quarta-feira, 11 de julho de 2012

Uma atitude nobre e justa para com uma mulher grande e exemplar - Drª Maria José Nogueira Pinto

                                     A inesquecível  e saudosa Drª Maria  José Nogueira Pinto

Maria José Nogueira Pinto dá nome a unidade de saúde

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) inaugurou, na manhã desta terça-feira, a sua primeira unidade para cuidados continuados e paliativos, na Aldeia de Juso, em Cascais. A Unidade Maria José Nogueira Pinto, baptizada com o nome da ex-provedora da instituição que faleceu há um ano, dispõe de 42 quartos, com 73 camas e que implicou um investimento de mais de nove milhões de euros.

Na cerimónia solene marcaram presença Jaime Nogueira Pinto, marido de Maria José Nogueira Pinto, e a filha Maria Teresa, Pedro Santana Lopes, provedor da SCML e Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais.
Santana Lopes realçou a capacidade de sonhar e a pressa em realizar projectos de Maria José Nogueira Pinto, bem como importância de servir um país que é marcado por uma população envelhecida. “As pessoas irão receber cuidados mas sobretudo irão ser tratadas com humanidade, com carinho, afecto e esperança”, disse.
Já Jaime Nogueira Pinto destacou o sentido de justiça, a lealdade perante a sociedade e a generosidade que caracterizavam a mulher. “A Zezinha praticava essa virtude que é a caridade por gosto e dedicação. O trabalho de provedora foi um dos cargos que mais lhe agradou e esta unidade faz todo o sentido”, referiu.

Nota :

A Drª Maria José Nogueira Pinto era uma cristã convicta, cuja vida era regida pelos valores do Evangelho.
A a sua maneira de estar na vida,  a sua noção de justiça, a sua caridade e amor cristãos, a sua entrega total ás responsabilidades que abraçava, a sua serenidade  perante a doença, que a "tirou" mais cedo do meio de nós, (cancro)  a sua aceitação do sofrimento e o facto de ter-se mantido de pé e trabalhado até ás ultimas forças, fizeram desta mulher uma referência, um exemplo, que  me inspira e me comove.

Soube, pela comunicação social, anteontem, que a origem deste importante e tão necessário Centro de Cuidados Continuados e Paleativos,  foi um sonho seu e uma decisão sua, quando era Provedora da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, salvo o erro em 2004, quando "a sorte grande" da lotaria  de Natal, que é propriedade desta casa, nesse ano, não saiu a ninguém, ficou com a Santa Casa. Então a Provedora decidiu que esses milhões seriam usados para construir um Centro de Cuidados Continuados e Paleativos  para os mais pobres e desfavorecidos de Lisboa. Organizou  as coisas e foi agora o Provedor Dr. Pedro Santana Lopes que meteu mãos á obra e concretizou o sonho daquela linda e doce mulher.
Obrigada, Maria José, obrigada por o seu exemplo.

Sem comentários: