sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Completou ontem 90 anos o Dr. Adriano Moreira - Uma das maiores referências nacionais

                                          O Dr. Adriano Moreira.

Recordo-me deste nome e deste Homem desde o tempo do antigo regime -  do Dr. Oliveira Salazar. Nessa altura eu não estava muito atenta ou muito interessada na política que se fazia, por circunstâncias várias. No entanto de Adriano Moreira eu lembro-me bem. Da sua figura e da sua voz.

Lembro-me dele  a seguir ao "25 de Abril", quando integrava o C.D.S  - Centro Democrático Social - partido onde foi líder e onde ainda hoje pertence.

Tenho por ele um enorme respeito e uma grande consideração.
Considero-o um homem bom, honesto, solidário, sempre preocupado com a Doutrina Social da Igreja Católica, da qual faz parte e, olhando-o sob o ponto de vista dos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo,  considero-o um bom e exemplar cristão.
Como seria bom para a Pátria e para o povo português se abundassem em Portugal homens cristãos desta estirpe!
Ontem, emocionei-me, não podendo conter as lágrimas, com a sua postura e o seu testemunho na entrevista que deu á jornalista Fátima Campos Ferreira na R.T. P.
Tanta humildade num homem tão grande...é comovente.

Relatando um episódio ocorrido com o então Primeiro Ministro de Portugal - Marcelo Caetano, num encontro público, Marcelo Caetano estendeu-lhe a mão para o cumprimentar  e Adriano Moreira não o cumprimentou. Com tristeza, reconhece que fez mal, rematando este episódio com esta frase verdadeiramente extraordinária: "UM CRISTÃO NÃ FAZ ISTO".

Como Ministro do Ultramar, fez grandes reformas nesses países africanos de expressão portuguesa, sendo uma delas considerada muito importante: A Revogação do Estatuto do Indigenato.

Nesta entrevista, que sugiro que todos vejam, o Dr. Adriano Moreira assume totalmente a responsabilidade de tudo o que fez e de tudo que deveria ter feito e não fez. Ora isto, num tempo em que ninguém assume os seus actos é extremanente importante e significativo.

Á pergunta: Como gostaria de ser lembrado? Responde simplesmente: "Como académico que fui".
Ainda: Como gostaria que os seus filhos o lembrassem?  Respondeu: "Com o mesmo amor que eu tenho por eles".

Acerca da sua vida  disse: "Nós só temos uma vida e  as nossas vidas são todas diferentes mas todas muito importantes. Importa saber vivê-las e aproveitá-las.

Eu já admirava e respeitava este Homem Grande, porém agora, depois desta entrevista fiquei a conhecê-lo e a admirá-lo e respeitá-lo muito mais.

PARABÉNS, Dr. ADRIANO MOREIRA POR OS SEUS 90 ANOS DE VIDA E, TAMBÈM POR A FORMA COMO VIVEU A SUA VIDA.
MUITO OBRIGADO POR TUDO O QUE FEZ, POR O SEU EXEMPLO E POR O LEGADO QUE NOS DEIXA.

DESEJO QUE ESTEJA CONOSCO MUITOS MAIS ANOS.

Nota:

Se quiser saber mais sobre o Dr. Adriano Moreira leia aqui.





Sem comentários: