quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pontes de Portugal (5) - Ponte de Eixões - Gerês


Ponte dos Eixões -  Campo do Gerês - Trás-os Montes - Fonte da imagem: /pt.wikipedia.org/
As antigas pontes atraem-me. Quando as contemplo, ao pormenor, serenamente,  gosto muito do que vejo;  medito então nas circunstâncias  em que foi construída e do quanto representou para o povo que ali vivia, e ainda hoje, para quem por lá passa.
Depois, fixo os olhos e a alma, na natureza em redor. Emociona-me tanta beleza...por exemplo a limpidez da água, os variados tons de verde da vegetação envolvente, a solidez das pedras e o trabalho  esmerado, (para a altura) de modo que, decorridos tantos e tantos anos, ainda se mantêm firmes e intactas no seu lugar.
Ainda, me enche o olhar, a preservação do meio ambiente ao redor. O homem não estragou.
Por tudo isto, vou apresentado, aqui neste espaço, de vez em quando, algumas das muitas e belas pontes espalhadas por esse  "torrão á beira-mar plantado" - o nosso lindo e amado Portugal.

 Apresentando a Ponte de Eixões - Campo do Gerês

A Ponte Medieval de Eixões, situada na Freguesia de Campo do Gerês, sobre a Ribeira de Rodas, possui dois arcos de volta perfeita formados por aduelas estreitas, construídos sobre as bases sólidas de paredões bem aparelhados alicerçados no leito rochoso e nas margens.
Apesar da inscrição do ano 1745 patente num dos arcos,, considera-se haver indícios para recuar a sua existência a tempos anteriores.
   (http://puraexperiencia.blogspot.pt/)

Campo do Gerês é uma freguesia portuguesa do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, também conhecida por São João do Campo, com 62,38 km² de área e 162 habitantes (2011)1 , logo com densidade de 2,6 hab/km².
Esta antiga aldeia está situada junto à Mata da Albergaria em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a 15 km da sede do concelho. Alberga o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, para preservação da memória da localidade submersa, em 1971, devido à construção de uma barragem.(/pt.wikipedia.org/)

2 comentários:

jorge figueiredo disse...

Olá irmã viviana, como vai a amada e o pastor Jorge Leal? gostei muito do artigo e pude conhecer Um pouco mais do meu querido Portugal!

Viviana disse...

Amado Irmão Pastor Jorge Figueiredo:

Obrigada por a sua amável visita.
Foi bom"encontrá-lo" por aqui...
O pastor Jorge Leal, pela bondade do nosso Abba...está muito bem.

Aos 77 anos...continua pastoreando a Igreja Baptista das Boas-Novas, na Amadora.

O Senhor, a quem amamos e procuramos servir, vai-nos abençoando.

Até aqui nos ajudou o Senhor!"

Um grande abraço para o amado pastor e um outro...para a querida irmã Joseneide.

No amor de Cristo
Viviana

Ah! O seu colega pastor Jorge Leal envia-lje um caloroso abraço