terça-feira, 29 de novembro de 2011

Portugal "exporta" Médicos especialistas e Enfermeiros


Médicos. Fonte da Imagem:dezinteressante.com


A enfermeira. Fonte da imagem. http://www.mdb.pt/noticia/233

Há cerca de duas semanas, chegaram a Portugal reprezentantes dos Serviços de Saúde de vários países do mundo, a fim de "importar" os nossos melhores médicos especialistas, formados na área da Cardiologia e Ortopedia, e os nossos Enfermeiros. De salientar, que a formação e preparação dos nossos Enfermeiros, é considerada das melhores do mundo.Qualquer país deseja ter enfermeiros portugueses a trabalhar nos seus Hospitais, e na verdade, eles estão um pouco por todo o lado. Países como a Suiça, a Alemanha, Canadá,Inglaterra e Estados Unidos.
Ouvindo na altura, vários médicos que foram entrevistados pela comunicação social, apercebi-me que estes excelentes profisionais prefeririam trabalhar no seu país, não tendo que emigrar, porém referiram que as condições oferecidas por Portugal, são pouco atraentes e incertas, estando o seu futuro como especialistas comprometido uma vez que o Ministério da Saúde "acabou"" com as Carreiras Médicas, tal como as tiveram os seus formadores. Uma médica Ortopedista disse: "Nós somos bons, porque fomos formados por médicos de uma carreira que já "acabou". Gente muitíssimo bem preparada.
Este pobre país vai de mal a pior. Quanto dinheiro foi gasto pelo estado - que é como quem diz: pelo povo, desde que um médico se sentou na "carteira da primária", até á obtenção do grau de Médico Cardiologista!? Quanto dinheiro!
E, gora, depois desta despesa toda, num país com poucos recursos, pobre! Estes excelentes profissionais vão "enriquecer"... países que não gastaram "um tostão" sequer... na formação deles.
É por estas, e por outras, muito parecidas com esta, que não vamos a lado nenhum. Andamos para trás.
Será que algum dia teremos a benção de ter políticos á altura de uma Nação Grande, como o é Portugal, que governem bem, que façam do País o que ele merece ser? Não perdi a esperança. Aguardo.

2 comentários:

BC disse...

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011
AMIZADE


Sobre as lágrimas da saudade
escrevi um nome,
uma palavra,
AMIZADE
Feita de Amor

Mistério
Ingenuidade
Zelo
Afetos
Dedicação
Emoções


Uma palavra
que me inspira
que me sorri, me abraça
uma palavra simples,
é só tu quereres
é só eu querer
muitas vezes mais forte
que o próprio Amor
é uma palavra que sai
do amigo, da amiga
e depois é exercê-la
junto aos outros
praticá-la todos os dias
com força, e não a
deixar nunca cair
pelos caminhos
tortuosos da vida
será ela um pilar,
uma força inexplicável
que não nos deixa ceder
e à qual nos podemos
sempre agarrar.

Isabel Cabral

Dedicado a uma pessoa muito especial, a Viviana,(OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO), que encontrei aqui na blogosfera e que ao longo destes anos, ultimamente com muitas pausas nunca deixou de estar presente e que me disse algumas
das palavras mais belas que me foram proferidas alguma vez ._____________"OBRIGADA


VIVIANA PELA PALAVRA AMIZADE, TER ESTADO SEMPRE PRESENTE."

Viviana disse...

Obrigada querida Isabel.

Fico sem palavras perante tanto carinho e tamanha amizade.

Um beijo

viviana