sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apresentando a minha Mira - Sintra


Um aspecto do Parque.
Clique em cima para ver melhor.


Topo norte do Bairro


O bosque junto á Ribeira


A velha ponte sobre a Ribeira


O que vejo da minha janela


A Ribeira das Jardas


O parque infantil.


Vista da minha janrela á noite


A Serra de Sintra vista ao longe

Apresento-vos hoje, o lugar onde vivo há trinta e cinco anos:

A minha querida Mira - Sintra.

O projecto de construção desta zona habitacional é um esmerado trabalho do grande Arquitecto Português - Ribeiro Teles.
Todas as habitações recebem abundante luz solar e os espaços entre os prédios é considerável. Abundam as zonas verdes e a Junta de Freguesia de Mira-Sintra, bem como a Câmara Municipal de Sintra, manifestam grande cuidado na manutenção das zonsas verdes e jardins, bem como a implementação de várias infra-estruturas, tais como o Centro de Dia, o Parque Urbano e a Casa da Cultura.
Uma das muitas coisas que me prendem e fazem gostar muito de aqui viver, é a limpeza; não se vê um papel no chão. Tudo impecavelmente limpo. As pessoas têm um alto grau de civismo. Mesmo junto aos contentores do lixo - temos recipientes para os vário tipos de lixo, incluindo pilhas, óleo usado, roupas usadas para beneficiência, ect. ect. - mesmo aí, não se vê nem um pouco de lixo fora dios recipientes.
Posso dizer com toda a verdade que não conheço nenhum lugar tão limpo e cuidado como Mira-Sintra. Isso é muito, muito bom!

«Mira- Sintra é uma Freguesia portuguesa do concelho de Sintra. População: 6 106 habitantes. Foi recentemente desanexada da antiga freguesia de Agualva - Cacém.

Em termos populacionais e geográficos é a mais pequena das quatro freguesias que constituem a cidade de Agualva-Cacém. sendo a mais nórdica.

Em termos turísticos, situa-se entre a cidade de Lisboa e a Costa do Estoril, perto de dois grandes estabelecimentos de ensino, como é o caso da Universidade Católica Portuguesa, em São Marcos (Sintra), e do Instituto Superior Técnico, (Taguspark - Parque de Ciência e Tecnologia de Oeiras, Porto Salvo).

A freguesia foi nomeada "Mira Sintra", dada a sua localização geográfica, uma vez que é possível contemplar a bela vista da serra de Sintra. Mira Sintra é o resultado da expansão de um antigo bairro de área reduzida, chamado "Bairro de Mira Sintra", onde os terrenos eram propriedade do estado, nos extremos da antiga freguesia de Agualva-Cacém. Hoje em dia, já praticamente não existe, ou as suas construções foram completamente demolidas.

Mira Sintra fornece uma localização demasiado central na área da Grande Lisboa, estando apenas a 10 minutos de Lisboa, a 10 minutos das praias da Linha de Cascais, ou a 10 minutos da vila de Sintra. Constitui um dos terminais da Linha de Sintra (Mira Sintra-Meleças), sendo uma zona ampla, rodeada de espaços verdes, onde a cidade se mistura com o campo, podendo ver-se o Oceano Atlântico dos seus pontos mais altos. É uma freguesia recente e demasiado extensa para a construção de grandes vivendas, nomeadamente a metade do preço que se vê nas zonas da Linha de Cascais. Mira Sintra oferece uma vasta oferta de transportes, nomeadamente da rede "Vimeca/LT - Lisboa Transportes", quer no sentido Lisboa quer no sentido Oeiras quer para a zona urbana da própria cidade.

A estação de Mira Sintra-Meleças é deveras importante na rede REFER/CP, uma vez que inicia a Linha do Oeste.

Em termos sociais, a freguesia de Mira Sintra destaca-se das restantes da cidade, uma vez que é a que contempla menor criminalidade.»

(Wikipédia)

4 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Muito prazer!!!!
Eu conheci há muitos anos atrás, pode-se dizer. Agora vejo tudo bem diferente e muito lindo!
Vou ler com mais calma.
Agora passo para deixar-te um beijo europeu com muito carinho, porque regresso hoje, ao meu país de origem!
Fica com Deus!!!

Viviana disse...

Minha querida Marlene

Pensar que está aqui "perto"...neste outro continente tão distante do seu...

Engraçado! Sinto-me ainda mais unida e ligada a si.

Uma boa viagem de regresso ao seu Brasil.

É uma longa viagem.

Com Deus por companhia e...bem no fundo do coração, a viagem será boa .

Obrigada por tanto carinho e amor cristão.

Beijos

viviana

carmen disse...

Vivi:

Fiquei encantada com a sua cidade...

E com a sua descrição tão clara e empolgada...

Afinal, é sempre muito bom quando temos orgulho de onde vivemos!!!

bjs e boa semana para si e para os seus, querida amiga

Viviana disse...

Querida Carmen

É verdade, amiga.

Gosto muito de aqui viver.
Há aqui muita qualoidade de vida.

Um beijo

viviana