sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Filhos que não honram os pais

"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele" - Provérbios 22:6
 Fonte da imagem:http://www.conhecimentosdopai.com 

«Na actualidade o conceito tradicional de família tem sido posto em causa de todas as maneiras possíveis. Uma realidade que se tem vindo a constatar, ao longo desta última geração, é que os pais tendem a sentir uma profunda insegurança no seu papel de educadores. O conhecido conselheiro familiar americano, James Dobson realizou um inquérito nesta área e obteve respostas tais como:

"Não sei lidar com os problemas dos meus filhos."

"Não consigo fazer com que eles se sintam seguros e amados".

"Perdi a confiança na minha capacidade de os educar".

Nunca aconteceu noutras épocas  os pais e as mães se sentirem  tão abertamente culpados pelos problemas dos filhos. Se lhes dão muita atenção, sentem que talvez tenham sido demasiado possessivos. Se lhes dão mais autonomia, sentem que talvez os tenham neglicenciado.  Se castigam pouco, sentem que houve ausências de normas. Se castigam muito, aceitam com facilidade a acusação de serem ditadores. No momento em que o filho adolescente diz que deve ter a mesma liberdade que os outros têm para ir à discoteca, por exemplo, os pais facilmente se sentem culpados se não o deixam ir.

Hoje  facilmente se considera errado agum tipo de orientação religiosa. Pai e  mãe vêm os filhos chegar aos 14 ou 15 anos e acham que já devem propor que eles optem livremente se os querem acompanhar à Igreja. Até se sentem culpados quando lhe lêem  histórias da Bíblia que envolvem o julgamento de Deus através das guerras, do Antigo Testamento, por exemplo. Ou quando lêem  as palavras de Jesus acerca do juizo final e o castigo eterno reservado para aqueles que não o aceitam. Qualquer conversa sobre o mundo futuro é considerada pedagógicamente inadequada, por tentar impor princípios religiosos através do medo.

É facil mostrar evidências que confirmam a impressão que a falta de convicção e insegurança por parte dos pais são exploradas pelos filhos. Tendem a gerar, em primeiro lugar, falta de respeito, e a seguir rebelião.
O livro de Provérbios encoraja-nos a lutar com mais firmeza e convicção, mesmo quando os filhos começam a desviar-se de algumas das nossas indicações. A sua promessa universal é:

"Ensina ao menino  o caminho  que deve seguir, e assim, mesmo quando ficar velho, não se afastará dele".
   (Provérbios 22:6)

No livro - Ética Cristã para Hoje - De Alan Pallister e Samuel Cerqueira


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - (3) - Inveja

  A Missionária Márcia Venturini - mãe  muito amada do autor deste texto.
 Em sua memória.

INVEJA

É o sentimento de desejo pelo que é de outro. Aquela satisfação que enche o coração por querer algo que não se tem. É aquela  tristeza ao ver o sucesso alheio por sentir que não conseguimos obtê-lo. A inveja mina a alma de tal maneira que tira a alegria de viver e torna a pessoa amarga e desequilibrada. A Palavra é clara sobre esse pecado.

O livro de Provérbios condena a inveja (3:31; 14:30; 24:1) que é mencionada nos dez mandamentos sob a forma de cobiça (Êxodo 20:17). Jesus ensinou os discípulos a não invejar a posição dos outros (Marcos10:42 a 45) e Paulo colocou esse pecado em suas listas funestas (Romanos1:29 e Gálatas 5:21).

Um exemplo conhecido de inveja na Bíblia é o caso do rei Acabe. Apesar de  ser rei e possuidor de riqueza em terras e bens foi dominado por profunda melancolia quando invejou a vinha de Nabote (I de Reis 21). A inveja o levou ao homicídio de Nabote, disfarçado de julgamento religioso. Também o caso de Ananias e Safira (Actos 5) tem sua raíz na inveja que eles sentiam pela aprovação que os outros crentes estavam recebendo na Igreja em Jerusalém.

O materialismo desenfreado da era moderna, com seu consumismo voraz, justifica a inveja e a estimula como ambição positiva.
 A filosofia consumista promete, inclusive, felicidade e sucesso aos mais invejosos ou melhor dizendo, ambiciosos. Há poderosos canais da mídia que se dedicam a mostrar a vida dos famosos, os artistas e atletas profissionais. desenvolvendo assim uma inveja a nível planetário, sempre na perspectiva de  "se eu tivesse aquilo..." Os canais  de propaganda vivem disso e a população endivida-se na expectativa de provar as teses do marketing que oferecem vida longa e todo o imaginário em forma de  máquinas, bebidas energéticas ou comprimidos.

