terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Os Cactos - Rosa que chegaram pelo correio

Num embrulho muito bem feitínho, estes dois cactos - rosa,  viajaram da Figueira da Foz a Mira-Sintra. pelo correio.

Certamente os amigos farão a pergunta:
E quem se lembraria de tal?

Pois bem, eu digo-vos: Foi a minha boa e simpática amiga Dilita, do blogue Rendas de Birras  - (- http://rendadebirras.blogspot.pt/)

Num saquinho de plástico, ainda com alguma terra nas raízes, acomodados com um pedacinho de papel, para não se magoarem, chegaram assim, fresquinhos, como se tivessem sido acabados de apanhar.
Mas porquê? Porque é que a Dilita os enviou?
Eu explico:

A semana passada, ela publicou no seu blogue uma foto de um cato - rosa , igual a estes, que ela tinha colhido num pequeno canteiro que encontrou casualmente. Eu, visitei o seu blogue e "dei de caras"...com uma plantinha que eu conheço muito bem, pois a minha mãe, há muitos anos,  plantou no jardim da casa da aldeia, um  "pézinho" que alguém lhe ofereceu. Desenvolveu-se, criou "muitos filhotes" que acabaram formando uma grande moita. Quando a mãe partiu para a eternidade e a casa ficou mais sózinha, a planta começou a desaparecer, a desaparecer, até que a levaram toda. Entretanto comecei a ver  essas plantinhas nos jardins da vizinhança.

Deixei um comentário acerca deste acontecimento no blogue da Dilita, e ela,  daí a uns dias, através de um e-mail perguntou se eu não me importava de lhe enviar o meu endereço, coisa que fiz com muito gosto.

 Hoje, estávamos os quatro a almoçar,  eu, o Jorge, o Zé e Sara e chegou o correio. O Jorge que o recebeu,  trazendo na mão um enbrulho, disse-me: "É para ti, e a  remetente é um pessoa chamada Adília,  e vem da Figueira da Foz. Aí, eu caí em mim e lembrei-me do pedido do endereço. Claro que estava curiosíssima em saber o que vinha dentro. Tirei o papel do embrulho e reparei que dentro estava um embalagem  aonde eu li:  "O  Calcio é necessário para a manutenção  dos ossos normais". Aí, pensei: Não me digam que a Dilita me está a mandar cálcio para os meus "problemas de andar", que ela conhece. Emocionei-me, até, um pouco. Só quando. ao abrir a embalagem ( que era de leite mimosa) que vinha fechada com muita fita adesiva bem forte. é que reparei que havia  uns papelinhos amachucados, como que, a proteger algo. Eis senão, quando,  me chega ao nariz  o cheiro a terra - que eu conheço muito bem. Comecei a tirar o que estava dentro com muito jeitinho e,  surgem então os cactos - rosa, muito bem embrulhadinhos e fresquinhos , parecendo terem sido acabados de apanhar. Senti um nó na garganta! Comovi-me! Então a minha amiga Dilita tinha-se dado ao trabalho de ir colher os cactos - rosa, preparar com tanto cuidado a embalagem e, ir despachá-la ao correio!?

Pensei, e disse para os meus:

É preciso ser muito amiga para fazer isto!

Amiga Dilita

Muito obrigada!
Irei plantá-los no local de onde levaram os outros, e cuidar muito bem deles. E é  claro  que cada vez que cuidar deles ou para eles olhar...lembrar-me-ei da gentil e simpática Dilita.
Se a minha mãe, lá do céu, vir...acho que se alegrará por haver novamente Cactos - Rosa no seu jardim.


4 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

muito bonito esse gesto, alegra a alma...



"Amizade é como música: duas cordas afinadas no mesmo tom vibram juntas".
( Autor Desconhecido )



Viviana, tenha uma tarde tranquila e feliz, eu vou já de seguida para a minha máquina, trabalho não me falta.
Agradeço por isso a Deus, mas os amigos é que ficam mais "esquecidos" mas sempre presentes no coração ;))


Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Eu sei...eu sei que esta altura é deveras trabalhosa...

Também sei, também sei...que esse seu doce e terno coraçãozinho, tem os amiguinhos bem guadadinhos lá!

O nosso, também está cheiínho...
Ah! mas que bêncão!

Um grande e carinhoso abraço
Viviana

dilita disse...

Olá amiga Viviana

Eu sabia que ia gostar. Mas quem se alegrou primeiro fui eu...

Até fico confundida com tantos elogios, não mereço.

Não foi de propósito, por isso só agora reparei que nem gastei dinheiro nenhum na embalagem. Até o papel de embrulho era do saco do pão. Por isso valor monetário é nenhum, o resto é estima, que se troca.
Beijinhos.
Dilita

Viviana disse...

Querida Dilita

Já estão plantadinhos.
Fui buscar terra boa debaixo da figueira.

Plantei primeiro em vasos, um em cada, para "pegarem bem".
Depois, passo-os para o chão.
Uma vez mais obrigada
Um abraço
Viviana