terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Vale a pena viver?" Um poema de Graciete Pio

Crianças  em contacto com a natureza - Mira - Sintra - Foto de Viviana


Vale a pena viver?
(Perguntáste alheado)
num mundo de traição,
de perfídia e pecado?

Vale a pena viver
Quando a desilusão
Quase arranca do peito,
Rasgado, um coração?
Quando pela vaidade
as mulheres prevaricam
E o amor e o dever
Já nada significam?
Se os homens são mentira
E fazem do poder
Castigo de inocentes,
Vale a pena viver?

................................

Vale, sim, meu amigo,
Deixa-me convidar-te
A meditar comigo:
Estende o teu olhar,
Comtempla, este torrão
Talvez nem sempre lindo
Mas que te dá o pão...
Olha a nascente clara
Que esta campina irriga
E cuja água fresca
A sede te mitiga...
Chega-te á beira-mar
E sente o abraço seu;
Poderás tu contar
As estrelas do céu?
Se fosse a enumerar
Não mais acabaria:
As crianças, as flores,
A música e a poesia...
És moço, tens saúde,
Da vida és aprendiz,
Que te falta  p'ra a seres
Totalmente feliz?
Vale a pena viver
A vida em seu recato;
Diz obrigado a Deus
E não sejas ingrato!

(Graciete Pio - no livro - Perfume do céu)

             A ranquilidade da Ribeira das Jardas - Foto de Viviana

8 comentários:

dilita disse...

Olá Viviana querida.

Que lindo, que lindo!!!
Nunca aplico a palavra "adorei", mas se fosse brasileira era o que diria, acerca desta poesia tão bela,e tão verdadeira.Apetece ler e reler muitas vezes,e guardá-la,
para não a esquecer nunca.
Beijinho, e boa semana.
Dília

Lilá(s) disse...

É lindo de se ver sem dúvida, pena a maioria dos pais, levar as crianças para o centro comercial ao fim de semana, em vez de os ensinarem a gostar do campo.
Bjs

Viviana disse...

Querida Dilita
Interessante...

Eu também não uso a palavra "adorei" para significar que gostei muito. Por a simples razão de que como cristã reconhcer que somente Deus deve ser adorado.

Tenho a benção de me ter sentado na minha infânciae juventude, ao lado da Graciete Pio, nos bancos da Igreja Baptista de Leiria.

Somos amigas e irmãs na fé.
Os poemas dela são na verdade, muito tocantes e muito verdadeiros.

Um grandeabraço

Viviana

Viviana disse...

Olá,Lilá(s)

É na verdade como diz.
Os jovens e as crianças de hoje perderam ou estão a perder a ligação á terra e á natureza.
Que pena!

Quem dera que assim não fosse.

Um abraço
Viviana

manuela pacheco disse...

Viviana,
Bom dia, é lindo este poema.
Mais uma vez me surpreendeu e fez feliz.
Um abraço,
Manuela

esperança disse...

Bom dia maninha querida, que tudo esteja bem contigo e com os teus queridos. Comigo e com os meus, com a graça do Senhor, tudo a 100%.
Linda foto de crianças, gosto muito de ver crianças, para mim, é mesmo imprescindível vê-las para um viver alegre e saudável: Basta ver crianças (o futuro) toda a Natureza e o que ela encerra, ter uma côdea de pão, e uma panela de boa sopa, para viver como tão bem aconselha a poetiza Graciete Pio, no seu encantador poema.

Tem, tenhamos todos, um super dia, vendo e apreciando o imenso bem que Deus continuamente nos dá, e fechando os olhos da alma, a todo o mal.

Rosa disse...

E hoje tenho motivos de sobra para dizer:
Obrigado meu Deus.

Por toda a natureza, pelos amigos e familiares...
Pelo sol e a chuva,nuvens e arco íris, lágrimas e cantigas e por mais este ano de vida.

Abraços

Viviana disse...

Querida Rosa

Li nas entre-linhas...

A minha amiga passou ontem o seu aniversário?

Como é que eu não sabia!?

Logo já falamos.

Parabéns! Por essa vida preciosa e tão linda!

Na verdade, amiga, temos tanto, tanto, para agradecer!
O Senhor tem sido extremamente bondoso e amoroso para connosco.

Até logo
Um beijo
Viviana