segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prémio Champalimaud: projecto garantiu visão a mais de 120 milhões de pessoas


Fonte da imagem: http://www.rcmpharma.com/

Não posso deixar de publicar aqui, neste espaço, mais um feito notável e importantíssimo do Centro de Investigação Champalimaud em Belém, Lisboa.

«Mais de 120 milhões de pessoas em África conseguem ver devido à associação que sexta-feira recebeu em Lisboa a quinta edição do Prémio António Champalimaud de Visão, avança a agência Lusa.

Com o valor de um milhão de euros – o maior a nível mundial relacionado com questões de saúde oftálmica –, o galardão foi entregue ao Programa Africano de Controlo da Oncocercose (APOC), uma doença provocada pela picada de uma mosca que leva à cegueira absoluta.

O projecto da APOC sobre a “cegueira dos rios”, pelo facto de afectar as populações que vivem nas zonas ribeirinhas, desenvolve-se em 19 países do continente africano, entre os quais Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, disse a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

Para prevenir a doença basta tomar uma única dose do único medicamento existente para o efeito, trabalho que a APOC desenvolve junto das populações de mais de 120 mil povoados dos diferentes países, na esmagadora maioria habitados por pessoas pobres e negligenciadas, como frisou.

Ao todo, foi anunciado na cerimónia, a organização com sede no Burkina Faso já distribuiu mais de mil milhões de doses do medicamento.

A cerimónia, realizada em Lisboa, foi presidida pelo chefe de Estado português, Cavaco Silva, e contou com a presença, na mesa de honra, do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Na sua intervenção, Leonor Beleza disse pretender que o prémio seja visto com um gesto de solidariedade de todos os portugueses para com os projectos que distingue.»

(RCM)

pharma

Caso deseje, poderá encontrar mais informação sobre o Centro de Investigação Champalimaud e o seu fundador aqui.

2 comentários:

carmen disse...

Bom quando vemos algo bom acontecendo!!!

bjs

Viviana disse...

É mesmo querida Carmen...

Este homem...que foi muito maltratado a seguir á Revolução de Abril, por a esquerda portuguesa...foi um grande e sábio homem... O seu legado é grandioso!
Estou-lhe muito grata e admio-o muito.

Beijos
viviana