A virtude cristã que se opõe à inveja é a satisfação, irmã gémea da gratidão. A capacidade de ser grato pelo que se tem desenvolve uma satisfação  abençoada, que lança fora a inveja, a cobiça e o ciume e traz  realização para a vida. Assim,  sendo gratos e satisfeitos, podemos, inclusive, nos alegrar com os sucessos  alheios e apreciar, sem malícia,  tudo o que há de bom na vida, na certeza de que o nosso Deus é Jeová- Jiré, o Deus que providencia para as nossas reais necessidades.

 (Joede Venturini -  Pastor Baptista, médico e escritor.)

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Galgos - Um poema de Pedro Homem de Mello. Em memória do meu cão "leão"

Galgo
Era assim que o nosso "leão" sorria para nós, crianças.
Deixava-se montar pela Teresinha - menina pequena.
Quanta saudade!
Vi-o nascer...
Estávamos só nós as duas: - eu e  a mãe dele,  a "dóninha"
(Fonte da imagem:  http://fofuxo.com.br )                                   

terça-feira, 27 de outubro de 2015

O atleta português Luis Gonçalves ganhou Ouro para Portugal nos 400 m T11



O atleta Luis Gonçalves conquistou esta segunda-feira a medalha de ouro nos 400 metros T11 dos Mundiais de atletismo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem em Doha, no Qatar. Luís Gonçalves, que assim repete a medalha de ouro conquistada nos mundiais de 2011, disputados em Christ Church, na Nova Zelândia, venceu a prova com o tempo de 49,67 segundos, o que corresponde à melhor marca da época. O atleta luso, que falhou os Jogos de 2012, em Londres, por se encontrar suspenso por dias anos devido a doping, conta ainda com uma medalha de prata nos Jogos de Pequim2008 e outra de prata nos europeus de 2014.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/luis_goncalves_conquista_ouro_nos_mundiais_do_comite_paralimpico.ht
 O atleta Luís Gonçalves conquistou hoje a medalha de ouro nos 400 metros T11 dos Mundiais de atletismo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem em Doha, no Qatar.
Luís Gonçalves, que assim repete a medalha de ouro conquistada nos mundiais de 2011, disputados em Christ Church, na Nova Zelândia, venceu a prova com o tempo de 49,67 segundos, o que corresponde à melhor marca da época.
O atleta luso, que falhou os Jogos de 2012, em Londres, por se encontrar suspenso por dois anos devido a doping, conta ainda com uma medalha de prata nos Jogos de Pequim 2008 e outra de prata nos europeus de 2014.
Portugal está representado nos Mundiais de atletismo IPC, que terminam a 31 de outubro, por 23 atletas.

   (Observador)
Nota:

É motivo para nós, portugueeses, nos alegrarmos e  orgulhar-mo-nos
 deste feito notável.

Quanto esforço, quanto empenho, quanta luta, quanta força de vontade, estiveram na base deste  prémio?
Muitos Parabéns, Luís!
Muito obrigada por nos dar essa alegria imensa!

Vá em frente, amigo! Persiga os seus sonhos e viva!
O meu fraterno abraç
O atleta Luis Gonçalves conquistou esta segunda-feira a medalha de ouro nos 400 metros T11 dos Mundiais de atletismo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem em Doha, no Qatar. Luís Gonçalves, que assim repete a medalha de ouro conquistada nos mundiais de 2011, disputados em Christ Church, na Nova Zelândia, venceu a prova com o tempo de 49,67 segundos, o que corresponde à melhor marca da época. O atleta luso, que falhou os Jogos de 2012, em Londres, por se encontrar suspenso por dias anos devido a doping, conta ainda com uma medalha de prata nos Jogos de Pequim2008 e outra de prata nos europeus de 2014.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/luis_goncalves_conquista_ouro_nos_mundiais_do_comite_paralimpico.html

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Um interessante e belo texto do livro - Leomil- da autoria de António de Séves.

Partilho aqui com os amigos um pequeno trecho de um interessante e antigo livro - Leomil - da autoria de António de Séves, que me foi oferecido  pelo meu querido amigo e irmão - Pastor Adolfo Pinto,  da Igreja Evangélica Baptista de Leomil, há já  alguns anos.
Aprecie-se a linguagem e a beleza:

"Logo ao nascer do sol, como um bando embiocado de bruxas de pezadêlo, os nevoeiros da noite levantavam ou recolhiam ao Doiro. A ventania passara. Os braços das arvores, cansadas de ramalhar, brilhavam quasi sem folhas, à restea loira do sol. Por toda a vila poisara o sillencio socegado que vem depois das tormentas. E os  verdes dos lameiros brilhavam mais, na moldura das terras castanhas, revolvidas pelas chuvas, cheirando a leivas viradas."
Considero-me uma privilegiada por  possuir este livro.
Obrigada, querido pastor Adolfo Pinto.

domingo, 25 de outubro de 2015

Porque hoje é Domingo (361)


«Tu, porém,  permanece naquilo que aprendeste, e de  foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
E, que,  desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura, divinamente inspirada,  é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.»

Palavras do Apóstolo S. Paulo ao jovem  Pastor  Timóteo.
II Ep. de S. Paulo a Timóteo  cap.3:14 a 17).

sábado, 24 de outubro de 2015

Rosa Angela - Uma linda flor

Roseira 'Angéla'
 Rosa Angela - Fonte da imagem:http://www.planfor.pt/ 

A roseira 'Angela' é uma roseira paisagista muito vigorosa e florífera. As flores são semidobradas, de cor rosa escuro, ficando mais claras com o sol. Podem ser plantadas em grupo, em sebe ou em maciço.

Criador: Kordes - 1984
Diâmetro da flor: 4 cm
Floração: Contínua
Perfume: Sem perfume
Dimensão adulta: Pode atingir 1,2 m de altura
Folhagem caduca

(http://www.planfor.pt/)

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

E o sonho do Pedro realizou-se!

 Fonte da imagem: http://pt.competitor.com/portugal/

O meu filho Pedro, o mais velho dos quatro, quase desde menino que se apaixonou pelo atletismo.
Correr e caminhar são duas coisas que ele faz com imensa alegria. Desde há longos anos que participa de meias - maratonas; creio que nem ele sabe ao certo em quantas participou.  Vale-lhe "um livro branco" - diário - que a querida  Mimi, sua madrinha, falecida há alguns meses, lhe ofertou no dia do seu casamento, fez este mês 20 anos.
Fez desse livro o seu diário de registos das caminhadas e meias- maratonas que até hoje participou.
 Faltava-lhe correr uma maratona - 42 kms. Era um desafio que tinha colocado no seu horizonte e que há cerca de 4 anos tentara chegar lá. Aconteceu que fez treinos "muito puxados", muito exigentes, e os seus joelhos "deram de si", tendo de parar a preparação e fazer uma Artroscopia (cirurgia). Ficou desolado ...triste, muito triste. Porém, não desistiu; logo que recuperou da cirurgia iniciou com muita prudência, os treinos; devagar, muito devagar. Para compensar, até certo ponto, virou-se para a natação e a caminhada,
mas sempre com a maratona no horizonte.  Treinou  durante 52 meses, e a certa altura sentiu que podia tentar. Assim, no passado Domingo, dia 18, viajou com a família até Mira-Sintra e com um brilhozinho nos olhos e o coração apertadinho,  levado pelo irmão Zé,  lá se dirigiu a Cascais e, aí vai ele! Correu sem parar, 4 horas e 15 minutos! De Cascais à Gare do Oriente  - 42 kms. Aguentou-se...mas foi muito difícil.

 A caminho dos 49 anos...com problemas a nível dos joelhos...considero um feito notável.
Ah! como ele estava feliz! Tão Feliz!
Disse-me: "Agora já posso encerrar o livro branco".
 
Continuará a caminhar, como tanto gosta, continuará a participar em provas até uns 10 quilómetros.
As meias-maratonas e  as maratonas ficam por aqui. 
Como mãe deste atleta, deste  "rapaz  belo", e persistente, sinto muita alegria, muita satisfação.
Não me canso de levantar as mãos para o meu Deus, e Deus do Pedro também, para lhe agradecer  a realização deste sonho que acalentava há muito. 
Muito obrigada SENHOR!
Ao filho Pedro: Muitos Parabéns!  "menino lindo da mãe"

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - (2) IRA

Pastor Joede Venturini


IRA

Falamos aqui essencialmente do descontrole  do temperamento que levanta reacções desproporcionadas para eventos corriqueiros. É a  raiva incontida, o ódio injustificado, a fúria desprovida  de razão, a incapacidade de manter-se  sob controle nas questões diárias.

Os livros de sabedoria do antigo Testamento falam da tolice da ira descontrolada (Provérbios 14:17),
Eclesiastes 7:9,.
Jesus comparou a ira ao homicídio, colocando ambos na mesma  dimensão aos olhos de Deus (Mateus 5:21 a 26). Paulo colocou a ira na lista das obras da carne em Gálatas 5:20...

...A visão mundana da ira varia entre temperamento esquentado e força de vontade. Há quem se preocupe em controlar a ira, mas a visão geral é de que se trata de algo natural, sendo na maior parte das vezes, até positiva. É comum encontrar quem se orgulhe da sua ira e  a defenda, pois segundo muitos, "há coisas que só funcionsam mesmoé no tranco!"  O manso éconsiderado tolo, passivo e com sangue de barata.

Na visão cristâ, o autocontrole é fruto do Espírito Santo. O cristão não é um fraco, mas aprende a canalizar e contolar  a força. A ira leva a pessoa a falar o que não deve e a fazer o que não pode. Ela leva as pessoas a reagirem de modo contrário à sua verdadeira natureza. Tira a razão mesmo daquele que age  em justiça. A vingança, vista como obrigatória pelo mundo, é (segundo a Bíblia) de Deus, porque só Ele julga correctamente.
Devemos também lembrar que a maior parte das nossas manifestaçõesde ira são fruto de impaciência e egoísmo. Muito raramente a ira é justa, como a de Jesus. A ira justa é dirigida contra a injustiça e o mal. A nossa ira é dirigida contra pessoas que entendemos que violaram nossos direitos e nos prejdicaram de alguma maneira.
Exemplo que fala por si mesmo é a ira  que demonstramos no trânsito quando julgamos que alguém nos ultrapassou indevidamente ou ainda mais tolamente, a ira que despejamos sobre um juíz de futebol que entendemos que prejudicou o nosso time. Antes de nos irar-mos, a primeira pergunta deveria ser: Por  quê?  Porque estou irado? É egoísmo? É por impaciência? Há justificação além dos meus interesses pessoais? De acordo con o nosso Mestre, serão os mansos que herdarão a terra!

 (Pastor Joed Venturini - no Semeador Baptista - Julho -  Agosto de 2015)

O Pastor Joed Venturini  é Pastor da III Terceira Igreja E. Baptista de Lisboa,  médico e escritor.

Nota:

Tomei a iniciativa de consultar  o meu Dicionário da Língua Portuguesa - de Fernando J. da Silva,  e ver na página 932 o significado de ira:

Cólera,; zanga; indignação; raiva; desejo de vingança.


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sapadores de Lisboa são campeões do mundo

aa-bombeiros
Fonte da imagem: https://www.blogger.com

Sapadores de Lisboa são campeões do mundo

O regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa sagrou-se, no Domingo, campeão  do mundo de desencarceramento. A jogar em casa, a corporação conquistou outros seis prémios no Campeonato do Mundo de Trauma e Salvamento, incluindo o de melhor médico.
Os Bombeiros voluntários da Parede conquistaram o bronze na vertente de trauma. A iniciativa, organizada pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento em parceria com a Câmara  de Lisboa, decorreu na Pala  do Pavilhão de Portugal.

  (Diário de Notícias  - 20/10/2015)

Nota :

Deu-me muita alegria, e  tocou-me,  a conquista deste significativo e importante Prémio.
Ah! mas quanto eu admiro e valorizo os Bombeiros!
Quer sejam Sapadores (profissionais) ou Voluntários.
Tenho por eles um carinho muito, muito especial
Sinto para com eles uma enorme e profunda gratidão.São de uma abnegação e entrega total!
Quantos têm dado a própria vida...muitos deles jovens, na flor da idade.
Com um nó na garganta, recordo o tão próximo ainda, 2013.Foram oito, num verão a morrer nas chamas.

Por tudo isso apraz-me dizer-lhes:

Parabéns! Muitos Parabéns, "gente bonita" e extraordinária!
Muito e muito Obrigada.


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Porque ontem foi Domingo (360)




«Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar,  e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, 
Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre! Ámen.»

                                          (Ep. do Apóstolo S. Judas Cap. 1:24 e 25)

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Três gatinhos lindos precisam de encontrar um novo dono

  
 Estes gatinhos foram salvos . Todos encontraram dono.

Três gatinhos,  que foram protegidos e adoptados pelo sr. Marcelo, um homem bom, natural da Arménia, imigrante em Portugal, mais propriamente em Maceira - Pero - Pinheiro - a minha aldeia - precisam de encontrar um novo dono, pois o sr. Marcelo está desempregado há cerca de dois anos, e não conseguindo encontrar trabalho em Portugal, está a eminência de viajar para um outro país da Europa, à procura de trabalho. 
 O sr. Marcelo, na aldeia, salvou da morte muitos gatinhos, tendo encontrado donos para quase todos eles. Neste momento, está muito aflito porque não encontra ninguém que aceite ficar com os três gatinhos.
Eu e a minha irmã Teresa, que gostamos muito de gatos e "somos alimentadoras" de muitos gatos abandonados, e já temos nas nossas casas, entre as duas sete gatos...não temos condições para receber mais nenhum.
Assim, daqui lanço um apelo aos amigos que por aqui passarem, no sentido de nos ajudarem a encontrar  novos donos para os gatinhos. Por favor, passem a palavra aos vossos conhecidos, amigos e familiares, para ver se conseguimos ajudar o "bom" senhor Marcelo. Gostaria muito de o tranquilizar e alegrar, dando-lhe a certeza que os animaizinhos continuarão a ser estimados e bem cuidados.
Se me puderem ajudar...muito grata ficarei.
Obrigada

Nota:

Não são os gatinhos da foto, estes são "tios" dos pequenos, mas são muito parecidos;  o cinzento é igualzinho a uma gatinha que procura novo dono.
                 

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Para pensar - com Cora Coralina

 Fonte da imagem.http://fugas.publico.pt/

Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
 Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar,
ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."
Cora Coralina

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Bico-de-grou-sanguíneo (Geranium Sanguíneum)


 Que bela flor!

Do blogue do meu amigo Francisco Clamote - http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.pt/, trouxe estas flores lindas que poderão fazer-nos sorrir e, trazer um pouco mais de brilho aos nossos olhos.

Alguns dados sobre ela bonita flor:

Gerânio-sanguíneo, ou Bico-de-grou-sanguíneo (Geranium sanguineum L.)

Erva rizomatosa, vivaz (tipo biológico: hemicriptófito) com caules mais ou menos erectos, pilosos que podem atingir até 60 cm.
Família: Geraniaceae;

Distribuição: como espécie autóctone distribui-se por quase toda a Europa (ausente apenas no extremo Norte) e por grande parte da Ásia. Presente também na América do Norte, como espécie introduzida.

Em Portugal,conquanto não seja, aparentemente, uma espécie muito comum, encontra-se em boa parte do território do Continente (desde o Baixo Alentejo até Trás-os-Montes, região onde me parece ser comparativamente menos rara do que noutras regiões do país onde há registo da sua ocorrência).

Ecologia/habitat: prados anuais; orlas e clareiras de bosques e matagais; bermas de estradas e caminhos, a altitudes  superiores a 450m, mas inferiores a 1750m.

Floração: de Abril a Agosto.
[Local e data: Vinhais (Trás-os-Montes); 26 -Junho - 2015]
(Fontes consultadas: Flora.onFlora Iberica; Jardim Botânico UTAD

(- http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.pt/)

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - Orgulho (1)

Resultado de imagem para Deus vê os corações - imagens
 Fonte da imagem:www.belasmensagens.com.br
 ORGULHO (1)

«Trata-se da vaidade, soberba, pensar mais de si mesmo do que convém. O livro de Provérbios condena o orgulho insistentemente  (Prov.6:17; 8:13; 16:16.) Jesus censurou os fariseus  exactamente pela sua soberba (Mateus23:6), ensinou que devíamos fugir dela (Lucas14:8 a 10) e deixou claro que a oração orgulhosa não chega aos céus (Lucas18:9 a 14). Paulo coloca o orgulho na lista das perversões do homem mundano (Romanos1:30).
Um exemplo clássico de  vaidade é Nabucodonozor, que foi derrubado por Deus exactamente no momento em que declarava o seu ourulho (Daniel4:30).

Contrariando a visão bíblica, o orgulho é hoje incentivado no mundo sob a forma  de auto-estima.
O homem moderno deve se impor, mostrar que é o melhor (mesmo que não seja),  esconder suas fraquezas ( mesmo que muitas) e aparecer o mais forte e seguro. Essa é a liderança que o século presente aprecia. E, infelizmente, a Igreja vem aceitando esse modelo. Vemos líderes em nossas igrejas (e muitos crentes também)  que se comportam com extrema soberba e que são, muitas vezes,elogiados e valorizados por isso! O que diria o Senhor Jesus neste contexto? O ORGULHO É PECADO E PRECEDE A QUEDA!

O cristão é instado  a ter a visão correta de si mesmo. Somos criados por Deus, salvos pela graça e amados pelo Senhor. Como filhos do Pai, somos herdeiros do céu, abençoados  com a presença do Espírito Santo e dotados espiritualmente. Mas somos ainda pecadores, tudo o que temos é benção de Deus e sem Ele nada podemos fazer. A Bíblia deixa claro que Deus honra e exalta o humilde e a verdade é que  quanto mais perto do Senhor estivermos, mais consciência teremos da sua grandeza e da nossa pequenez.»

(Pastor Joed Venturini - no Semeador Baptista - Julho -  Agosto de 2015)

Nota:

O Pastor Joed Venturini  é Pastor da III Terceira Igreja E. Baptista de Lisboa,  médico e escritor.
É filho da missionária Márcia Venturini  - já com o Senhor - minha grande e saudosa amiga e uma das servas de Deus, mais fiéis que já conheci. Quanta saudade!

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Oitavo aniversário de"Os Lírios do campo"

ESTE BLOGUE COMPLETOU 8 ANOS DE EXISTÊNCIA NO PASSADO DIA 7 DE OUTUBRO.

