulos.

Um abraço
Viviana