sábado, 25 de abril de 2015

REGRESSO - Um poema de Miguel Torga

 Fragas do Gerês - Fonte da imagem:cabradogeres.blogspot.com
 
 REGRESSO 

Regresso às fragas de onde me roubaram.
Ah! minha  serra, minha dura infância! 
Como os rijos carvalhos me acenaram,
Mal eu surgi, cansado, na distância!

Cantava cada fonte à sua porta:
O poeta voltou!
Atrás ia ficando a terra morta
Dos versos que o desterro esfarelou.

Depois o céu abriu-se num sorriso,
E eu deitei.me no colo dos penedos
A contar aventuras e segredos
Aos deuses do meu velho paraíso.

Miguel Torga
S. Martinho de Anta, Natal de 1951  

Nota:

Natural de S. Martinho de Anta - Trás os Montes, aos 12 anos Miguel Torga emigrou para o Brasil para trabalhar com o tio que tinha uma fazenda de café. Voltou jovem, para Portugal, porém os anos vividos fora do país marcaram-no para sempre.

2 comentários:

dilita disse...

Olá Viviana

Que bonito!

" E eu deitei-me no colo dos penedos"

A arte e sensibilidade do nosso Torga, não tem paralelo.
E contudo parece-me a caminho do esquecimento, por quem de direito, até nas escolas.
Obrigada amiga, e boa semana.
Dilita

Viviana disse...

Querida Dilita

Sem dúvida, amiga
Também achei essa frase muito bela:

" E eu deitei-me no colo dos penedos"

Obrigada
um abraço
Viviana