quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - (3) - Inveja

  A Missionária Márcia Venturini - mãe  muito amada do autor deste texto.
 Em sua memória.

INVEJA

É o sentimento de desejo pelo que é de outro. Aquela satisfação que enche o coração por querer algo que não se tem. É aquela  tristeza ao ver o sucesso alheio por sentir que não conseguimos obtê-lo. A inveja mina a alma de tal maneira que tira a alegria de viver e torna a pessoa amarga e desequilibrada. A Palavra é clara sobre esse pecado.

O livro de Provérbios condena a inveja (3:31; 14:30; 24:1) que é mencionada nos dez mandamentos sob a forma de cobiça (Êxodo 20:17). Jesus ensinou os discípulos a não invejar a posição dos outros (Marcos10:42 a 45) e Paulo colocou esse pecado em suas listas funestas (Romanos1:29 e Gálatas 5:21).

Um exemplo conhecido de inveja na Bíblia é o caso do rei Acabe. Apesar de  ser rei e possuidor de riqueza em terras e bens foi dominado por profunda melancolia quando invejou a vinha de Nabote (I de Reis 21). A inveja o levou ao homicídio de Nabote, disfarçado de julgamento religioso. Também o caso de Ananias e Safira (Actos 5) tem sua raíz na inveja que eles sentiam pela aprovação que os outros crentes estavam recebendo na Igreja em Jerusalém.

O materialismo desenfreado da era moderna, com seu consumismo voraz, justifica a inveja e a estimula como ambição positiva.
 A filosofia consumista promete, inclusive, felicidade e sucesso aos mais invejosos ou melhor dizendo, ambiciosos. Há poderosos canais da mídia que se dedicam a mostrar a vida dos famosos, os artistas e atletas profissionais. desenvolvendo assim uma inveja a nível planetário, sempre na perspectiva de  "se eu tivesse aquilo..." Os canais  de propaganda vivem disso e a população endivida-se na expectativa de provar as teses do marketing que oferecem vida longa e todo o imaginário em forma de  máquinas, bebidas energéticas ou comprimidos.

A virtude cristã que se opõe à inveja é a satisfação, irmã gémea da gratidão. A capacidade de ser grato pelo que se tem desenvolve uma satisfação  abençoada, que lança fora a inveja, a cobiça e o ciume e traz  realização para a vida. Assim,  sendo gratos e satisfeitos, podemos, inclusive, nos alegrar com os sucessos  alheios e apreciar, sem malícia,  tudo o que há de bom na vida, na certeza de que o nosso Deus é Jeová- Jiré, o Deus que providencia para as nossas reais necessidades.

 (Joede Venturini -  Pastor Baptista, médico e escritor.)

2 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Este texto, ensina muito a quem o ler!
Eu apreciei imenso
Beijos
Manuela

Viviana disse...

Olá, querida Manuela

Também apreciei lê-lo.

O Pastor Joede escreve muito bem.
Um abraço
Viviana