sábado, 7 de janeiro de 2012

Chamavam-nos maçónicos!


Casa de Oração da Igreja Baptista de Leiria.

A palavra que mais ouvi hoje nos noticiários televisivos foi a palavra Maçonaria. Desde manhã até agora - quase meia-noite - não se tem falado de outra coisa.

E isto por causa de um relatório sobre um complicado caso que mete espiões dos Serviços Secretos Portugueses que estariam ligados por sua vez á Maçonaria que terão favorecido uma empresa de comunicação social, através da passagem de informações secretas.

Creio que a maioria dos portugueses não tem a mínima ideia do que é a Maçonaria, dado tratar-se de uma organização secreta, embora esta palavra não lhes seja estranha.

A mim, diz-me muito! Eu era criança quando a ouvi de uma forma continuada e regular; eu, os meus irmãos, os meus pais e os meus primos. Todos nós nos familiarizámos bem cedo com esta palavra, que até certo ponto nos marcou para toda a vida.

Eu explico:

No lugar onde vivíamos, na "Estação de Leiria", nós éramos os únicos Cristãos Evangélicos Baptistas. A quase totalidade das pessoas era católica, e como nós não éramos, achavam-nos muito estranhos e começaram a chamar-nos "maçónicos". Para eles nós éramos maçónicos mesmo. Quando nos viam passar a caminho da Casa de Oração, ouvia-mos: "Lá vão os maçónicos".
Naturalmente, haveria concerteza "alguèm" que incentivava as pessoas a tratar-nos assim. Creio que elas não conheceriam esta organização secreta
O meu pai devia saber...nós crianças não fazíamos a mais pequena ideia do que nos estavam a chamar.

Hoje, creio saber "alguma coisa" sobre a maçonaria; e sabendo, não consigo entender porque razão sendo nós cristãos evangélicos, como tantos por esse mundo fora, éramos conotados e confundidos com a maçonaria.

Hoje, sorrio ao pensar nisto, porém na altura não era nada fácil. Essa foi apenas uma das muitas situações difíceis que tive que enfrentar por ser uma crente evangélica baptista. Até na minha ficha pessoal na Escola de Enfermagem onde estudei, ficou registado: "É protestante".

4 comentários:

Maria disse...

Olá amiga,
desconhecia este episódio, mas é bem o retrato dos tempos em que, para além da mais ou menos subtil perseguição aos "protestantes", a ignorância era a bandeira do povo.

Lamentavelmente, hoje, quando há liberdade para "ser", passamos despercebidos. Será que nos falta o fervor maçónico ou a reclusão da liberdade?

É muito bom podermos transmitir estes testemunhos.
Beijos.

carmen disse...

Vivi:

A maçonaria é uma ordem secreta, onde seus membros teem uma iniciação e códigos secretos. O pior é que não aceitam a Jesus como Salvador nem em Deus como Criador. São ligados à sociedade Rozacruz, ao misticismo, à Nova Era e afins...

Não dá para conciliar o verdadeiro cristianismo e maçonaria, visto que os maçons não creem em pontos cruciais escritas na Bíblia, a palavra de Deus.

Não sei como faziam esta confusão e os reputavam como maçons, pois a Igreja Batista não aceita a maçonaria, e a Igreja Presbiteriana tam bém não... Por isto surgiu a Igreja Presbiteriana Independente, que aceitava a maçonaria.

Enfim, como disse a Maria, obra da ignorância que reinava na época, que o nosso inimigo aproveitava, para os perseguir de uma forma errônea, mas veemente.

Eu, hein?!?!?!

Viviana disse...

Querida Mimi

É verdade, amiga.

Tudo mudou...

Não há testemunho como o daqueles tempos!

Enfrentávamos tudo!

E hoje? Nem se dá por a diferença...muitas vezes.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Carmen

Nesse tempo a Igreja Católica era contra a Maçonaria.

Os Maçons tratam-se por irmãos e nós tambem...Seria por isso?

Não sei.

Um beijo

viviana