quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ilhas Fraser - Queensland - Austrália - Se puder vá até lá

Ilhas Fraser - Queensland - Austrália . Fonte da imagem:  www.queroviajarmais.com

 Do livro - 1001 Maravilhas Naturais - que deveria ver antes de morrer - da autoria de Michael Bright, e a mim oferecido, como presente valioso, pelo meu filho João Marcos, seleccionei  este lugar paradisíaco em Queensland - na Austrália, para partilhar aqui com os amigos.
Alguns dados sobre a Ilha Fraser:

125km de comprimento e 12 de largura
Área:1660 metros quadrados
Localização:
Ao largo da Costa da Baía Hervey, 300 km a norte de Brisbane.

A  ilha Fraser é o maior sistema de ilhas de areia e dunas costeiras do mundo. A sua formação remonta á última Idade do Gelo quando os ventos persistentes transportavam para Norte vastas quantidades de areia  do Norte da Nova Gales do Sul e a depositavam ao longo da costa de Queensland. O frágil ecossistema consiste numa luxuriante floresta tropical, crescendo em areia pura - o único lugar do mundo onde este fenómeno se verifica. Uma espécie vegetal que pode ser encontrada é o raro feto angiopteridófito, um dos maiores do mundo...
... Dingos  e valabis vivem nesta ilha e 200 espécies de aves em florestas de eucalipto junto aos regatos cristalinos e praias desertas com areal branco. É possível observar  baleias da baía de Hervey. A ilha Fraser foi descoberta e apelidada  quando Eliza Fraser  se encontrava prestes a dar à  luz, a bordo do navio "Sterling Castle", no dia 13 de Março de 1836. A embarcação embateu na Grande Barreira de Coral e, apesar de Eliza se ter conseguido salvar do afogamento, foi posteriormente capturada por aborígenes, sendo mais tarde salva.
(GM)

Sem comentários: