sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pelos caminhos de Portugal - de Mário Gil

Um belo caminho na Serra de Sintra
Casualmente, ao "dar um jeito", numa prateleira da minha estante de livros pessoais, os meus olhos "bateram numa mão cheia de pequenos livros, que, creio eu, em qualquer momento seleccionei para "passar os olhos".
De entre eles peguei num - Músicas Populares para convívios e passeios - uma edição  do G.B.U. (Grupo Bíblico Universitário) uma organização evangélica que apoia estudantes universitários. Um dia, querendo Deus, falarei mais sobre o G.B.U., pois tem uma história bonita que merece ser divulgada.
Ao folhear o livrinho, de entre as muitas e interessantes músicas nacionais, encontrei uma,- Pelos Caminhos de Portugal - a qual de tão linda, não resisti a publicá-la aqui neste espaço, para "recordar".

Nota: Segundo os autores do livro - Célia Franco - Quim Rogério- Emanuel Machado- Oivind Benestad, a maior parte das músicas populares portuguesas,  foram tiradas do livro RENASCER CANTANDO, V.Nova Gaia 1985.

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL

Refrão:
Pelos caminhos de Portugal
Eu vi tanta coisa linda
Vi um mundo sem igual
Eu vi Estoril,
Eu vi Sintra, eu vi Cascais,
Da Batalha eu fui a Fátima
Onde a fé vive bem mais.
Eu vi Coimbra
Terra de muito aconchego
De Viseu fui pra Lamego,
Cheguei a Vila Real.
Em Trás-os-Montes
Com carinho eu vi Bragança
Terra cheia de amizade
De amor e de esperança.
E vi aldeias
Vi o Parâmio e vi o Zeire
Onde nasceu minha mãe
E uma infância feliz teve.
Estive em Chaves,
Vi o Bom Jesus em Braga,
De Monção fui pelo Minho
Onde a beleza não se acaba.
Fiquei contente
Em Viana do Castelo
E de Póvoa de Varzim
Ao Porto que eu tanto quero.
Meu rico Espinho
Meu rico Aveiro
E depois fui por Figueira da Foz
E de Leiria
Nazaré, Alcobaça,
Fui por Caldas da Raínha
E Santarém logo após
Lá em Peniche
Comi boa caldeirada
Em Sesimbra foi sardinhas
E em Setúbal só uma olhada.
Val de Lobo
Lá no Algarve, Portimão,
Em Tavira e em Faro
Eu deixei meu coração.
Serra da Estrela
Que é tão célebre,
A boa Évora e a linda Portalegre,
Castelo Branco,
Covilhã e já não tarda
A terra do meu pai
A tão querida Guarda.
Tenho que ir
À Madeira e aos Açores
À procura de belezas.
Sei que me falta ver
Muita coisa e boa
Porém, já estou contente
Pois vi o céu, eu vi Lisboa,
Eu vi o céu, eu vi Lisboa.
  (Mário Gil)

Oiça :

Pelos Caminhos de Portugal - Mário Gil por Verdegaio

Sem comentários: