segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A bela e preciosa Bíblia que chegou pelo correio


                              
                                          Clique em cima para ampliar e ver melhor

Faz hoje uma semana, o "carteiro" tocou e subiu ao terceiro piso para entregar á porta...uma encomenda muito especial. Quando olhei o remetente os meus olhos  e o meu rosto iluminaram-se de alegria!
Ela, a minha querida e  muito antiga amiga Palmira, com quem trabalhei no Instituto Maternal há  mais de quarenta anos...e que há muito, muito tempo não via, e a quem, através de uma antiga colega reencontrei...telefonou-me solicitando o meu endereço pois queria enviar-me um presente  para ela tão importante e valiososo, que era a velha e centenária Bíblia que herdara da sua mãe, publicada em 1911, da edição aprovada em 1842 pela raínha Dª Maria II com a consulta do Patriarca Arcebispo eleito de Lisboa.
É uma tradução do Padre António Pereira de Figueiredo.

Tem a seguinte dedicatória  escrita por a minha amiga Palmira:

"Esta Bíblia era da minha querida mãe, que nasceu em 1896 e faleceu em 1986.
Ficou comigo até hoje, dia em que a vou oferecer á minha grande amiga Viviana Regueiras com um beijo de despedida até quando Deus quiser".

Assinado, Palmira, 6/9/2012.

Disse-me pelo telefone que tinha urgência em fazê-la chegar a mim, pois tem 86 anos e queria muito que a Bíblia ficasse em boas mãos.

Comoveu-me e enterneceu-me esta atitude da minha querida amiga Palmira.
Irei estimá-la, preservá-la, valorizá-la e passá-la-ei ao meu filho mais velho quando eu partir, pois sei que ela ficará em boas mãos. Já falei com ele sobre isso e ele está disponível para a receber.

O Jorge esteve hoje a cuidar da lombada que estava solta pois tem todo o aspecto de ter sido muito manuseada. Que bom!
Fiz nela, hoje demanhã, a minha leitura matinal, e para já está na minha mesinha de cabeceira junto da minha Bíblia velhinha que leio há cinquenta anos.
Amanhã, na festa de aniversário dos 9 anos do neto Nuno, irei levá-la e mostrá-la a toda a família. Quero que todos, "do menor ao maior" a possam ter nas mãos e olhá-la e admirá-la para  aprenderem a amar e a valorizar este velho tesouro precioso que me chegou pelo correio.
Obrigado, muito obrigado, minha querida amiga Palmira por este significativo presente.
Um beijo

8 comentários:

Lilasesazuis disse...

Viviana, lendo seu relato, eu até chorei.

Que consideração sem tamanho tem sua amiga por ti!!

Ah, que tesouro essa amizade de anos!!

E, sei que sua família há de amar e respeitar tão lindo presente!!!

Abençoadas sejam vocês!!!

Tenha uma linda semana, beijinhos

Lígia e turminha ✿ღ(ˆ◡ˆ)ღ✿

manuela pacheco disse...

Viviane
Como é lindo tudo o que a senhora escreve.Quase consegue que estejamos ai ao seu lado, vendo e sentindo o mesmo que a amiga. Um abraço
Manuela

Maria disse...

Olha que coisa mais linda!
Essa é uma verdadeira riqueza, porque é a Palavra de Deus, mas também pela carga histórica.
Fiquei encantada com este relato.
Shalom!

Rosa disse...

É deveras enternecedora a estima que a D.Palmira tem pelo Livro Sagrado.
É agora uma "boa" grande responsabilidade para a Viviana.


" Livro de minha alma aqui o tenho: é a Bíblia. Não o encerro na biblioteca, entre os de estudo, conservo-o sempre à minha cabeceira, à mão. É dele que tiro o pão para a minha fome de consolo, é dele que tiro a luz nas trevas das minhas agonias.

( Coelho Neto )


Quem dera que assim fosse, importante para todos nós.

Viviana, mesmo chuvosa desejo que tenha uma linda tarde.
Abraços.

Viviana disse...

Querida Ligia

Olá, amiga!

Comoveram-me as suas palavras.

Mas são a realidade!

Acontecem-me coisas lindas...sei que é o dedinho de Deus.

Beijos, amiga
viviana

Viviana disse...

Querida Manuela:

Olá, amiga!

Tinha saudades...

Obrigada por as suas palavras tão carinhosas.

Ai de mim!

Mas...pela graça de Deus...sou o que sou.

Continuo orando.

Beijos
viviana

Viviana disse...

Querida comadre e amiga Mimi:

Veja...a bondade do Senhor para comigo...

Quem pensaria há quarenta anos atrás...que isto ia acontecer?

Beijos para todos

Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa:

Linda vindimadeira!

É assim.
Quando é o Senhor que guia e orienta as nossas vidas as coisas mais lindas e menos esperadas acontecem.

Gostei muito do pensamento que deixou.

É isso...esta preciosidade não vai ficar no pó da biblioteca, não.

Que tudo esteja a correr bem

Beijos para essa família linda
viviana