quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desculpem - me a falta de modéstia...


A amiga Isabel, menina

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011
AMIZADE

Sobre as lágrimas da saudade
escrevi um nome,
uma palavra,
AMIZADE
Feita de Amor

Mistério
Ingenuidade
Zelo
Afetos
Dedicação
Emoções


Uma palavra
que me inspira
que me sorri, me abraça
uma palavra simples,
é só tu quereres
é só eu querer
muitas vezes mais forte
que o próprio Amor
é uma palavra que sai
do amigo, da amiga
e depois é exercê-la
junto aos outros
praticá-la todos os dias
com força, e não a
deixar nunca cair
pelos caminhos
tortuosos da vida
será ela um pilar,
uma força inexplicável
que não nos deixa ceder
e à qual nos podemos
sempre agarrar.

Isabel Cabral

Dedicado a uma pessoa muito especial, a Viviana,(OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO), que encontrei aqui na blogosfera e que ao longo destes anos, ultimamente com muitas pausas nunca deixou de estar presente e que me disse algumas
das palavras mais belas que me foram proferidas alguma vez ._____________"OBRIGADA
VIVIANA PELA PALAVRA AMIZADE, TER ESTADO SEMPRE PRESENTE
(http://bc-beblogspotcom.blogspot.com/)

Nota: De coração, obrigada querida amiga.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Portugal "exporta" Médicos especialistas e Enfermeiros


Médicos. Fonte da Imagem:dezinteressante.com


A enfermeira. Fonte da imagem. http://www.mdb.pt/noticia/233

Há cerca de duas semanas, chegaram a Portugal reprezentantes dos Serviços de Saúde de vários países do mundo, a fim de "importar" os nossos melhores médicos especialistas, formados na área da Cardiologia e Ortopedia, e os nossos Enfermeiros. De salientar, que a formação e preparação dos nossos Enfermeiros, é considerada das melhores do mundo.Qualquer país deseja ter enfermeiros portugueses a trabalhar nos seus Hospitais, e na verdade, eles estão um pouco por todo o lado. Países como a Suiça, a Alemanha, Canadá,Inglaterra e Estados Unidos.
Ouvindo na altura, vários médicos que foram entrevistados pela comunicação social, apercebi-me que estes excelentes profisionais prefeririam trabalhar no seu país, não tendo que emigrar, porém referiram que as condições oferecidas por Portugal, são pouco atraentes e incertas, estando o seu futuro como especialistas comprometido uma vez que o Ministério da Saúde "acabou"" com as Carreiras Médicas, tal como as tiveram os seus formadores. Uma médica Ortopedista disse: "Nós somos bons, porque fomos formados por médicos de uma carreira que já "acabou". Gente muitíssimo bem preparada.
Este pobre país vai de mal a pior. Quanto dinheiro foi gasto pelo estado - que é como quem diz: pelo povo, desde que um médico se sentou na "carteira da primária", até á obtenção do grau de Médico Cardiologista!? Quanto dinheiro!
E, gora, depois desta despesa toda, num país com poucos recursos, pobre! Estes excelentes profissionais vão "enriquecer"... países que não gastaram "um tostão" sequer... na formação deles.
É por estas, e por outras, muito parecidas com esta, que não vamos a lado nenhum. Andamos para trás.
Será que algum dia teremos a benção de ter políticos á altura de uma Nação Grande, como o é Portugal, que governem bem, que façam do País o que ele merece ser? Não perdi a esperança. Aguardo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Uma vez mais... A Violência Doméstica


Fonte da imagem: APAV

O aterrador tema da violência doméstica está aí em foco mais uma vez. A APAV (Associação para Apoio á Vitima), lembrou o assunto no passado dia 25 de Novembro, e lançou uma Campanha contra a violência doméstica que está a passar na Televisão.
De Janeiro de 2011 até agora, já foram mortas em Portugal pelos seus companheiros, 23 mulheres. SÓ onze homens foram presos.

Ouvi no dia 25 vários comentadores dizerem:

"Foram pessoas que se apaixonaram, que tiveram filhos juntos, que construiram uma vida, e que depois, matam as suas companheiras e destroem ao mesmo tempo a vida dos seus filhos para sempre."

Também ouvi dar um conselho ás mulheres que estão a ser maltradas:
Nunca gritem: Socorro! Nenhum vizinho virá acudir.
Gritem antes: "Fogo!" E os vizinhos virão correndo ajudar.
Lanço aqui um apelo para que todos nós façamos alguma coisa, pelo menos DENUNCIEMOS...as situações que conhecemos para que algum dia, não muito distante, este terror da violência doméstica possa ter um fim.

