sábado, 15 de junho de 2013

Cadela salva duas crianças mas perde o focinho


 A cadela Kubang - Fonte da imagem - http://www.jn.pt
«Kabang, uma cadela de apenas um ano, salvou duas primas, de 11 e três anos, de serem atropeladas por um motociclo numa rua da cidade filipina de Zamboanga, mas perdeu parte do focinho, conta o  Inquier News.
O caso ocorreu no dia 14 de Dezembro mas só agora ganhou projecção mediática. As duas primas, Dina Bunggal e Princess Diansing, atravessavam uma rua no momento em que um motociclo circulava na sua direcção.
Antevendo o perigo, Kabang lançou-se na frente do motociclo, evitando que as meninas fossem atingidas. Nem as duas primas, nem o motociclista ficaram feridos, mas a cadela ficou com a parte superior do focinho completamente desfeita.
“Pensei que alguém tivesse atirado a cadela contra  o motociclo propositadamente, mas não vi ninguém que o pudesse ter feito”, contou, ao Inquier News, Jovito Urpiano, que assistiu ao acidente.
Ruddy Bunggal, pai de Dina, referiu que nada puderam fazer para salvar o focinho de Kabang, a não ser soltá-lo de debaixo da roda. Assim que se viu livre, a cadela correu o mais depressa que pôde e esteve desaparecida durante duas semanas.
Quando finalmente regressou a casa, estava muito diferente. Mas a sua família humana não se importou. “Não importa se agora ela parece feia. O importante é que ela salvou as nossas crianças e nunca lhe poderemos agradecer isso”, sublinhou Ruddy Bunggal.
O médico veterinário Anton Lim, da Fundação Tzu Chi, explicou que o acto de Kabang foi uma forma de agradecer à família Bunggal, que a acolheu há cerca de um ano, quando tinha meses de idade».
 (20/02/2012)  http://www.jn.pt

«A história de Kabang percorreu todo o mundo e foi alvo de diversas campanhas nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, onde várias pessoas contribuíram para ajudar a pagar a operação e o tratamento do animal. Ao todo foram arrecados 27 mil dólares (20 mil 420 euros, aproximadamente).
Após oito meses de tratamento nos Estados Unidos da América, a cadela regressou às Filipinas e foi recebida por uma multidão de pessoas no aeroporto de Manila, como uma heroína.

"É a primeira vez na história das Filipinas que vimos tanto apoio a um cão", contou Ed Undson veterinário de Kabang, citado pela BBC.
Anton Lim, também veterinário, que acompanhou a cadela aos EUA, conta que foram recebidas doações de 45 países. "Ela salvou duas vidas, portanto o mundo uniu-se para salvar a dela", sublinha o veterinário».
   (09/06/2013) ( http://www.jn.pt)


1 comentário:

Maria disse...

Também acompanhei esta notícia que muito me comoveu.
Grande valentia, bem merece apoio e carinho.

Bom fim-de-semana.