sexta-feira, 2 de abril de 2010

A crucificação de Jesus


Imagem retirada da net.


Quando se fez dia, reuniu-se o conselho doa anciãos do povo, chefes dos sacerdotes e doutores da lei e levaram Jesus á presença do tribunal judaico.

Levantaram-se todos e levaram Jesus a Pilatos.

Depois Pilatos enviou-o para Herodes.

Então Herodes juntamente com os seus soldados, tratou-o com desprezo. Mandou que o vestissem com um manto vistoso e enviou-o a Pilatos.E Pilatos entregou-o ao povo para que o povo fizesse dele o que quisesse.
Quando o levaram, obrigaram um homem de Cirene chamado Simão, que vinha do campo, a carregar a cruz de Jesus ás costas e a seguir atrás dele. Ia também uma grande muitidão em que se viam algumas mulheres que choravam e se lamentavam por causa dele. Jesus voltou-se e disse-lhes: »Mulheres de Jerusalém, não chorem por mim, chorem antes pelas vossas vidas e pelos vossos filhos. Há-de vir o tempo em que se dirá "Felizes as mulheres que não podem ter filhos, e que nunca os tiveram, e que nunca os amamentaram!" Nessa altura as pessoas começarão a dizer ás montanhas: "Caiam em cima de nós! E ás colinas"Escondam-nos! Pois se tratam desta maneira a árvore verde que será da que estiver seca?»
Também levavam dois criminosos para os matarem juntamente com Jesus. Chegaram ao lugar chamado caveira e ali o pregaram numa cruz, bem como aos dois criminosos. Um á sua direita e outro á sua esquerda. Jesus porém dizia:«Pai, perdoa-lhes, que não sabem o que fazem!» Eles dividiram entre si a roupa de Jesus, depois de terem deitado sortes. O povo olhava para aquilo tudo, enquanto as autoridades judaicas faziam troça dele e diziam:«Salvou os outros, que se salve a si mesmo, se é o messias a quem Deus escolheu! "Também os soldados escarneciam dele, aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre e diziam: «Salva-te a ti mesmo, se és o rei dos judeus» Por cima de Jesus estava um letreiro com estes dizeres: «Este é o rei dos Judeus»
Um dos criminosos crucificado insultava-o assim: «Então não és o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós!» Mas o outro o repreendia: «Não tens temor a Deus, tu que etás a sofrer a mesma condenação? Nós estamos aqui a pagar o justo castigo pelos actos que temos praticado, mas este não fez nada de mal» E pediu a Jesus: «Lembra-te de mim quando chegares ao teu reino» Jesus respondeu-lhe: «Podes ter a certeza que hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

Era quase meio-dia quando o sol deixou de brilhar e toda a terra ficou as escuras até ás três horas da tarde. A cortina do templo rasgou-se ao meio.Então Jesus deu um grande brado e disse « Pai, nas tuas mão mãos entrego o meu espírito» Mal acabou de pronunciar estas palavras, morreu. Ao ver isto, o oficial romano que ali estava deu glória a Deus exclamando:«Este homem era realmente justo! » As pessoas que lá se juntaram para presenciar o que acontecia, depois do que viram, voltaram para casa a bater no peito. Todos os que conheciam Jesus pessoalmente, incluindo as mulheres que o tinham acompanhado desde a Galileia, ficaram a uma certa distância a ver o que se pasava.
Havia um homem chamado José, da cidade de Arimateia, na região da Judeia, que era pessoa de bem, muito religioso, e esperava também a vinda do reino de Deus. Fazia parte do tribunal judaico, mas não tinha concordado com o que se fez.
Foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Depois tirou-o da cruz, envolveu-o num lençol e foi sepultá-lo num túmulo aberto na rocha, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Era sexta -feira e estava quase a começar o sábado.
As mulheres que tinham vindo com Jesus desde a Galileia, foram atrás de José. Viram o túmulo e como o corpo de Jesus lá foi sepultado. Quando voltaram para casa prepararam perfumes e unguentos para o corpo. Mas no sábado descansaram, como manda a lei.
(Ev.de S.Lucas cap.23:1; 6, 11, 25, 26 a 56)

9 comentários:

Anita disse...

Amigo é luz que não deixa a vida escurecer.

Viviana querida obrigado pela sua amizade.
Não podia deixar de passar aqui para mais uma vez lhe desejar uma santa e abençoada Páscoa.
Jesus vive e Ele habita nos corações daqueles que um dia o aceitaram como Senhor e Salvador.
A Ele toda a honra e glória para sempre.

Beijinhos doces.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Sara Leal disse...

Querida Avó,

Passei por aqui para ver o que escreveste sobre a Páscoa.
Queria-te desejar uma óptima Páscoa e um resto de dia excelente.

Bj
Sarita

Rosa disse...

"Jesus nossa Páscoa por nós se imolou, cantemos alegres que ressuscitou"...

Terminou a noite da "nossa" Vigília Pascal, podemos agora cantar de alegria...

Viviana, tenha uma noite abençoada.

Aleluia Aleluia.

Viviana disse...

Querida Anita

JESUS RESSUSCITOU!

ALELUIA!

VERDADEIRAMENTE, RESSUSCITOU!

Cantemos como nos sugere a querida Rosa:

"Jesus nossa Páscoa por nós se imolou, cantemos alegres que ressuscitou"..

Beijos

Viviana

Viviana disse...

SARITA

Minha neta querida

Alegra-te com a avó!

Tu sabes...

JESUS RESSUSCITOU!

ALELUIA!!

VERDADEIRAMENTE, RESSUSCITOU!

Beijos

avó viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Amiga do coração

JESUS RESSUSCITOU!

ALELUIA!

VEDADEIRAMENTE, ELE RESSUSCITOU!

Cantemos com alegria:

"Jesus nossa Páscoa por nós se imolou, cantemos alegres que ressuscitou"...

Durma bem...com a alma tranquila.

Beijos

Viviana

esperança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
esperança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
esperança disse...

Boa noite querida maninha.

Vim agora aqui ao teu cantinho, e fiquei encantada com todo quanto encontrei, obrigada minha irmãzinha por tão boa e proveitosa leitura...Fez-me bem ler estes textos Sagrados, é o alimento que necessitamos para que nos aconteça o que aconteceu ao bom ladrão que foi crucificado como Senhor que deu a sua vida sim mácula pelos meus, pelos nossos pecados.

Maninha, tinha tido cá a minha Maria, foi muito bom!!!... A Susana e o Miguel têm cá vendo tomar algumas refeições. Agora a casa está vazia, e eu já choraminguei, só de pensar que já vão 3ª-feira para a Madeira. Ai !! Que saudades !!!!..............

Já é tardíssimo, tenho que me deitar, pois amanhã é dia grande!!!...E bom !!!

Quero deixar votos de uma feliz e Santa Pascoa; que todos nós possamos viver um dia pleno de alegria pela primícia das Ressurreições," A DO SENHOR JESUS"

Beijos
Esperança