Pode ler-se no texto publicado pela APAV no passado dia 25 no seu site:

“Em 2010 31.679* mulheres caíram e bateram com a cara no lavatório em 3 locais diferentes.”

“Em 2010 31.679* mulheres tropeçaram e bateram em cheio na maçaneta da porta.”

“Em 2010 3.701* crianças caíram das escadas várias vezes seguidas.”

domingo, 27 de novembro de 2011

Porque hoje é Domingo (180)


Capela de S. Pedro - Arganil (arredores)

«E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.

Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.

E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.

Também teve sete filhos e três filhas.

E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.»

(Livro de Jó cap. 42:10 a 16)

sábado, 26 de novembro de 2011

Ainda, e sempre, o AMOR


Fonte da kmagem: http://retratacoesdavida.blogspot.com

»Por entre a melancolia e os trabalhos da existência, sentir subitamente a convicção avassaladora de que o nosso destino tem de ser entrelaçado noutro; não há alegria sem a alegria dela nem tristeza senão quando ela a sente; que o seu suspiro de amor, o seu sorriso de ternura são doravante toda a ventura; e que a vaidade e a ambição se desvanecem, as antigas esperanças, velhos laços, ideias, opiniões: violar por ela todos os códigos sociais, é assim quem ama, assim é o amor.»
(Benjamin Disraeli - 1804 - 1881)
In Henrietta Temple
No Grande Livro do amor

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O "rei mamom"



Era eu bastante pequenita quando soube que existia o dinheiro, e nos meus setenta anos de vida sempre ouvi falar de dinheiro, porém nunca como nos dias de hoje, momento histórico da humanidade em que é "mamom", rei dinheiro, que governa o mundo em geral e a Europa e a América do Norte em particular.
A confusão, a incerteza e o medo, estão instalados e os países um a um, vão como que perdendo a sua própria soberania, subjugados aos bancos e ás agencias de rating, por se terem endividado até mais não, estando á beira do desespero, sem saber como resistir, "tirando couro e cabelo" ao povo, causando situações alarmantes de carência, sofrimento e pobreza. Para já não falar da "morte da esperança" que a cada dia que passa cavalga a trote e a galope.

Confesso que não suporto mais acordar, lidar deitar e...levantar... a ouvir falar em dinheiro ou na falta dele. Que loucura! Neste momento da história do mundo é verdadeiramente o "rei mamom" que reina e governa.

Por causa disto, e por já não suportar mais...tenho-me lembrado e meditado nas palavras que aprendi desde pequenina na Bíblia Sagrada, palavras de sabedoria válidas para todos os tempos e para todas as civilizações, as quais foram escritas para orientação dos homens, de modo que quando conhecidas, tidas em conta e praticadas, resultariam em bem para todos os povos e todas as nações.
Porém, quem é que quer saber dessas palavras? Quem é que lhes presta atenção ou pensa nelas?

Passo a citar algumas:

«Amontoei para mim prata, e ouro, e joias dos reis da terra, engrandeci-me e aumentei mais do que todos que houve antes de mim, em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria, nem privei o meu coração da alegria alguma; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que nenhum proveito havia debaixo do sol."» (Livro do Eclesiástes 2:8)

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões mimam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
(Ev. de S. Mateus 6:19 a 21)

"Os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muita concupiscência loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e na ruína. (I Ep. de S, Paulo a Timoteo cap. 6:9)

"Porque o amor ao dinheiro é a raíz de toda a espécie de males".
I E. de S. Paulo a Timóteo 6:10)

"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom".
Ev. de S. Mateu cap. 6: 24)

"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna."
(I Ep. de S. Paulo a Timóteo 6:17)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Uma verdade insofismável


Andorinhas chilreando
Fonte da imagem: http://www.luso-poemas.net/


«CONSIDERA, Ó HOMEM, A DIGNIDADE
A QUE DEUS TE ELEVA.
ELE TE CRIOU, DANDO UM CORPO
Á IMAGEM DE SEU AMADO FILHO
E UM ESPÍRITO
Á SUA PRÓPRIA SEMELHANÇA.
E NO ENTANTO, AS CRIATUIRAS
QUE HÀ DEBAIXO DO CÉU,
CADA UMA A SEU MODO,
SERVEM, RECONHECEM
E OBEDECEM AO CRIADOR
MELHOR QUE TU.»

