quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O Pastor Joaquim F. N. Campos, já mora no Céu


Pastor Joaquim Ferreira das Neves Campos 

Recebemos há pouco  da Direcção da Convenção Baptista Portuguesa
a informação que se segue: 
Pastor Joaquim Ferreira das Neves Campos
(14 de outubro de 1940 – 3 de fevereiro de 2015)
No passado dia 3 de Fevereiro de 2015 partiu para o Senhor o Pastor Joaquim Campos, em Houston, nos Estados Unidos, onde vive o seu filho Jair Campos, que também foi missionário em Portugal. Ultimamente, por questões de saúde e familiares, passava muitas temporadas fora do nosso país.
O Pastor Campos nasceu em Mosteirô, freguesia de Canedo, Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro. Emigrou para o Brasil em 1957 e lá se converteu em 1962. Casou com Jany Reis Campos em 18 de Abril de 1964 com quem teve três filhos: Jónia, Jair e Jairo.
O pastor Campos estava estabelecido no comércio, em São João de Miriti, nos subúrbios do Rio de Janeiro, quando sentiu a chamada para o ministério pastoral. Estudou Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, tendo terminado o seu curso de Bacharel em Teologia em Dezembro de 1978. Foi consagrado ao ministério pastoral em 13 de Novembro de 1976, no Rio de Janeiro.


Chegou a Portugal para pastorear a Igreja Baptista das Antas, em 10 de Março de 1979 assumindo o pastorado desta no dia 1 de Abril de 1979.

Nos anos 80 foi Presidente da Junta de Missões Nacionais da Convenção Baptista Portuguesa, deixando estas funções em finais de Junho de 1985, em virtude de ter sido nomeado Missionário de Missões Mundiais para a Missão Baptista de Língua Portuguesa de Bordéus em trabalho entre os emigrantes portugueses.

No seu regresso a Portugal pastoreou ainda a Igreja Baptista de S. João da Madeira, cuja tomada de posse foi no dia 27 de Junho 1999. Em 2002 decidiu abrir uma missão em Canedo, sua terra natal, com o desejo de evangelizar a sua família e a sua terra, deixando assim pastorado desta igreja. O pastor Campos e a sua esposa, Jany Reis Campos, foram recebidos como membros da Igreja Baptista de Cedofeita, onde permaneceram até à sua ida para os Estados Unidos em finais de 2014.


Sabemos que o Pastor Jair Campos virá a Portugal e está a anunciar que será realizado um culto em memória e de celebração a Deus pela vida e ministério do seu pai, na sua terra natal em Canedo, no Domingo, dia 22 de fevereiro, às 16 horas. O local ainda está por ser confirmado mas a princípio será na Junta de Freguesia de Canedo.

A Convenção Baptista Portuguesa deseja manifestar sentidos pêsames à irmã D. Jany Reis Campos, seus filhos e demais parentes, reconhecendo com toda a consideração a obra deste servo de Deus no seio da cooperação e das igrejas filiadas na CBP. Que Deus console com a sua paz todos os que sofrem pela sua perda.
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7)
A Direcção da CBP

Nota pessoal:
Tive o privilégio de conhecer, e  relacionar-me, com este dedicado  e zeloso servo de Deus - Pastor Joaquim Campos. Recordo o seu sorriso e o seu tom de voz afável, e o seu amor imenso pelo seu Deus e Senhor.
"O SENHOR O DEU, O SENHOR O TOMOU; BENDITO SEJA O NOME DO SENHOR".
    (Livro de Job cap. 1:21)

Oro, para que o Senhor console e conforte a sua esposa, filhos e demais família.
Obrigado Senhor, pela vida e obra do teu servo Joaquim Campos.

Sem comentários: