quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - (2) IRA

Pastor Joede Venturini


IRA

Falamos aqui essencialmente do descontrole  do temperamento que levanta reacções desproporcionadas para eventos corriqueiros. É a  raiva incontida, o ódio injustificado, a fúria desprovida  de razão, a incapacidade de manter-se  sob controle nas questões diárias.

Os livros de sabedoria do antigo Testamento falam da tolice da ira descontrolada (Provérbios 14:17),
Eclesiastes 7:9,.
Jesus comparou a ira ao homicídio, colocando ambos na mesma  dimensão aos olhos de Deus (Mateus 5:21 a 26). Paulo colocou a ira na lista das obras da carne em Gálatas 5:20...

...A visão mundana da ira varia entre temperamento esquentado e força de vontade. Há quem se preocupe em controlar a ira, mas a visão geral é de que se trata de algo natural, sendo na maior parte das vezes, até positiva. É comum encontrar quem se orgulhe da sua ira e  a defenda, pois segundo muitos, "há coisas que só funcionsam mesmoé no tranco!"  O manso éconsiderado tolo, passivo e com sangue de barata.

Na visão cristâ, o autocontrole é fruto do Espírito Santo. O cristão não é um fraco, mas aprende a canalizar e contolar  a força. A ira leva a pessoa a falar o que não deve e a fazer o que não pode. Ela leva as pessoas a reagirem de modo contrário à sua verdadeira natureza. Tira a razão mesmo daquele que age  em justiça. A vingança, vista como obrigatória pelo mundo, é (segundo a Bíblia) de Deus, porque só Ele julga correctamente.
Devemos também lembrar que a maior parte das nossas manifestaçõesde ira são fruto de impaciência e egoísmo. Muito raramente a ira é justa, como a de Jesus. A ira justa é dirigida contra a injustiça e o mal. A nossa ira é dirigida contra pessoas que entendemos que violaram nossos direitos e nos prejdicaram de alguma maneira.
Exemplo que fala por si mesmo é a ira  que demonstramos no trânsito quando julgamos que alguém nos ultrapassou indevidamente ou ainda mais tolamente, a ira que despejamos sobre um juíz de futebol que entendemos que prejudicou o nosso time. Antes de nos irar-mos, a primeira pergunta deveria ser: Por  quê?  Porque estou irado? É egoísmo? É por impaciência? Há justificação além dos meus interesses pessoais? De acordo con o nosso Mestre, serão os mansos que herdarão a terra!

 (Pastor Joed Venturini - no Semeador Baptista - Julho -  Agosto de 2015)

O Pastor Joed Venturini  é Pastor da III Terceira Igreja E. Baptista de Lisboa,  médico e escritor.

Nota:

Tomei a iniciativa de consultar  o meu Dicionário da Língua Portuguesa - de Fernando J. da Silva,  e ver na página 932 o significado de ira:

Cólera,; zanga; indignação; raiva; desejo de vingança.


Sem comentários: