sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Eu! - de Fernanda de Castro


Imagem- http://criz-motherofthebride.blogspot.com)

O homem de génio diz: eu sou.
O poderoso afirma: eu posso.
O rico diz: eu tenho.
E o ambicioso: eu quero.
Eu! Eu! Eu!
E afinal
esses que vivem sós,
completamente sós,
quanto dariam para como tu,
ou como eu,
dizerem simplesmente: nós

(Fernanda de Castro, in «39 Poemas», 1942)

Encontrei este poema no blogue da amiga Fernanda
- http://nanda-fernandarocmsncom.blogspot.com/ - e não resisti a partilhá-lo aqui com os amigos.

2 comentários:

Rosa disse...

Viviana, mas que interessante (pequeno) poema.
E o que averiguamos, com alguma tristeza, é que é muito actual.
Os génios, poderosos, ricos e ambiciosos e tantos mais... vivem cada vez mais isolados, cada vez mais a olhar para o umbigo, a verem apenas e só o seu "eu"
E as noticias vão-nos dando conta disso mesmo.
Li algures (feliz o homem que carregado de dons e grandeza, se dobra para o outro como árvore generosa e humilde)

Viviana, tenha um bom fim de semana.
beijos

Viviana disse...

Olá Rosa

É verdade, amiga.

Estas palavras desta poetisa portuguesa são mesmo muito sábias.

E,repare, sendo escritas há tanto tempo...estão actualíssimas.

Um abraço

viviana



"(feliz o homem que carregado de dons e grandeza, se dobra para o outro como árvore generosa e humilde)"