quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Hernâni Lopes - Um homem ao serviço de Portugal


Porfessor Dr. Hernâni Lopes

«Quando em 1983, Mário Soares o convidou para Ministro da Finanças do Governo do Bloco Central aceitou o desafio, porque colocou a Pátria acima da família.
Quando no verão de 1985, Soares lhe pediu para baixar os preços dos combustíveis devido ás eleições eleitorais que ocorreriam pouco depois, disse-lhe que não faria tal coisa por a situação orçamental ainda não estar consolidada.
No dia 28 de Março de 1985, por volta das três da manhã, saíu de uma sala do edifício Berlaymont da Comissão Eurpeia em Bruxelas, tendo ao seu lado o Ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Fernando Moran, para anunciar que as negociações da adesão de Portugal e Espanha á então Comunidade Económica Europeia estavam concluídas - tarefa que tinha conduzido entre 1979 e 1983 como Chefe da Missão de Portugal junto das Comunidades Europeias.
Logo nessa madrugada disse que o mais fácil estava feito - a partir daí é que iria começar o verdadeiro desafio para Portugal.
Professor "há uma eternidade", como diz na sua última entrevista á revista do Montepio, nunca perdeu esse jeito de explicar de forma ilustrada o que pretendia dizer.
Os textos que publicava na SaeR, empresa que fundou, são de uma enorme profundidade e previsão: Lutou denodadamente pela criação de uma élite nacional, que considerava decisiva para conduzir o Pais por bons caminhos.
O triângulo da Lusofonia Portugal- Brasil - Angola era, para ele o Santo Graal que nos poderá dar um papel no século XXI. E foi ele que apontou o cluster do mar como decisivo para o nosso futuro a par do aproveitamento de oportunidades no turismo, ambiente, serviços de valor acrescentado e cidades.
A par da sua intervenção pública, era um homem de uma enorme integridade, verticalidade e exigência - mas também de grande afabilidade. Quando há quatro anos descobriu que tinha um linfoma, deu uma notável entrevista ao jornalista Vergílio Azevedo, do Expresso, onde afirmava: "A doença foi a nível espiritual uma das maiores bençãos de Deus que tive na minha vida."
Definia-se como "um cidadão honesto que estuda e trabalha, um pai de família que ama Portugal." E tinha uma receita, com sete regras, para sermos melhores: estudar, estudar, estudar, trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar.
Ao contrário do que se diz, há pessoas insubstituíveis. Hernâni Lopes era uma delas. O país deve-lhe um enorme agradecimento por tudo o que fez por Portugal.
E eu agradeço-lhe o enorme privilégio de ter aprendido tanto consigo.»
Nicolau Santos
Jornal - O Expresso
04/12/2010
Nota: Hernâni Lopes faleceu no dia 2 de Dezembro de 2010.

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
Ainda há, um a um "como escrevia no post de ontem" homens que pelo seu belo testemunho e vivência nos vão marcando.

Viviana, tenha uma noite abençoada.
Beijos

Viviana disse...

Querida Rosa

É verdade, amiga.
Hoje, na viagem para a aldeia a minha irmã Teresa contou-me acerca deste senhor coisas belíssimas!

Um exempar testemunho de vida e de fé.

Homens como este, fazem muita falta.

Agradeço a Deus a sua vida e todo o seu exemplar viver.

Desejo-lhe uma boa noite

Um abraço

viviana