segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Coisas bonitas da Vila de Góis - Portugal

Ribeira da Pena - Penedos de Góis Amplie e veja quanta beleza...).
Ponte Velha - Cabreira
Largo Francisco Inácio Dias Nogueira - Vila de Góis
Rio Ceira - Folgosa
O Concelho de Góis situa-se na parte oriental do Distrito de Coimbra, inserindo-se na Região do Pinhal Interior Norte. Possui uma vasta área territorial estimada em 276Km2, de enorme riqueza e biodiversidade. A sua vida social e económica cruza-se com a forma de implantação e desenvolvimento dos aglomerados tradicionais existentes, apresentando o território formas de povoamento disperso, como atestam as 190 povoações existentes distribuídas pelas suas 5 freguesias: Alvares, Cadafaz, Colmeal, Góis e Vila Nova do Ceira.

Góis é atravessado pelo Vale do Rio Ceira, sendo delimitado e separado da Beira Serra Interior pelas Serras da Lousã e Açor. Marcado por uma geografia própria, muito acidentada e por uma dimensão essencialmente micro-regional e local, onde perduram as heranças históricas que definem o tipo de ocupação, o modo de organização do seu território assume uma forte componente rural. 
Capital do Ceira, por ser a única sede de concelho banhada por este rio, Góis apresenta um imponente enquadramento paisagístico, dominado por altas e majestosas serras. Entre o rio e a montanha resultam as praias fluviais com a pureza das suas águas que proporcionam aos muitos turistas e visitantes irresistíveis e refrescantes banhos. A paisagem do território é ornamentada por povoações de casas brancas e de xisto.

(Fonte das imagens e texto: http://www.cm-gois.pt/)

1 comentário:

dilita disse...

Querida Viviana,

Que lindas fotos...

Fez-me recordar;
Já passaram alguns anos sobre um dia que passámos nesta terra, até lá almoçámos.
Aquele parque natural junto ao rio, o denso pinhal que lhe fica em frente, a capelinha antiga, e até um poema sobre a árvore perpétuado em azulejo... tanta beleza que ali se encontra, vale bem uma demorada visita.
Entretanto temos estas fotos, graças à Viviana.
Beijinhos.
Dilita