segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Encarando o futuro com confiança


Imagem -apenasoracao.blogspot.com

Acabámos de receber o novo ano de 2011.
As expectativas sobre o que ele será e trará, de um modo geral, não são brilhantes nem sequer animadoras; porém eu, pretendo enfrentá-lo e vivê-lo com esperança e confiança, repousando e descansando nas benditas promessas do meu amado Mestre, o Senhor Jesus Cristo.
Quero partilhar aqui uma meditação na Palavra, da autoria do estimado e querido Pastor Samuel Quimputo, lider da Igreja Baptista de Sete Rios em Lisboa.

“É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre” (Salmo 121: 4, 8)

«A incerteza e o medo são amigos bem chegados e andam sempre de mãos dadas. Cada um deles possui a tendência de destacar as potencialidades do outro, fazendo com que a pessoa que é dominada por eles, se torne, progressivamente, uma presa fácil e uma débil vítima das circunstâncias.
De um modo geral, uma pessoa dominada pela incerteza e pelo medo, transforma-se num instrumento de fácil manipulação, visto que a sua capacidade de tomar decisões fica profundamente reduzida, o seu equilíbrio emocional mais vulnerável e o seu poder de imaginação enfraquecido.
Todos nós já experimentámos, em algum momento da nossa vida, a influência da incerteza e do medo, e sabemos como esta “dupla sensação” nos tentou paralisar, eliminando qualquer faixa de luz que restava no nosso horizonte.
Olhando retrospectivamente para o ano que findou, podemos sentir um pouco de orgulho, visto que, para o bem ou para o mal, a História jamais nos negará o privilégio de sermos testemunhas vivas dos acontecimentos que tiveram lugar no ano 2010.
Esta análise a posteriori nós podemos fazer, sem dificuldades e sem grande exercício de imaginação. Basta-nos exercitar a nossa memória, para “reviver” o que aconteceu e o modo como afectou o nosso estado emocional e condicionou as nossas decisões.
Contudo, o mesmo não pode ser dito sobre o novo ano que agora se inicia. Esta é uma realidade ainda incógnita e incerta, capaz de confundir as previsões do mais eficiente analista.
Diante deste “quadro” de incertezas e de austeridade financeira que se avizinha, qual deve ser a postura daqueles que “vivem pela fé”? Onde encontrarão eles as forças necessárias, de modo a lutarem contra o domínio da incerteza e do medo?
A Palavra de Deus, através deste magnífico salmo “das escadas” ou “dos degraus”, cantado aquando da subida anual do povo de Israel (e de todos os adoradores de Jahweh) a Jerusalém, oferece-nos a resposta adequada.
Diante da incerteza do futuro, que não conhecemos nem podemos descrever ou controlar, a nossa confiança deve alicerçar-se naquele que é a fonte do nosso socorro; aquele que fez os céus e a terra e que é o Senhor do Universo.
A incerteza deve ser encarada com fé e com confiança, depositadas naquele que é o guarda e protector de Israel, em cuja presença o tempo é um eterno presente.
Só a confiança num Deus, que não pode ser surpreendido por nenhum acontecimento, pode capacitar-nos de modo a encararmos o futuro sem medo e com uma fé inabalável.
Que todos sejamos agentes activos, promotores do bem-estar social e colectivo, no nosso país e no mundo, olhando firmemente e com confiança para Aquele que tudo conhece e tudo pode, o Deus da nossa salvação.
Soli Deo Gloria!»
Pr. Samuel Quimputo
Boletim 110
Jan 2011

6 comentários:

Michele Pupo disse...

Que 2011 seja um ano abençoado, iluminado e doce, minha amiga!

Um abração!

José María Souza Costa disse...

Adorei
Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
Um abraço e fique com DEUS.

http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Rosa disse...

Com toda a confiança sigamos o caminho que nos leva ao futuro, ao sonho, e à acção.

Viviana,tenha uma boa noite
beijos de amizade.

Viviana disse...

Olá Michele

Obrigada, obrigada, amiguinha linda.

Também para si um ano feliz e muito abençoado

um beijo

viviana

Viviana disse...

Olá José

Também tenho um filho José .- tem 28 anos e vive comigo.

A sua visita foi uma agradável surpresa, creia.
Que bom que chegou aqui!

Agradeço as gentís e amáveis palavras aqui deixadas.

Já fui espreitar o seu bogue e gostei muito.

"Simplório"?
Qual quê?

Muito interessante.
E por algum bom motivo tem tantos seguidores...

Não comentei, mas penso voltar lá sempre que possa.

Um ano excelente para si.

Um abraço
viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

É isso amiga.

Com confiança e esperança...avancemos.

"Avançai por que não é aqui o vosso descanso."

Obrigada amiga querida por tão linda e bela amizade.

Bençãos dos céus sem fim, sobre vós

do caração

viviana