(S. FRANCISCO DE ASSIS)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Swatch deixa a Madeira


Relógios Swatch

A Swatch, a maior empresa mundial de comércio de relógios, vai deixar de estar presente na Madeira, através de duas participadas, cuja responsabiidade era a gestão de negócios e comércio geral do Grupo na Europa.
Dando razão á tradição a confirmação do abandono de mais uma empresa na Zona Franca da Madeira, funcionou com o pragmatismo de um relógio suiço. Ou seja, no tempo e na hora que a empresa entendeu. O "Diário" (Diário de Notícias da Madeira) contactou os escritórios da empresa situados na sala 316 do Edifício Oudinout e a responsável máxima remeteu-nos para a sede na Suíça.
Após vários contactos via e-mail nos últimos dias, obtivemos a confirmação de que a empresa vai ser deslocalizada para a Suíça e parte dos trabalhadores, seis ou sete de um total de doze, terá a oportunidade de voltar á base. A justificação para esta saída é o pragmatismo dos negócios.
Melhor dizendo, o facto de estas duas operações denominadas "The Swatch Group (Europa) - Unidade Unipessoal, S.A. Funchal" e "The Swatch Group (Europa II) retail, Sociedade Unipessoal, S. A., Funchal", deixarem de ser eficazes e produtivos.
O "Grupo Swatch Europa foi fundado em 1994 como uma plataforma central para a Europa, com o objectivo de centralizar várias funções e para simplificar e unificar os documentos de exportação na região Europeia", explica a Directora Susana Bengelsdorff, após as respostas recebidas do gabinete de Relações Públicas da Empresa na Suíça. "A moeda Euro não existia antes de 1999 e era difícil lidar com a volatilidade das moedas europeias naquela éçoca. O swatch Group Europa ( do Funchal) ajudou a tratar de negócios com países europeus onde temos muitos clientes".
Ao que parece, esta saída nada tem a ver com as indefinições quanto ao futuro, do Centro Internacional de Negócios, sobretudo no que toca á extenção dos "plafonds" dos benefícios fiscais ás empresas cá sediadas, que termina em finais de 2013, para a maioria delas. A partir daí, basicamente, as empresas passam a pagar os mesmos impostos que as outras empresas na Madeira. Na versão da Swatch a explicação está nas circunstâncias (o Euro, por exemplo) que mudaram.
Assim sem mais, "as operações realizadas na Madeira podem passar a ser tratadas de uma maneira mais simples, na sede Swatch Group na Suíça".
O referido pragmatismo evidencia-se na resposta: "O Grupo Swatch está sempre a verificar as suas estruturas com vista a lidar melhor com os mercados e as operações. Este é apenas mais um passo no âmbito das operações regulares de negócios da Swatch", afirma.
Numa resposta posterior, e face á insistência no que toca á perda de postos de trabalho, a resposta da mesma forma clara e sintética: "Cerca de uma dúzia de funcionários trabalham na Swatch Group Europa na Madeira. Foi-lhes oferecido um emprego na Swatch Group Ltd. na Suíça. Mais de metade do pessoal vai aproveitar esta oportunidade de trabalhar na Suíça". Pelo relatório e contas de 2010 do grupo suíço, as duas Empresas na Madeira reprezentavam um investimento em capital social de 24,14 milhões de Euros (a empresa da área de distribuição) e 100.000 Euros a do retalho". De realçar ainda que a marca de relógios e bijuterias, tem uma loja de venda ao público no CC Madeira Shopping, cujo futuro e dos funcionários não é conhecido.

(Diário de Notícias da Madeira - 17 de Novembro de 2011)

Nota:
Só para dizer que a Directora destas Empresas na Madeira é a Susana Bengelsdorff, uma grande mulher, minha linda sobrinha e filha da "maninha Esperança".

terça-feira, 22 de novembro de 2011

E pronto! O esquema já começou a funcionar...



Há um português, contra quem há "provas imaculadas" da morte de uma cidadã portuguesa no Brasil,e contra quem pende um processo em Portugal no caso chamado BPN, tendo sido preso no passado dia 17 de Novembro, por diversos crimes de fraude fiscal, falsificação de documentos, burla e tráfico de infuências.Tem para com o banco uma dívida de mais de quarenta milhões de euros.
O que é espantoso, é que ao segundo dia de prisão preventiva, o seu advogado apresentou um recurso...que irá, como é habitual na justiça dos ricos em Portugal, "de recurso em recurso" até a absolvição final, por prescrição do proceso.
O esquema está montado... e será eficaz, para conseguir o objectivo .
Em Portugal, as prisões estão lotadas e mais que lotadas de "POBRES".
Os ricos prevaricadores escapam todos...e com este "senhor" não será diferente.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A gente ouve... e a gente aplaude


A Presidente Brasileira Dilma Roussef

Dilma Roussef cria Comissão da Verdade

A Comissão vai escrever a história do regime militar de 1964 a 1985.
A lei que acaba com o sigilo eterno entrou em vigor nesta sexta-feira (18).

«A presidente Dilma Rousseff criou nesta sexta-feira (18), oficialmente, a Comissão da Verdade, que vai escrever a história do regime militar de 1964 a 1985.

Vinte e seis anos depois do fim da ditadura militar, o Brasil decidiu tirar da gaveta os segredos do passado. A lei que acaba com o chamado sigilo eterno entrou em vigor nesta sexta-feira (18). Documentos oficiais só poderão ficar guardados por até 50 anos.

“O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil”, diz a presidente da República, Dilma Rousseff.

Diante de ex-companheiras de cela da época da ditadura militar, a presidente também sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade.

Sete indicados por ela vão investigar o que aconteceu entre 1946 e 1988, poderão receber informações de qualquer cidadão e até pedir perícias. Só no período da ditadura militar, pelo menos 475 pessoas desaparecem ou foram mortas pelo regime.

A expectativa é de que a Comissão da Verdade consiga esclarecer episódios de violações dos direitos humanos e até localizar restos mortais. A Comissão terá dois anos para fazer esse trabalho.

Mas a Comissão não poderá punir torturadores. A lei de anistia proíbe. Fato que mereceu críticas da alta comissária dos direitos humanos da Onu. Num comunicado, Navi Pillay defendeu a revogação da lei.

A ministra da secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, rebateu. “Nenhum país começou a sua jornada por responsabilizações penais. Primeiro tiveram mecanismos de resgate, de uma narrativa histórica. Neste momento, para o Brasil, estamos amplamente satisfeitos”.
(Jornal da Globo - 20/11/2011)

domingo, 20 de novembro de 2011

Porque hoje é Domingo (179)


Igreja de Petajavesi - Finlândia.

«Quem nos poderá separar do amor de Cristo? O sofrimento, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, os perigos, a morte? Como diz a Sagrada Escritura:
Por causa de ti estamos expostos á morte todos os dias.
Tratam-nos como ovelhas para o matadouro.
Mas em tudo isto nós saímos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Com efeito, eu tenho a certeza de que não há nada que nos possa separar do amor de Deus:
Nem a morte nem a vida;
nem os anjos nem outras forças ou poderes espirituais:
nem o presente nem o futuro:
nem as forças do alto nem as do abismo.
Não há nada nem ninguém
que nos possa separar do amor
que Deus deu a conhecer
por nosso Senhor Jesus Cristo.
(Ep. de S. Paulo aos Romanos cap. 8:35 a 39)

sábado, 19 de novembro de 2011

Um sério aviso...


António Saraiva - Presidente da CIP.

"OS GOVERNANTES PERDERAM A VERGONHA; É NATURAL QUE OS GOVERNADOS PERCAM O RESPEITO."

"Se não se fizerem correcções, corremos o risco de a sociedade como um todo entrar em graves convulsões sociais."

Extracto de uma entrevista dada por António Saraiva, presidente da CIP (Confederação da Indústria Portuguesa) ao jornalista José Gomes Ferreira, na SIC.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pontes de Portugal (4)


Uma linda ponte pedonal sobre o Rio Liz, em Leiria.
Passei nela outro dia.
Clique em cima para ampliar e ver melhor.


Gosto das pontes.
Para além da sua beleza, que aprecio e me toca, elas são importantes porque têm a função de unir, de juntar. Unir e juntar o que está desunido.
Eu não gosto da desunião. Ela perturba-me e incomoda-me.
Por isso, eu gosto muito das pontes e quero muito "ser construtora" de pontes.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A colheita da Pera Abacate


Uma linda pera abacate na árvore.


Eis as peras abacates.

