sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - (4) - Preguiça


 O pastor Joed Venturini no púlpito da  Terceira  Igreja Ev. Baptista de Lisboa.

A PREGUIÇA

«É o marasmo da falta de ânimo e vontade. A constante desvalorização da acção, conjugada com a falta  de incentivo para o  trabalho. Trata-se de uma falta de carácter daquele que se contenta em ser sustentado por outros na constante mesmice dos dias inactivos. O livro de Provérbios é pródigo em chamar a atenção do preguiçoso e inclusive dá-lhe o exemplo da formiga (Provérbios 6:6; 13:14; 19:15;21:25;22:13; 26:15 e 16).
Jesus deixou claro que os preguiçosos  não  podem ser seus seguidores (Lucas:.62) e Paulo ensinava que aquele que não trabalha não deve comer (II Tessalonicenses  3:10 a 12).

Um caso clássico de preguiça foi o de David, que resultou em grande prejuízo. Em tempo de guerra ele permaneceu preguiçosamente em Jerusalém e dormiu uma longa sesta. Ao levantar-se sucumbiu à luxúria (desejando a mulher de Urias) e tudo isto o levou ao adultério e assassinato.

A psicologia moderna gosta de dar nomes sofisticados  à preguiça e justifica a falta de vontade de trabalhar como sintoma de  de várias patologias, entre  elas a ansiedade, distúrbio bipolar e depressão. O mundo idealiza e sonha  com o estado de eterna preguiça. As eternas férias, onde poderemos fazer o que quisermos... Aquele que já não precisa  trabalhar e pode  se dar ao luxo de "viver à sombra e água fresca" é considerado um felizardo!
A aposentadoria (reforma) é um alvo ansiado, porém, raramente trás o que o individuo esperava.
A visão negativa do trabalho idealiza a indolência e despreza aquele que " de cada dia  ganha o  pão com o suor do seu rosto".
O cristão é chamado à diligência . O trabalho significa e, ao contrário do que muitos afirmam, não é produto do pecado. Adão recebeu seu trabalho antes mesmo de pecar. Recebeu a tarefa de cuidar do jardim e ele sentia-se feliz por realizà-la. No céu não estaremos sentados, dormindo em cima das nuvens, como é a visão caricata. O céu será um lugar  de atividade onde realizaremos aquele trabalho que nos alegra o coração e nos tráz prazer. Deus criou o homem para ser útil, para ser benção,  e para o louvor da sua glória. Logo,  ecoando as palavras do sábio dizemos: "Tudo o que vier ás mãos para fazer, faze-o conforme as tuas forças (Eclesiastes 9:10)»

Pastor Joed Venturini -  No Semeador Baptista  - nº 10083 

O pastor Joed Venturini é pastor da Terceira Igreja E. Baptista de Lisboa.
É também   médico e escritor.

2 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Lindo amiga. Sem querer este estudo fez-me entender muitas coisas que eu não compreendia, mas Deus na sua infinita bondade, tem sempre um propósito e hoje eu consegui ver o que Elequeria para mim. Muito obrigado!
Beijos
Manuela

Viviana disse...

Querida Manuela

Que bom que apreciou o texto, amiga.

O pastor Joed Venturini transmite-nos sempre coisas importantes.
Tal qual a sua mãe - a saudosa, minha amiga, Márcia Venturini

Um abraço
Viviana