sábado, 21 de junho de 2014

Água corrente (canto popular)

A Ribeira das Jardas - ainda perto do local do seu nascimento - aqui pertinho de casa
 A foto é do meu filho Pedro Leal - tal como eu- um apaixonado da Ribeira.

Água clara da corrente
Que vais tu a lamentar?
São lembranças da nascente
Ou pressa de ir ter ao mar?

Correndo, correndo,
Sem nunca parar,
Em busca do rio, 
Caminho do mar,

 
De noite e de dia,
A água a correr,
ao rio irá dar,
Ao mar há-de ir ter.

Que dizes tu ribeirinho?
Que dizes, que eu não te entendo?
Não te cansas no caminho,
A toda a hora correndo?


Correndo, correndo,
Sem nunca parar,
Em busca do rio, 
Caminho do mar,

De noite e de dia,
a água a correr,
ao rio irá dar
ao mar há-de ir ter.

Lava roupa à lavadeira,
Põe a azenha a trabalhar,
Não vás assim de carreira,
Tens tempo de ver o mar…


Correndo, correndo,
sem nunca parar,
em busca do rio, caminho do mar.  

De noite e de dia,
a água a correr,
ao rio irá dar
ao mar há-de ir ter.

In Livro de leitura da 4ª. classe edição 1931

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
Um texto todo engraçado, e a sua ribeira das Jardas toda limpinha e bonita (bem me lembro dela).

Viviana, tenha um feliz fim de semana.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Lembro-me, de há muitos, muitos anos...ouvir cantar esta canção...ás mulheres que trabalhavam nos campos.

Eu própria quase que a sei de memória.

Um abraço
Viviana