quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aceite o Envelhecimento




Fonte da imagem:www.sitiodamulher.com 

Muitas pessoas não aceitam o facto de estarem a envelhecer. Procuram mudar a aparência; pintam os cabelos, fazem cirurgias plásticas com o intuito de livrar-se das rugas, principalmente no rosto; entretanto chega um momento em que nada disso é capaz de ocultar os traços da velhice. As pessoas que  recorrem a esses métodos comumente  tornam-se infelizes e deprimidas.
A auto- aceitação é imprescindível para o ajustamento pessoal. Portanto, procure perceber que você é especial da forma  como você é. Procure amar-se  e aceitar a si mesmo. Você é um ser social, é fundamental  encontrar outras pessoas  e compartilhar as  alegrias  e preocupações. Agora, mais do que nunca, você necessita expandir  as suas relações sociais e participar das actividades de grupo realizadas na sua comunidade.

(Jamiel de Oliveira Lopes)
No livro - Uma Conversa Franca sobre o Segredo da longevidade

6 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
Pois é, é difícil aceitar, mas não temos outro remédio.
A mim o que me custa é ter de ir mensalmente por um tonzinho nos cabelos, custa e não é pouco (30€) :))

Mas como diz a minha mãe, anos são sabedoria.

Viviana, tenha uma tranquila noite,abraços para todos.

esperança disse...

Boa noite querida maninha, que tudo esteja bem, contigo e com os teus. Tudo a correr bem amanhã; mentes iluminadas, e mãos Guiadas por Divino e Santíssimo Espírito Santo de Deus; com o fim de haver sucesso…É interessante: sem ser nada combinado, juntarem-se lá no mesmo lugar; tu e o teu Pedro, a nossa Teresinha e o nosso querido irmão.

Quanto ao envelhecer, porque não? Até se diz idade madura, já aprendemos muito e somos lindos como os belos frutos maduros, que são uma beleza!!!... O principal é a vida e a saúde, e com essa dádiva do Senhor; aceitar todas as modificações que vão aparecendo no nosso corpo, porque o nosso espírito é sempre sovem, eterno.
A mim, não me incomodam as rugas, embora as vá tentando atenuar com uns cremezitos, acho que fica sempre bem um aspecto limpo e cuidado, e muito mais nos da minha idade.
Vou confessar o meu segredo: das minhas modificações; a única coisa que detesto, é o pneuzito, (quase de camião TIR) a gordurita acumulada na minha cintura, mas que remédio, e já que a tenho, que a tenha por longos bons anos, e os meus queridos que vejam, cheios de saúde e alegria de viver.

Tem, tenhamos todos, uma noite tranquila

Viviana disse...

Querida Rosa

O seu comentário fez-me sorrir...
São mesmo "coisas á Rosa"!

Um grande abraço e o desejo de um dia bonito
Viviana

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

A Rosa fez-me srrir.. e tu fizeste-me rir com gosto.

Achei uma ternura o teu comentário.
É mesmo de alguém "que está de bem com a vida"!

Quanto"aos pneuzitos de camião TIR"...sei muito bem do que estás a falar.

Sim, hoje, será um dia especialmente diferente para nós... e para ti também...embora noutro lugar.

O nosso Abba querido, estará no controle de todas as coisas...como cremos, de todo o coração.

Lá mais para o fim do dia, falaremos, querendo deus. Um grande abraço
Viviana

dilita disse...

Olá Viviana!

Ser velho é um privilégio. É a prova de que se viveu muito.
Envelhecer com muito sofrimento fisico, isso é que é penoso. Agora o cabelo branquear, as ruguitas marcarem a pele, a beleza ausentar-se, que importa? É a lei da Natureza comum a tudo o que nasce. Estamos diferentes? Mas continuamos a ser nós, e com mais conhecimentos.
Eu também tenho uma queixa; embirro a valer com o facto de pintar o cabelo, e cortar também.
Até dou razão ás crianças que gritam quando lho cortam...
Ao contrário da D. Rosa, eu não pago, tenho cabeleireiro privativo, mas adio o mais que posso.
Por mim deixava-o crescer branquinho, mas o meu marido não quer. (Não fórça em nada, mas com o cabelo sim.)E como eu "só tenho um marido" respeito a sua vontade. Esta foi para se rir...

Viviana desejo-lhe bem estar, e que a artrite esteja aplacada, sem lhe dar sofrimento.
Um beijinho,
da Dília Maria.


Viviana disse...

Querida Dilita

Como apreciei o seu comentário, amiga.

Tanta "coisa" sábia...

Compreendo-a perfeitamente no que ao cortar e pintar o cabelo diz respeito.
Também eu, a maioria das vezes só vou cortar quando já está mesmo grande.

Essa de "só ter um marido"...é que eu gostei!

Ri-me, creia.

"Envelheçamos rindo"! Envelheçamos como as grandes árvores envelhecem"!como diz a poeta Olavo Bilac

Um grande abraço
Viviana