quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Da enfermeira Ana França para a enfermeira Nivalda Lemos



Tocou-me tanto este testemunho da enfermeira Ana França, na forma de comentário, aqui deixado para a sua colega enfermeira Nivalda Lemos, que ontem aqui homenageei, que sinto que só posso mesmo... publicá-lo aqui.

"Querida colega e amiga foi um choque enorme saber do teu falecimento e ainda hoje penso que é apenas um pesadelo
Lembro-me com saudade dos anos que trabalhamos juntas, parece que foi ontem...Jamais vou esquecer a pessoa maravilhosa que foste e a excelente enfermeira sempre pronta a ajudar, carinhosa com os utentes, responsável e cumpridora da responsabilidades atribuídas, mostrando um sorriso mesmo quando o teu coração estava triste por motivos pessoais
Obrigada por me teres dado o teu ombro quando eu precisei que me ouvisses, quando eu precisava desabafar. A verdade é que sempre fomos boas confidentes
Foste um exemplo na nossa profissão, exemplo que devia ser seguido por alguns dos nossos colegas, porque ser enfermeiro è mais do que usar farda branca e ter um cartão de identificação ao peito
Foi um privilégio ter te conhecido e sempre vou lembrar só os momentos de alegria e gargalhada que tivemos .As tristezas vão com o teu corpo sem vida e certamente o teu espírito esta junto a Deus
Até sempre
Ana França

Nota pessoal:

Olá, enfermeira Ana França!
Creio que não nos conhecemos. De início, ao começar a ler o seu comentário, ainda pensei que a Ana pudesse ser uma das muitas enfermeiras da Madeira/Açores  - com quem trabalhei a partir de 1965, nos Dispensários Materno-Infantís do Instituto Maternal. Lembro-me de uma enfermeira de apelido França...

As palavras tão belas e tão cheias de significado, que aqui dirigiu á  nossa colega  Nivalda, tocaram-me profundamente. Fizeram-me regressar muitos anos atrás...e reviver uma vida profissional tão cheia, tão completa, que me deu tanta alegria e tanta realização profissional e como pessoa! Na verdade, a Ana diz muito bem: "porque ser enfermeiro é mais do que usar farda branca e ter um cartão de identificação ao peito."

Obrigada, Ana, ainda bem que deixou aqui este comentário.
Um grande abraço

Seja muito, muito feliz!

1 comentário:

Maria disse...

Brava classe profissional e vocacional.

Parabéns, também eu homenageio aqueles que são mais que uma farda ou um nome.

Deus abençoe o vosso trabalho.