Sete de Outubro de 2007 - Sete de Outubro de 2015
 Ao comemorar este aniversário, antes de mais, vai para o nosso Deus a nossa gratidão. 
Só Ele sabe porque andamos por aqui. Uma coisa é certa: desde há muitos anos que lhe entregámos a direcção e o comando da nossa vida, bem assim como o nosso agir e  o nosso decidir; daí, estarmos certos que Ele está no controle absoluto da nossa vida e da nossas decisões.
Por isso, contamos "andar por aqui" até Ele nos mostrar que o devemos fazer. Quando nos der o sinal de  partida, partiremos alegremente e tranquilamente.
Agradeço, reconhecida, a tantos e tantos amigos que durante estes oito anos por aqui vão passando, ou passaram. Pessoas lindas, admiráveis, um tesouro.Não posso deixar de me emocionar  ao pensar em vós.Obrigada! Muito Obrigada!
Quero muito que Deus vos abençoe.
 Trouxe-vos flores:
 

domingo, 11 de outubro de 2015

Porque hoje é Domingo (359)


Devemos fazer orações por todos os homens

Peço, em primeiro lugar, que todos façam a Deus orações, pedidos, súplicas e acções de graças por todos. Orem pelos que governam e exercem autoridade, para podermos viver em paz e sossego, louvando a Deus com dignidade e com todo o respeito. Assim é que deve ser e esta é a vontade de Deus, nosso Salvador. Ele quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.
É que há um só Deus e mediador entre Deus e os homens :  Jesus Cristo, que é homem e deu a vida por todos.
   (Ep de S.Paulo a Timóteo cap2:1 a 4)

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Parábola - um poema de Miguel Torga

 
Repuxo - Fonte da imagem:
www.gartenteich-ratgeber.com
PARÁBOLA
 
No silêncio do parque abandonado
O repuxo prossegue a sua luta;
É um desejar alado
A sair água duma  gruta. 
 
Ergue-se a pino no céu como uma lança;
Ergue-se a pino, e sobe na ilusão;
Até que a flor do  ímpeto se cansa
E cai morta no chão.
 
Mas a raiz do  Sonho não desiste;
Subir, subir ao céu, alto e fechado!
E o repuxo persiste
Na solidão do parque abandonado.

(Miguel Torga)
Gerês, 30 de Agosto de 1942

No livro - Poesia Completa I
Circulo dos Leitores

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Por Portugal adentro (4) Fachada do Mosteiro de Rates

Fachada do Mosteiro de Rates. Fonte da imagem: www.infopedia.pt
Rates era um  mosteiro que seguia os costumes monásticos peninsulares e que foi oferecido pelo conde D. Henrique, no ano  1100, ao mosteiro francês de  La-Charit - suir - Loire, pertencente à congregação de Cluny.
      (No livro Memória de Portugal - Circulo de Leitores)

A Igreja  de São Pedro de Rates, também referida como Igreja Românica de Rates, localiza-se em São Pedro de Rates, concelho de  da Póvoa do Varzim, distrito do Porto, em Portugal. Constitui um dos mais importantes monumentos românicos medievais no então emergente reino de Portugal, dada a relevância das formas arquitectónicas e escultóricas.
Situado junto à bacia do rio Ave, é um dos mais importantes mosteiros  beneditinos clucinenses e está ligado à lenda de São Pedro de Rates, mítico primeiro bispo de Braga, "Primaz das Espanhas" (reinos da Península Ibérica),  hipótese que remonta  essencialmente ao século XVII.
   (Wikipédia)

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Contrição - Um poema de Bastos Tigre


Não sei a quanto mal dei eu motivo,
Danos que fiz e prantos que causei;
Mas se homem sou e, se entre os homens vivo,
Vivo do erro sujeito à humana lei.

Soberbo fui, querendo ser altivo?
Quis ser justo e o inocente castiguei?
Fui, servindo à maldade, ao bem, nocivo?
- Vivo e vivi. É tudo quanto sei.

Quem há que os rumos do destino mude?
Dependesse de mim, fora eu feliz
Na divina volúpia da virtude.

Não me castigarás, sereno juiz,
Pelo bem que não fiz porque não pude,
Nem pelo mal que sem querer eu fiz.

Autor: Bastos Tigre (1882 - 1957)
( http://www.nicoladavid.com/)

 Alguns dados sobre Bastos Tigre:

«Manuel Bastos Tigre (Recife, 12 de março de 1882 — Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1957) foi um bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista e destacado publicitário brasileiro.

Estudou no Colégio Diocesano de Olinda, onde compôs os primeiros versos e criou o jornalzinho humorístico O Vigia. Diplomou-se pela Escola Politécnica, em 1906. Trabalhou como engenheiro da General Electric e depois foi ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas, no Ceará.

Foi homem de múltiplos talentos, pois foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. E em todas as áreas obteve sucesso, especialmente como publicitário. "É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa: "Se é Bayer é bom". Foi ele ainda quem fez a letra para Ary Barroso musicar e Orlando Silva cantar, em 1934, o "Chopp em Garrafa", inspirado no produto que a Brahma passou a engarrafar naquele ano, e veio a constituir-se no primeiro jingle publicitário, entre nós." (As vidas..., p. 16).

Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos.

Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil.

No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário, que foi instituído em sua
homenagem.  
Fonte: (wikepedia)

terça-feira, 6 de outubro de 2015

E já estamos no mês de Outubro

                                   Bagas de sabugueiro. Fonte da imagem: pt.depositphotos.com

OUTUBRO

É o oitavo mês  do antigo calendário romano. Os eslavos chamam-lhe "Mês amarelo" devido à cor que as folhas adquirem; os anglo-saxões conheciam-no por "fylleth"  de inverno, porque  consideravam que nesta lua-cheia (fylleth" começava a estação mais fria.

  Adágio

"Quem planta no Outono
leva um ano de abono." 

                                                             Um poema de Grahame

"Enquanto as campaínhas  (flores) permanecem na erva
que cobre o redil e os bosques,
surge nova revoada de flores,
de cores suaves e sem perfume,
há frutos, e não flores, que tecem
a grinalda silvestre que cinge
a fronte do Outono: as rubras bagas
cobrem agora os espinhos quase sem folhas,
a sarça verga-se sobe a sus carga de azeviche,
a aveleira deixa pender os seus ramos ruivos,
que penetram no ribeiro que passa por ali,
ameaçando inundar as margens cheias de folhas.
Muitas vezes contemplo, como se eu fosse uma estátua,
esse ribeiro, seguindo com os olhos sonhadores,
a espuma da àgua, ramos enganchados de sorveira,
ou palha das ceifas, que a torrente
arrasta vertiginosamente." 

(No meu livro - A Alegria de Viver com a Natureza)

Lindas bagas de Outono.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

APRENDENDO COM O MESTRE


«É confortador o facto de o Senhor Jesus, nosso Salvador, aquele que se ofereceu como expiação pelos nossos pecados, ser, igualmente, o nosso amado Mestre.
A verdade é que todos aqueles cujas vidas foram redimidas pelo sangue do Cordeiro, e cuja transformação moral e espiritual tem sido, eficazmente, realizada pelo espírito santo, encontram em Cristo, isto é, por meio da sua Palavra, orientações sólidas e confiáveis para os desafios diários.
Sem reservas, o Senhor Jesus apresentou-se perante os seus discípulos como o “bom” pastor, assim como o “único” caminho que leva a Deus.
Aqui, no texto da nossa reflexão, assume-se como aquele que garante o verdadeiro alívio, que proporciona descanso a todos os que, em consciência e com humildade, reconhecem que carregam sobre si um fardo insuportável.
O desafio (ou convite) feito pelo Senhor Jesus apoia-se no seu caráter e nas suas qualidades pessoais.
Ele identifica-se como “manso” e “humilde” de coração, o que significa ser possuidor de uma tranquilidade interior, que não se deixa perturbar, qualquer que seja a situação. Por outras palavras, ele reconhecia-se (com toda a razão) como alguém possuidor de um “brando génio”, simples e pacífico.
Uma pessoa humilde é aquela que tem “os pés bem assentes na terra”; alguém que não necessita criar uma dupla personalidade fingindo ser o que não é.
O que se destaca neste discurso, empolgante e desafiador, é a afirmação de que todos aqueles que estiverem dispostos a aliviar o fardo da sua vida, devem “matricular-se na escola” do incomparável Mestre.
Aprender, neste contexto, quer dizer “assumir o compromisso de fazer-se discípulo” ou “tornar-se discípulo” de alguém, o que implica, necessariamente, aceitar a orientação do instrutor, do Mestre.
Não admira, pois, que na fé cristã todos os crentes sejam considerados “discípulos” do único Mestre qualificado para os ensinar, alguém  totalmente confiável, que é o Senhor Jesus.
O desafio, portanto, é imitar o Mestre na sua atitude mansa de liderança, e na proximidade com que abordava os seus alunos, com um elevado grau de humildade.
Todos os crentes (cristãos) estão obrigados, ou melhor, condicionados, a seguir o exemplo do seu Senhor e Mestre, cuja vida foi vivida em prol e ao serviço dos outros, partindo da premissa de que o amor aos outros é a inegável evidência do amor a Deus.
A lição para todos nós é que, em todas as áreas da nossas vida, devemos agir como aquele que é o nosso exemplo maior, fazendo tudo sem arrogância, sem nenhuma inclinação para a violência, seja ela psicológica, emocional, verbal ou física.
Que a nossa confiança nos ensinos do bom Mestre, registados nas Sagradas Escrituras, aumente cada vez mais, treinando o nosso caráter, de modo a tornar-se mais parecido com o daquele que tudo faz com mansidão e com humildade. 
Soli Deo Gloria! »
 
  (Pastor Samuel Quimputo)
Igreja Ev. Baptista de Sete - Rios - Lisboa

domingo, 4 de outubro de 2015

Porque hoje é Domingo (358)

 
Jesus é o pão da vida para os que crêem

E uma grande multidão seguia a Jesus, porque via os sinais que operava sobre os enfermos...

...E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes.
E quando  estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca...

... Disse-lhes Jesus: Trabalhai,  não pela comida que perece , mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque, a este, Deus o Pai o selou...
 
...Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo...

...E Jesus lhes disse: Eu sou  pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim não terá sede.
...Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
 
   ( Versículos vários do cap, 6 do evangelho de S. João)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Chinelos dos pastores da Serra da Estrela dão volta ao mundo

Chinelos artesanais . Fonte da imagem: rr.sapo.pt 
Jovem empresária de Seia recupera tradição e faz calçado de burel ou com com os retalhos das sobras das fábricas têxteis da região.


Um tipo de calçado serrano em vias de extinção foi recuperado graças a Rita Paiva, uma jovem empresária do concelho de Santa Marinha, em Seia.

Os Chinelos d'Avó são feitos de burel ou com os retalhos das sobras das fábricas têxteis da região. O trabalho é 100% artesanal e o resultado é exportado do interior profundo para os quatro cantos do mundo.
Num pequeno atelier em sua casa, com a companhia de um gato, sentada frente a uma máquina de corte, que a ajuda a talhar os moldes, Rita Paiva dá asas à criatividade. “São tecidos mais grossos, utilizo muito o burel, que é a lã natural de ovelha”, mostra a designer gráfica, de 32 anos.
A história dos Chinelos d'Avó nasceu de um episódio triste na vida Rita Paiva: “O meu pai faleceu em Novembro de 2012 e ele tinha um sobretudo azul escuro, quando ele morreu as irmãs dele, (ele tinha oito irmãs) queriam o sobretudo, e decidi não dar o casaco a ninguém e fazer antes os chinelos a partir do tecido do casaco do meu pai”, conta a jovem empresária.

Rita vende chinelos para países como Alemanha, Holanda, Luxemburgo ou Venezuela
A partir dali os pedidos não pararam. Passados três anos, Rita faz 50 pares de chinelos, por semana, e até contratou uma funcionária com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que suporta parte do ordenado e os descontos para a Segurança Social.
Os chinelos dos pobres, dos pastores.

  (rr.sapo.pt)

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cestos para supermercados da Serra Leoa fabricados na Guarda

 O cesteiro Fernando Nelas Pereira . Fonte da imagem: observador .pt

Fernando Nelas Pereira, cesteiro há 50 anos na vila de S. Gonçalo, mostrou-se hoje animado com a possibilidade de fabricar "milhares" de cestos para a Serra Leoa.

O artesão de 61 anos disse à agência Lusa que a encomenda relacionada com a produção de cestos, de forma rectangular, surgiu por intermédio de um empresário de Vila Nova de Gaia.
"Já me trouxeram uns modelos daquilo que eles vão precisar e eu acho que são milhares e milhares de cestos. Talvez [o seu fabrico] não seja com o vime, parte deles, ou quase todos, mas será com materiais sintéticos adequados para o pão, para a fruta e para tudo", explicou.
Fernando Nelas Pereira disse à Lusa que ainda está na fase de produção dos modelos, mas acredita que a encomenda está segura.
"O cliente já quase me garantiu a encomenda e vamos negociar. Serão milhares de cestos" para equipar móveis de supermercados onde os produtos estarão expostos aos clientes, disse.
A encomenda para a Serra Leoa "vai ser bem paga", embora não adiante valores por a mesma ainda se encontrar na fase de negociação.
Apesar dos cestos poderem ser produzidos  com material sintético plastificado, que imita o vime, o cesteiro admite  que vão ficar vistosos.

O artesão acredita que este negócio poderá ser a "salvação do setor" que tem definhado ano após ano devido à utilização dos plásticos e à concorrência dos produtos chineses. A confirmar-se, como espera, será bom para si e para outros cesteiros da terra que envolverá no projeto.
A vila de Gonçalo, que tem o epíteto de Capital da Cestaria, já teve "mais de 700 cesteiros" e atualmente possui "uns vinte" no ativo, segundo Fernando Nelas Pereira.
"Há 50 anos Gonçalo tinha um fabrico de 3.500 cestos por dia, que era uma média de cinco cestos por cada cesteiro. Hoje faz-se uma média de 40 ou 50 cestos, portanto, a arte está terminada, porque eu tenho 61 anos e o mais jovem cesteiro é um rapaz com trinta e poucos anos, que anda aos dias a trabalhar no campo", adiantou.
Devido à diminuição das encomendas, o artesão, que chegou a ter cinco empregados, trabalha hoje sozinho na sua oficina.
A arte da cestaria "não tem ajudas" e é difícil "porque é feita em água", apontou, explicando que nos meses de inverno é necessário "retirar os vimes dos tanques" onde são colocados para ficarem moles e poderem ser trabalhados.
O cesteiro mostra-se "triste" por verificar que a arte que abraçou aos 11 anos "está a desaparecer" e apela ao Governo e à Câmara Municipal da Guarda que ajudem na sua manutenção.
"O cesto é a peça mais utilitária que existe, embora hoje se fabrique mais para decoração", concluiu.
   ( http://economico.sapo.pt/)