Entre as várias árvores que estão á volta da casa da aldeia em Maceira - Pero Pinheiro, há um abacateiro, que creio ter sido plantado pela minha mãe que aproveitava as sementes dos frutos que gostava colocando-os na terra. Pois bem, a árvore cresceu e já ultrapassou o telhado da casa, sendo necessário proceder ao corte de vários galhos que, com o vento, batiam nas telhas e levantavám-nas.
Já há vários anos que ela dá fruto; começou por dar alguns e cada ano foi dando mais de modo que este ano produziu bastante. Talvez, porque foi colocada "terra nova", no canteiro onde ela está, diante da casa.
É uma árvore bonita com farta folhagem verde-escura quando desenvolvidas, mas quando nascem são de um verde-claro em tons avermelhados. Está agora assim...ainda com frutos e já nascem folhas novas.
Não era para as colher já, queria deixá-las mais uma ou duas semanas para crescerem mais um pouco, mas veio um vento tão forte a semana passada que quando lá chegámos o chão estava coberto delas, muitas "magoadas" com a força da queda no mármore do chão.Daí, decidimos colhê-las, embora ficassem ainda bastantes na parte mais alta.
É uma alegria quando se colhe alguma coisa que se semeou e que se cuidou com tanto carinho. Como eram muitas tenho estado a destribuí-las por alguns familiares que as apreciam e por alguns amigos. As que mais gosto tive em dar foram para um amigo aqui de Mira-Sintra, que é de S.Tomé e Principe, onde são abundantes estes frutos. Ele plantou uma árvore de Pera abacate no seu quintal, que vejo daqui da minha janela, uma árvore grande, bonita, mas que nunca produziu qualquer fruto, o que lhe causa, naturalmente, grande desgosto. Na verdade há anos que passo debaixo dela e nunca vi uma flor ou um fruto...não sei porquê.
Ele disse-me que é uma árvore "macho". Não entendo suficientemente de arboricultura para perceber o fenómeno. Quando eu lhe disse que tinha uma árvore na aldeia que dava frutos...ele pediu-me que lhe desse alguns quando os colhesse. E dei. Imaginem a minha alegria quando lhe bati á porta com um lindo cestinho - que também lhe ofereci - cheio de lindas peras abacates. O seu sorriso, a sua alegria e o seu "obrigado", encheram-me de felicidade.
Ainda tenho algumas para oferecer mas terei que o fazer rápido porque de um dia para o outro elas estão a amadurecer e depois de maduras não duram muito. Penso, daqui a pouco, ir levar algumas ao Dr. Mascarenhas, meu amigo e vizinho do rés- do - chão, que me disse nunca as ter provado.
Deixo aqui uma receita muito "simplezinha" que já experimentei e gostei, caso sejam "fãs" da pera abacate.
Ah! na próxima semana vamos colher os maracujás - tomate, lá do pátio, que estão madurinhos e a árvore carregadinha. Aí, vamos fazer doce

Uma receita de pera abacate

Ingredientes: 1 pêra-abacate, 2 colheres de sopa de açúcar, 3 colheres de sobremesa de vinho do porto, canela em pó q.b. (Medidas só para uma pessoa)

Preparação: Descasca-se a pêra abacate, corta-se aos bocados e coloca-se na picadora. Deita-se lá para dentro o açúcar e o vinho do porto. Deixa-se picar bem, porque o abacate é uma fruta amarga e se não ficar bem desfeito não sabe tão bem. Depois deita-se numa tigela e cobre-se com a canela.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Descobri Wilhelm Amber - Pintor


Fonte da imagem: http://www.liveinternet.ru/users
Amplie para ver melhor.

Descobri há dias, casualmente, o pintor alemão Wilhelm Amber e logo fiquei "presa" á sua arte.Ela é caracterizada pela harmonia das cores, intensidade de sentimentos e encanto poético. Nasceu em Berlim em 1822 e faleceu em 1899.
Partilho hoje, aqui, uma das suas obras, que por tanto dela gostar...a coloquei como imagem de fundo no meu computador, e agora, sempre que "entro", regalo-me com tanta harmonia e beleza.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Caminho Estreito - Pedro Homem de Mello


Fonte da Imagem: http://santospassos.blogspot.com

Caminho, caminho estreito
Leva-me depressa ao monte!
Trago segredos comigo
Não sei se os conte ou não conte...

Trago tristezas comigo;
Não sei se as hei-de guardar...
Leva-me depressa ao monte
Caminho que vens do mar!

Caminho que vens da bruma
Leva-me depressa ao monte!
Segredos do pensamento
Não sei se os conte ou não conte...

Leva-me depressa ao monte
Caminho que vens do mar!
Trago segredos no peito...
A quem os hei-de contar?

(Pedro Homem de Mello)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ah! grande Pedro!




Aí vão eles

Decorreu ontem a 37ª Meia Maratona da Nazaré - a mais antiga de todas em Portugal - tendo nela participado o meu filho Pedro, que desde bem jovem é assíduo nestas competições.
No meio de chuva intensa, vento forte, relâmpagos e trovoada, o Pedro aos 44 anos aguentou-se nos 21 kilometros, em boa forma e conseguiu o seu melhor tempo de sempre. Não foi por acaso, ele teve a disciplina e o cuidado de com tempo se preparar para o evento.
Pude notar o seu contentamento pelo feito conseguido, no timbre da sua voz quando á noite me deu a notícia pelo telefone.
Claro que como mãe me sinto "orgulhosa" do feito do filho mais velho.
PARABÉNS, Pedro! Continua! Vai em frente.

domingo, 13 de novembro de 2011

Porque hoje é Domingo (178)


«Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos Deuses a ti cantarei louvores.
Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade , e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.
No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentáste com força a minha alma.
Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, quando ouvirem as palavras da tua boca.
(Livro dos Salmos cap. 138)

sábado, 12 de novembro de 2011

Dá que pensar...


«Depois de ler o evangelho pela primeira vez, um monge dos tempos antigos
afirmou:»

"OU ESTAS PALAVRAS NÃO SÃO O EVANGELHO, OU NÃO SOMOS CRISTÃOS".

No livro - Fé inútil - de Jim Elliff (p. 3)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Um passeio á chuva


É preciso gostar... As fotos são do Gil.

Tão linda a Urze florida...em Novembro.Amplie.

Os toros cortados.

Quando eu afirmo que gosto da chuva, é mesmo verdade!
Na passada terça-feira fomos desafiados pelo Zé a ir dar um passeio pela Serra da Carregueira, aqui bem perto, a um local descoberto pelo Gil na carta militar, na net - Alto do Suímo - para nós os quatro, totalmente desconhecido e de acesso complicado, onde ele pretendia fotografar uma antena de rádio pertencente ao Quartel da Carregueira.
O dia amanheceu cerrado de nevoeiro e com uma chuva miudinha persistente.
Quando o convite foi feito, sorrimos uns para os outros, pois tínhamos a ideia de que ninguém certamente trocaria o conforto do lar por uma "molha" certa, mas aceitámos o desafio e lá nos preparámos com os impermeáveis e os guarda-chuvas. Metemo-nos no velho Punto azul e partimos para o desconhecido, rindo e cantando, como é nosso hábito nos passeios de carro que damos.Tivemos que deixar o carro cá em baixo e, toca de subir a serrra, eu, claro, muito devagarinho...ás vezes empurrada pelo Zé. Descobrimos lugares mágicos, com uma enorme variedade de flora. Carvalhos enormes, medronheiros carregados de fruto, pinheiros, enormes fetos reais, urzes floridas e uma vasta diversidade de arbustos.O caminho de terra batida com grandes pedras de basalto, reluzentes de tão lavadinhas pela chuva, blocos de argila multicor a espreitar do chão, tudo preservado e nada poluído, uma verdadeira maravilha da natureza. Nã há casas nem terrenos cultivados e não vimos uma única pessoa por ali.
Fomos andando, andando em frente, sempre no meio do nevoeiro e do total silêncio, regadinhos pela chuva.
Decidimos fechar os guarda-chuvas e "apanhar" no rosto e no cabelo aquelas minúsculas gotas caídas do céu. Já há muito que não usufruia deste prazer...deixar-me molhar...e, ao passar a mão na cara ou na cabeça tocar a frescura e a leveza daquela água limpinha.
Fomos, e viemos contentes. Lá bem alto da serra, elevei o pensamento e os olhos ao céu, agradecida por aqueles momentos bonitos que Deus nos proporcionou.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Frases que ficam...


A Beatriz com o pai, o meu filho Pedro.

"A CASA DA AVÓ È UM PARAÍSO."

