terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Música - a Preciosa Linguagem Universal

 
O violinista David Garret . Fonte da imagemes.paperblog.com


As nossas palavras têm música, expressa pelo sotaque; as aves têm música pelos cânticos que entoam; o vento tem música pela sua corrente; as árvores e as plantas  têm música pelo seu movimento e crescimento; Enfim, tudo tem música na criação de Deus.
A música é conhecida como uma linguagem universal. Todos a entendem, desde as crianças aos mais crescidos e adultos, plantas e os próprios animais.


    A Orquestra Filarmónica Real - de Londres - tocando para uma plateia de mais de cem espécies de plantas.


Recentemente, num periódico, lia-se que um agricultor fez experiências  com os seus produtos. Um dado agricultor experimentou colocar uns auscultadores com música clássica e suave numa das suas cabaças, duas horas diárias. Os efeitos resultaram num desenvolvimento bem mais considerado que as demais  e com as quais teve bastante sucesso.
Um outro agricultor, este criador de gado, fez uma experiência similar com animais - vacas leiteiras. A música suave utilizada exerceu um efeito tal nos animais  que aquelas passaram a dar  uma quantidade substancialmente mais elevada que o normal.
Na área social a música também tem produzido grandes efeitos. Aristóteles, filósofo grego, disse que  "a música  é a mais moral de todas  as artes". O homem é muito e facilmente impressionado e influenciável pela música. Ela movimente milhares e milhões de pessoas e, o mundo da música, envolve hoje, avultadas somas de dinheiro.
Um determinado semanário, ṕublicou o seguinte:

 "Por quê as crianças necessitam de música?    (1) Porque é a linguagem mais antiga do mundo; (2)   Porque a música acalma os nervos dos pais; (3)   Porque a música consola mais que palavras;   (4)   Porque transmite sentimentos;   (5)  Porque lhes proporciona equilíbrio;  (6) Porque é um estímulo para qualquer aprendiz;  (7) Porque cantar une a família.
De facto, a música está inerente a todo o universo.

  Vitor  Paço

O Novo Cântico

No Livro - Preciosidades da nossa Fé

4 comentários:

Lilasesazuis disse...

Viviana, é verdade...

A música alegra e vivifica!!

A música sempre esteve presente em meus dias...dos hinos da igreja ao rock...

Gosto de muitos gêneros.

Quando meu blog está sem música, entristeço!!

Nos tempos em que eu trabalhava, as aulas eram com música...meus pequenos aprendiam a ouvir...a trabalhar nos afazeres escolares com música...

Querida, tenha um lindo dia cheio da música da Paz!

beijinhos,

Lígia e turminha:))

Rosa disse...

Olá Viviana.

Espero que esteja a aproveitar este lindo dia de primavera.
Concordo plenamente com este post.
Com poucas palavras digo, a musica é vida.


"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição".
Aristóteles

Viviana, tenha um bonito resto de tarde.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Lígia

A música, a poesia e a natureza, são parte de mim!

Quantas vezes coloco um CD enquanto estou por aqui por casa e, quando dou por mim...as lágrimas caem-me dos olhos...
Não é trizteza, não é nostalgia, não é saudade, é algo tão belo, tão profundo e tão intenso...que eu nem sei explicar.

Um beijo amiga
Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Olha quem fala!
Música é consigo, minha amiga!
E com o seu Helder!

Um dia...ainda verei essa realidae!

Assim o espero.

Aproveitei o dia de ontem...Passámos o dia percorrendo a serra de Sintra e a bela Vila..

Gil, Zé, Jorge e eu.

Excelente.

Hoje estou a cuidar do meu tesouro: a Clara.

O pai deve estar a chegar para a levar.

Beijos para os quatro dessa linda família
Viviana