quinta-feira, 18 de setembro de 2014

In Memoriam - Pastor Daniel Eduardo Fontes Machado

O amado Pastor Daniel Eduardo Fontes Machado.


Homenagem a Daniel Eduardo Fontes Machado


«Mark Twain disse que quando nos morre alguém que amamos é como se perdêssemos a nossa casa num incêndio: são precisos anos para percebermos a verdadeira extensão da nossa perda. Vão ser precisos anos para percebermos a verdadeira dimensão do que  perdemos com a partida para o Senhor do irmão Daniel Machado, mas é possível fazermos um balanço do que cada um de nós perdeu: um amigo e um irmão que amávamos, um homem afável, com quem era fácil e agradável conversar, paciente e com sentido de humor. Era um homem de convicções, um servo de Deus que amava Jesus e a Sua Igreja e que muito trabalhou em seu favor. Ficamos sempre mais pobres quando parte alguém que nos ama.

Daniel Eduardo Fontes Machado foi baptizado aos 14 anos pelo seu pai, Pr. Eduardo Machado, e ordenado pastor aos 26 anos. Foi ordenado pastor a pedido da III Ig do Porto, onde serviu como pastor auxiliar há 54 anos, a mesma igreja onde viria a terminar a sua carreira. Pastoreou as igrejas de Santarém, de Queluz, do Cacém, de Coimbra, das Caldas da Rainha e de novo e finalmente a III do Porto.

Para além das igrejas locais e suas missões serviu a CBP, diversas vezes, como Presidente da Mesa da AG, como Vice-Presidente da Direcção e como Presidente da Direcção.
Foi aluno do Seminário de Leiria mas é no Seminário de Queluz que vem a ser, durante vários anos professor, e durante 2 anos seu Director.

Recordo-o como meu professor no Seminário Teeológico Baptista em 1977 e como Presidente da Direcção de 1990-96. Foi nesses anos que tive o privilégio de o conhecer de mais perto.
Possa o Senhor levantar outros homens que sigam o seu exemplo de dedicação na edificação da Igreja do Senhor Jesus.

Possa o Senhor nosso Deus confortar cada membro da família e todos os que choram a separação do nosso irmão.
O dia virá em que o Senhor Jesus, a quem Daniel Machado amava e serviu, habitará com os homens e Deus enxugará dos seus olhos toda a lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor.
Bem-aventurados aqueles que são convidados para as bodas do Cordeiro.
Bendito seja o Senhor nosso Deus pela vida de testemunho e bênção do nosso irmão.

O Senhor o deu, o Senhor o tomou. Bendito seja o nome do Senhor».

Pela Direcção da CBP
Fernando Soares Loja

Nota: Faço minhas as palavras do Presidente da Convenção Baptista Portuguesa - Irmão Fernando Loja

2 comentários:

Maria disse...

Que bom Deus nos dar oportunidade de conhecer tão bons e fiéis servos, sabendo que um dia voltaremos a estar juntos.

Viviana disse...

Sim, querida Mimi...
É uma das formas de sermos abençoados...ricamente.

Ao Senhor toda a Glória, Louvor e Adoração
O meu apertado abraço
Viviana