sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O magestoso Sobreiro de Nelas


O Sobreiro ( Quercus Suber L) de Nelas - Viseu

Este sobreiro situa-se na Rua Dr. Eurico Amaral, precisamente á saída de Nelas em direcção a Coimbra.

Sobre ele, diz Pedro Nuno Teixeira Santos, no blogue:
ttp://sombra-verde.blogspot.com

"É um Sobreiro magnífico que impressiona sobretudo pela dimensão da sua copa cerrada Trata-se de um dos melhores exemplares desta espécie localizado no meio urbano que conheço no nosso país.

É uma árvore ornamental lindíssima, com um porte excepcional e ainda não corrompido pelas habituais podas desajustadas, tão comuns nas nossas urbes. Sem sombra de dúvida, que é um exemplar a necessitar de uma urgente classificação como árvore de interesse público.

Quem disse que as árvores autóctones não dão excelentes árvores de sombra para as nossas cidades? Se duvidam, da próxima vez que passarem por Nelas, experimentem a frescura que se sente sob a copa deste imenso chaparro".

Sobreiro - A Árvore de todos nós

Desde o passado dia 22 de dezembro que o quercus suber, mais conhecido como sobreiro, foi classificado símbolo de Portugal, como o hino “A Portuguesa” ou a bandeira nacional, tornando­- ‑se a Árvore Nacional de Portugal.



O Sobreiro - Pintura do Rei D. Carlos (1905)
Amplie para ver melhor

O sobreiro em Portugal é protegido por lei desde 2001, sendo proibido cortá-los ou abatê-los.
Há anos que corre num tribunal um processo em que alguém, "poderoso?" ...mandou abater mais de duas mil destas extraordinárias árvores que além de belas produzem a cortiça, que é uma das maiores exportações portuguesas.
Produzem ainda a bolota um importante alimento para os suínos.

Ontem á noite, tendo acabado de publicar o post sobre o Sobreiro de Nelas, fui surpreendida por uma notícia na televisão, onde era anunciado que no passado mês de Dezembro, foram abatidos clandestinamente, cerca de 400 sobreiros, na zona de Foros de Salvaterra - Salvaterra de Magos.

Segundo o comunicado da Quercus, o dono da propriedade queria instalar um pivot de rega, mas não fez nenhum pedido de autorização ao abate das árvores, nem para alteração da morfologia do terreno.

A associação ambientalista exige agora a “interdição de alteração do uso do solo” pelo período de 25 anos, como prevê a lei, e ainda “um inventário geográfico rigoroso deste corte ilegal de sobreiros”.


Corta o coração olhar estas imagens ...

Muitas destas árvores eram centenárias.
..

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

O inicio do post é deveras "majestoso" o final é arrepiante, perante a insensatez do homem que se julga dono e senhor da natureza, que o fez feliz e bom, mas que mercê da ganancia se tornou miserável.



"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."
( Monteiro Lobato )

Viviana, tenha uma boa noite, e bom fim de semana.
beijos

Viviana disse...

Querida Rosa

Repete-se a triste realidade.

Gostei muito deste belo pensamento que aqui deixou.

Tão verdadeiro!...

Um grande abraço
viviana