terça-feira, 11 de novembro de 2014

O querido Pastor João Rosa de Oliveira já não mora em Queluz - mora agora no Céu



O Pastor João Rosa de Oliveira com a sua expressão de sempre.
Conheci-o jovem, quando eu era uma adolescente, e ele foi estudar Teologia no Seminário Teológico Baptista de Leiria, onde eu morava.

Alguns anos mais tarde, eu vim para Lisboa estudar Enfermagem e vim encontrá-lo  a pastorear a Igreja Evangélica Baptista de Queluz. Igreja esta que, com uma enorme visão missionária, foi responsável pela abertura de várias Igrejas  Baptistas na linha de Sintra, entre elas a Igreja Baptista da Amadora, onde, o meu marido Pastor Jorge Leal, findo os estudos no Seminário Teológico Baptista de Queluz, recebeu o pastorado das mãos do amado e querido Pastor João Rosa de Oliveira. A partir daí, aumentou a nossa relação de proximidade, Depois, o meu marido, Pastor Jorge Leal, colaborou activamente com o Pastor João Rosa de Oliveira, na abertura de trabalhos missionários em Rio- de - Mouro e Mem-Martins, que vieram a organizar-se nas dinâmicas igrejas que ainda hoje são. Ainda juntos, estes dois pastores, iniciaram  um novo local de Testemunho Cristão na Serra das Minas.

Uma das doces e belas recordações que tenho deste querido Pastor, teve  lugar no ano de 1973, quando ele procedeu à "Apresentação ao Senhor", do meu terceiro filho, o João.  Tomando o bébé nos seus braços, estando em pé, junto ao púlpito e, elevando o menino ao nível do seu rosto, dirigiu  ao Senhor uma bela, sentida  e fervorosa oração, invocando a benção do Pai de Amor, para com a vida preciosa de bébé João. Nem sequer "sonhava" na altura, que este menino, hoje com com 41 anos, viria a chamar--lhe "tio Oliveira", por ter casado com a Joana Machado, uma sua, muito, muito querida sobrinha. Quanto carinho e admiração tem o João,  por  ele!

A expressão que vemos no seu rosto, na foto acima, já bastante doente, é a mesma que expressou a vida inteira. De uma alegria e uma vivacidade contagiantes! Sempre, sempre sorridente e afável!
Trabalhou tanto, tanto, como Pastor! Quanto apoio e atenção, dava aos seus irmãos na fé, membros da sua Igreja! Andava sempre a visitar os doentes, os necessitados, e a levar-lhes a alegria e o entusiasmo que tantas vezes o sofrimento e a doença "roubavam"!
Foi casado mais de cinquenta anos - celebrou as bodas de ouro há algum tempo atrás - com a querida irmã Lídia Machado, filha mais velha dos queridos e exemplares irmãos - Pastor Joaquim Eduardo Machado e da prestimosa e extraordinária mulher, que foi  a querida irmã Isménia Machado; ambos fundadores do Lar Evangélico Português, no Porto.

Nunca tiveram filhos, por motivos que só Deus - o Pai conhece....mas tiveram tantos, mas tantos sobrinhos, para os quais foram verdadeiros pais. inclusivé,  para as minhas netas mais novas, a Clara e a Luz. Tanto! que a Clara, que tem quatro anos, gosta do tio Oliveira e da tia Lídia. Estão sempre a oferecer-lhes brinquedos. Tantas vezes que  a Clara, que gosta muito de vir passar um dia por semana a casa da avó Viviana, aparece com um novo brinquedo e eu pergunto: Ah! mas tu tens um brinquedo, (ou uma mochila ou um cestinho) muito bonito! Quem foi que te deu? E ela resoponde : "foi o tio Oliveira e a tia Lídia!"

Uma doença grave, surgiu há cerca de seis/sete anos, tendo sido tratado com todo o carinho e saber - que conhecemos no Instituto Português de Oncologia. I.P.O.  onde, eu sei...que deu um extraordinário testemunho  da sua fé em Cristo, perante os médicos, os enfermeiros, os voluntários, e restantes técnicos e pessoal. Ficou conhecido como "O resistente"(á doença). Tanto quanto sei, viveu todo o tempo de doença com "qualidade de vida"; inclusivé, o I.P.O.  cuidou dele de tal modo, sábio e amoroso, que o querido Pastor João Rosa de Oliveira pôde partir para o céu, deitadinho no conforto da sua cama, no seu doce lar, junto da sua inexcedível esposa - a querida irmã Lídia.

Vou ter muitas saudades do Pastor João Rosa de Oliveira. Sei que vou. Já tenho. Mas sei que ele está agora bem melhor, junto do Pai a quem amou tanto e serviu com uma entrega total de vida!

"Bem aventurados os mortos que morrem no Senhor, para que descansem dos seus trabalhos e as suas obras o sigam. (Livro do Apocalipse 14:13)

Não me canso, nem me cansarei, de agradecer ao Senhor, por a vida preciosa e exemplar, do amado Pastor João Rosa de Oliveira. Lembrá-lo-ei sempre com uma  doce e  suave recordação.
Ele deixou entre nós, neste mundo, um rasto de luz! Um suave perfume.
Oro, e orarei, fervorosamente, para que o Senhor - Deus - Pai de toda a misericórdia e amor, cuide, console, e proteja, a querida irmã Lídia, bem assim como todos  os seus familiares.

 SOLI DEO GLORI

Nota informativa:

O corpo do Pastor João Rosa de Oliveira, encontra-se  na Igreja Baptista de Queluz, na Rua Nove de Abril, número  19 - Queluz

Ás 14 horas terá lugar o Culto Fúnebre.
O funeral  sairá  para o Cemitério de Queluz ás 15,30 horas

3 comentários:

Rosa disse...

Homem, que pelo seu amor ao Pai e pelo seu exemplo jamais será esquecido.

Que a Luz perpétua lhe resplandeça.

Viviana disse...

Querida Rosa

Sem dúvida, boa amiga...
Não será esquecido.

Creio ser o exemplo para todos os outros pastores.

Que bom que éramos muito amigos!

Sei que ele tinha uma grande consideração e estima por mim.

Chamava-me assim:

"Irmã Dª Viviana"

Era um prazer falar com ele.

Está na glória, com o Pai.

Um dia destes...iremos encontrar-nos.

Obrigada. amiga linda

Tenha um bom entardecer - Ou melhor: Anoitecer.
Um abraço
Viviana

Vanessa Machado disse...

Queridos irmãos, chamo-me Vanessa e tenho na minha posse uma Bíblia branca com um postal assinado pela D Lídia e Pastor Oliveira, esquecido no IPO já cerca de 2 anos. Quero devolver, não sei a quem pertence. Por favor, contactem-me vans.machado@gmail.com.