Palavras da neta Beatriz (12 anos) para mim, aqui em casa, no sábado passado.
Gostei de ouvir.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ao mês de Novembro


Fonte da imagem:
http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com/

"Estes primeiros dias de Novembro
que tingem de vermelho as folhas das trepadeiras,
como uma mancha de sangue, intensa, abrupta,
sobre um escudo. O resto é ouro, duma ponta á outra,
e podeis expô-lo, no tapete de musgo
tecido pelos duendes e enfeitado pelas fadas,"
( R. Browning)
No livro - A Alegria de viver com a Natureza -
Diário de Edith Holden

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pedido de Oração


Uma vez mais, venho pedir aos amigos que acreditam no poder da oração, para intercederem junto do Deus - de Amor, pela saúde da Lidia, esposa do Pastor Herlânder Felizardo, que se encontra internada ho Hospital de Viseu, com uma situação clínica grave e muito complicada. Só o Senhor poderá fazer um milagre.
A Lidia é uma minha antiga companheira dos bancos da Igreja Baptista de Leiria e da Classe das jovens . Tenho por ela um especial carinho.
O Senhor recomenda-nos que oremos uns por os outros...e que oremos sem cessar.
Agradeço de coração o vosso empenho nesta situação.
Obrigada.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A arte de usar as Três Peneiras


Do blogue do meu amigo, Pastor Jorge Figeiredo - http://prjorgefigueiredo.blogspot.com/ - trouxe este interessante texto a fim de o partilhar aqui com os amigos:

As Três Peneiras de Sócrates (o filósofo)

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

o texto de filipenses 4:8, nos fala de tudo que é verdadeiro ,honesto, justo ,puro, amável, de boa fama, nisto pensai. Amados isso é as três peneiras. Use e você evitará grandes problemas para sua vida.

Como pouparemos magoas se aplicarmos esses princípios

domingo, 6 de novembro de 2011

Porque hoje é Domingo (177)


Capelinha romântica em Guimarâes
Fonte da imagem: http://passearemportugal.blogspot.com/


«Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos como dos vivos. Mas tu, porque julgas teu irmão? ou tu, também, porque desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito:
Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim.
E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escandalo ao irmão.»
(Ep. de S. Paulo aos Romanos cap. 14:7 a 12)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

É tempo de celebrar...

... os cinco anos deste belo e maravilhoso "Ao Toque do Amor", da minha linda e doce amiga Sandra - http://aotoquedoamor.blogspot.com/ -


A Sandra

Amiga querida:

Quanto eu estou grata ao Senhor de nós as duas...por nos ter feito "encontrar"!

O seu blogue, amiga, é como um jardim regado, onde o perfume das flores e a beleza do seu espírito nos tocam e enchem de alegria.
Obrigada por tudo! Obrigada por tanto carinho e amizade para comigo e para com tantos!
PARABÉNS!

Que Deus a dirija e lhe conceda bençãos sem fim, dos céus.

São da Sandra estas palavras:

"Aos 29/10/2006,
O Senhor tocou o meu coração e conforme a Sua vontade,
deixei que Sua voz me guiasse e então, nasceu o
Ao Toque do Amor
Com o objetivo... de que através deste blog,
você pudesse ouvir também a voz de Jesus, e se apaixonar por Ele " .


Duas gentís ofertas da Sandra para mim.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Todos os dias um filho bate no pai ou na mãe"


Fonte da imagem: http://solicitador-solicitadoria.blogspot.com

«Todos os dias, há um filho que bate na mãe ou no pai A maioria dos agressores são homens - entre os 25 e os 35 anos - e a maior parte das vítimas são mães com mais de 65 anos. Pontapés,murros, o agarrrar de um braço, ameaças verbais e ofensas são as agressões mais comuns. Mas há ainda muitas tentativas de extorsão de dinheiro que chegam aos gabinetes de apoio da Associação Portuguesa de Apoio á
Vítima (APAV).
A denúncia é da própria APAV, que apresenta hoje o resultado "Violência doméstica: filhos que agridem os pais. De 2004 a 2010". O documento, a que o DN teve acesso, denuncia que em 2010 foram registados 416 casos deste tipo de violência doméstica, face aos 299 registados em 2004. Ou seja, em seis anos estas denúncias aumentaram quase quarenta por cento, o que se deve a uma maior consciência das vítimas, mas também ao facto de este crime se ter tornado publico.
Manuel e Joaquina fazem parte destas estatísticas. Há uns meses, tiveram de fugir da casa que construíram durante anos por medo do filho, de 40 anos, que vivia com eles e que estava desempregado. "O problema em causa era alcoolismo e tudo começou com agressões físicas, mas depois a escalada de violência física começou." relata Maria de Oliveira, técnica da Associação Portuguesa de Apoio á Vítima, ao DN.
O casal de idosos acabou por recorrrer á associação mas pediu por tudo para que não fossse feita queixa á Polícia de Segurança Pública. Não por medo do filho, mas porque se achavam culpados da situação. "Porque estes pais sentem que falharam na educação que deram aos seus filhos."
Alcoolismo, desemprego dos filhos (que aumentam as necessidades económicas perante os pais) e também alguma dependência emocional dos pais perante os filhos são outras razões apontadas por este retrato da violência dentro da família.
A psicóloga Manuela Parente explica ao DN; "Estes filhos levaram enquanto não podiam levantar a mão, mas depois, quando podem levantá-la, sentem-se mais fortes e aqueles que batiam passam a ser as vítimas."
Maria Oloiveira subscreve esta tese: "É como se fossse uma vingança tardia dos filhos ." Se a criança foi habituada a ser educada com violência, provavelmente quando fica mais corpulenta e os pais mais frágeis passa a recorrer á violência para resolver os problemas com os pais". diz a médica.
Estes casos acontecem tanto em famílias disfuncionais como nas de nível sociocultural mais elevado." Se nunca houve regras e limites em casa e se o jovem sempre fez o que quis desde que nasceu até á idade da força, é natural que recorra á violência, até porque estamos perante uma geração de pais obedientes e mais submissos", concluíu a especialista.
António Pereira, da PSP (Polícia de Segurança pública), que lida diariamente com casos de violência doméstica, assume que quando tem inquéritos de filhos agressores "é sempre porque algum vizinho ou familiar fez queixa, mas nunca as vítimas", diz o comisssário. Segundo o mesmo documento, o ano em que se verificou um "pico" foi o de 2008, com 538 casos denunciados.»
In - Diário de Notícias -03/11/2011 - página 13

Nota:

Dicas para a prevenção e cura:

1 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dis na terra que o SENHOR teu Deus te dá.(Livro do Êxodo cap.20:12)

2 - Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele. (Livro de Provérbios cap. 22:6)

3 - Os filhos são a herança do Senhor, bem - aventurados os que enchem deles a sua aljava. (Livro dos Salmos cap. 127:3)

4 - Vós filhos sede obedientes aos vossos pais.
(Ep. de S. Paulo aos Efésios cap. 6:1)

5 - E vós pais não provoqueis a ira aos vossos filhos mas criai - os na disciplina e admoestação do Senhor. (Ep. de S. Paulo aos Efésios 6:4)

Posso testemunhar, que usei estas "dicas" - como filha e como mãe - e resultaram bem, muito bem, mesmo!
Recomendo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Reparta a sua alegria


Fonte da imagem: http://whatzup-naty.tumblr.com

"Hoje se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa o ar. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houver flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes, regá-las e aguardar a floração. Mas, verdadeiramente, a única fonte de felicidade está dentro de nós mesmos e deve ser repartida. Repartir as alegrias é como espalhar perfume sobre os outros. Sempre algumas gotas caem sobre nós. Quando partilhada, a alegria aumenta... Hoje não arrume desculpas. SEJA FELIZ!"

Nota:

Este texto lindo e inspirador, foi deixado "como comentário," há dois dias, neste blogue por a minha linda e doce amiga Ana do blogue - http://anamgs.blogspot.com/ -
Obrigada amiga.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

NÃO AO HALLOWEEN


Clique em cima para ver melhor

A minha neta Inês, de doze anos, ontem veio directamente do Colégio para minha casa para passar o feriado connosco. Mal entrou a porta, pousando a pesada mochila, com os livros, exclamou:
"Ai que alívio! Chegar a este lugar tranquilo e seguro!
Ó avó, foi tão assustador estar hoje na escola!
Todos a assustarem uns aos outros usando máscaras e "acessórios". Detestei."
A seguir dissse-me: "olha avó, vou buscar aqui uma coisa que tu vais gostar de ver."
Voltou, trazendo um pequeno cartaz, elaborado por uma pessoa da sua igreja, com um texto contra o Halloween, que eu gostei de ler, pois nunca concordei que em Portugal se adopte uma tradição de cariz anglo-saxónico que não nos diz nada e não tem absolutamente nada a ver connnsoco; ainda por cima abordando temas que são anti-cristãos e que vão contra os ensinamentos de Jesus.