terça-feira, 13 de outubro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - Orgulho (1)

Resultado de imagem para Deus vê os corações - imagens
 Fonte da imagem:www.belasmensagens.com.br
 ORGULHO (1)

«Trata-se da vaidade, soberba, pensar mais de si mesmo do que convém. O livro de Provérbios condena o orgulho insistentemente  (Prov.6:17; 8:13; 16:16.) Jesus censurou os fariseus  exactamente pela sua soberba (Mateus23:6), ensinou que devíamos fugir dela (Lucas14:8 a 10) e deixou claro que a oração orgulhosa não chega aos céus (Lucas18:9 a 14). Paulo coloca o orgulho na lista das perversões do homem mundano (Romanos1:30).
Um exemplo clássico de  vaidade é Nabucodonozor, que foi derrubado por Deus exactamente no momento em que declarava o seu ourulho (Daniel4:30).

Contrariando a visão bíblica, o orgulho é hoje incentivado no mundo sob a forma  de auto-estima.
O homem moderno deve se impor, mostrar que é o melhor (mesmo que não seja),  esconder suas fraquezas ( mesmo que muitas) e aparecer o mais forte e seguro. Essa é a liderança que o século presente aprecia. E, infelizmente, a Igreja vem aceitando esse modelo. Vemos líderes em nossas igrejas (e muitos crentes também)  que se comportam com extrema soberba e que são, muitas vezes,elogiados e valorizados por isso! O que diria o Senhor Jesus neste contexto? O ORGULHO É PECADO E PRECEDE A QUEDA!

O cristão é instado  a ter a visão correta de si mesmo. Somos criados por Deus, salvos pela graça e amados pelo Senhor. Como filhos do Pai, somos herdeiros do céu, abençoados  com a presença do Espírito Santo e dotados espiritualmente. Mas somos ainda pecadores, tudo o que temos é benção de Deus e sem Ele nada podemos fazer. A Bíblia deixa claro que Deus honra e exalta o humilde e a verdade é que  quanto mais perto do Senhor estivermos, mais consciência teremos da sua grandeza e da nossa pequenez.»

(Pastor Joed Venturini - no Semeador Baptista - Julho -  Agosto de 2015)

Nota:

O Pastor Joed Venturini  é Pastor da III Terceira Igreja E. Baptista de Lisboa,  médico e escritor.
É filho da missionária Márcia Venturini  - já com o Senhor - minha grande e saudosa amiga e uma das servas de Deus, mais fiéis que já conheci. Quanta saudade!

Sem comentários: